84% dos eleitores usam imprensa para se informar em eleições

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Pesquisa realizada pelo Ibope e pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica que 84% dos eleitores brasileiros buscam obter informações sobre candidatos por meio de pelo menos um veículo de imprensa.

Esse percentual inclui a televisão, o rádio, os jornais, as revistas e os veículos de notícias da internet.

Eleitores em fila para registro no sistema de biometria da Justiça Eleitoral em Guarulhos (SP) Eleitores em fila para registro no sistema de biometria da Justiça Eleitoral em Guarulhos (SP) – Rivaldo Gomes – 22.mar.2018/Folhapress

Segundo o levantamento, 38% dos eleitores acessam apenas plataformas de mídia sem uso da internet, como os jornais, para esse fim.

Os entrevistados tiveram a oportunidade de apontar mais de um meio para a obtenção de dados sobre concorrentes nos pleitos.

A pesquisa mostrou que 26% dos eleitores buscam blogs da internet e redes sociais para conseguir informações de candidatos.

Nesse grupo de usuários digitais, 46% dos entrevistados disseram que sempre verificam se a informação obtida é verdadeira, 29% afirmaram que às vezes conferem e 25% relataram que raramente ou nunca verificam a veracidade dos conteúdos.

O percentual de entrevistados que usa apenas esses veículos é de 5%.

Na lista das fontes de informação, os veículos mais citados foram televisão (62%), veículos de notícia na internet (33%), blogs e redes sociais (26%), jornais e revistas impressos (17%) e rádio (17%).

Ainda foram mencionadas pelos eleitores conversas com parentes, amigos e colegas de trabalho (10%), propaganda de partidos políticos ou ​eleitoral (6%), reuniões em igrejas (3%), reuniões de associações de moradores (3%) e reuniões de sindicatos (2%).

No levantamento, foram entrevistados 2 mil eleitores no período de 21 a 24 de junho de 2018. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

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