Ação emergencial de combate à dengue em Amambai obteve resultados positivos

0

O Comitê de Combate ao Mosquito da Dengue, através das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Serviços Urbanos (SEURB), de Meio Ambiente (SEMAI), do Controle de Vetores, do Departamento Jurídico e da Comissão Municipal de Apoio as Associações de Moradores do Município de Amambai (COMAAMA), realizou entre os meses de novembro de 2019 e janeiro de 2020, uma ação emergencial de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

Após a falta do Malathion, veneno utilizado para exterminar o Aedes Aegipty, ter se alastrado pelo Brasil, tornou-se necessário que as Secretarias Municipais de Saúde tomassem medidas preventivas. Assim que anunciado, a Secretária de Saúde, Dirlene Zanetti, junto ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira deram início a campanha em Amambai.

No total, foram visitados, entre residências e comércios, 13.974 imóveis, totalizando 100% do município. Destas visitas foram retiradas 221 pick-ups cheias de materiais inservíveis e foram realizados 491 tratamentos com larvicidas, eliminando 289 focos.

Segundo Dirlene, a ação foi um sucesso e alcançou todas as casas do município, o que repercutiu nos números baixos de notificações que Amambai registra atualmente. “Municípios que não fizeram a ação agora estão em situação calamitosa e estão correndo para fazer. O nosso trabalho não para, continuaremos com as visitas e conscientização, chamando a população para a responsabilidade”, disse.

Os trabalhos intensificados pelo Controle de Vetores seguem durante o estado de alerta, mas é de extrema necessidade que nesse momento crítico de chuvas e calor, motivo de aceleração no metabolismo do mosquito, todos os ovos da região sejam eliminados, para que o Aedes Aegypti não infeste o local novamente. Para isso, população e Prefeitura precisam trabalhar juntos no Combate à Dengue.