Vacinação antirrábica acontece neste sábado em Amambai

14

Amambai realiza entre as 8h e às 17h deste sábado, dia 23 de setembro, a vacinação antirrábica de cães e gatos.

Segundo as autoridades de saúde, todos os animais deverão ser vacinados durante a campanha, que tem abrangência nacional.

Em Amambai serão nove locais de vacinação, na Escola Polo João Rodrigues, no Conjunto Habitacional Nossa Senhora Aparecida, região da antiga hípica, Escola Flávio Derzi, na Vila Limeira, Escola Júlio Manvailler, na Vila Indiana, Escola Estadual Vespasiano Martins, na Vila Alva, Escola Municipal Maria Bataglin Machado, no Jardim Panorama, Escola Estadual Coronel Felipe de Brum, região central da cidade, Escola Municipal Antônio Pinto da Silva, na Vila Pimentel, Escola Marlene Vilarinho Albuquerque, na Vila Cristina e na Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa, região da Vila Guape.

Segundo o agente de vetores, Leonildo Acosta, o “Léo”, o proprietário deverá levar a carteirinha de vacinação do animal para ser atualizada.

“Quem não tiver a carteirinha de vacinação de seu cão ou gato não tem problema. A carteirinha será fornecida no local de vacinação”, informou Leonildo.

O que é a raiva

A raiva é uma infecção viral mortal que pode ser transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados geralmente por uma mordida.

Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal.

No mês passado (agosto) vários bovinos foram infectados e morreram durante um surto de raiva registrado na divisa entre os municípios de Amambai, Aral Moreira e Coronel Sapucaia.

Na ocasião a doença foi transmitida pelo morcego hematófago. Colônia dos mamíferos foram localizadas, controladas e o surto da doença cessou, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal)