30 anos do SUS: desafio é construir sistema que atenda todo o país, diz futuro ministro

0

O deputado federal e futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), disse em entrevista exclusiva ao TopMídiaNews, que assumir o Ministério da Saúde é um ‘desafio geracional’. Mandetta assume a Saúde no momento que ela completa 30 anos desde que foi criada pela Constituição Federal de 1988.

“Nesse momento, muito me deixa desafiado em ser convidado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para comandar uma pasta que está construindo um sistema de saúde. A gente espera colaborar para que seja construído o sistema que a gente tem no nosso coração e na nossa mente”, comentou.

A partir de 1º de janeiro de 2019, Mandetta assume o compromisso de cuidar da saúde do Brasil. E faz um comparativo de como era a saúde antes da Constituição de 1988. “Quando me formei em 1989, fui a primeira turma de medicina na vigência da Constituição de 88, que havia sido promulgada. Rompia-se com quase 500 anos de um modelo de saúde onde você tinha dois tipos de brasileiro: o indigente e o pagante”.

Ele afirma que “agora é um desafio geracional, da nossa geração. E nesses 30 anos, vários atores construíram, cada um, um trecho dessa grande construção que é o sistema único de saúde, universal, integral e equânico [igual]. Desafio de construir um sistema em todo o território nacional e que cada geração vai tendo”.

“Aquela sentença constitucional foi um desafio para que as próximas gerações, de pessoas da saúde, da própria sociedade, de todo mundo participasse da construção de uma Saúde no país”, finaliza.