Amambai terá campanha de doação de sangue neste sábado

10

Será realizada durante todo o dia deste sábado, dia 16 de dezembro, em Amambai, uma campanha de coleta de sangue.

A coleta, que será realizada pelo Hemonúcleo Regional, com sede em Ponta Porã, terá início às 8h da manhã e se estenderá até a tarde nas dependências da edificação Hospital Regional de Amambai (HR).

Segundo a direção da unidade de saúde, que além de Amambai atende pacientes de vários municípios da região, o sangue coletado será aplicado para uso do próprio Hospital Regional.

O HR tem “Agências Transfusional”, onde o sangue fica disponível para situações emergenciais e o estoque é reposto pelo Hemonúcleo de acordo com a utilização e a necessidade.

Segundo o diretor do Hemonúcleo, Roberto Dutra, Amambai tem aproximadamente mil doares cadastrados, mas em média cem pessoas acabam comparecendo para doar sangue em cada campanha que acontece regularmente de três em três meses.

De acordo com Roberto Dutra a média de aproveitamento em cada coleta é de 95% das bolsas. “O percentual de aproveitamento seria maior se todas as pessoas fossem sinceras na hora da triagem”, ressalta o chefe de núcleo.

Antes de realizar a doação o voluntário passa por duas triagens, uma delas é uma entrevista onde o entrevistador pergunta se o doador é portador de algum empecilho, como doença transmissível, por exemplo, ou até mesmo se fez implante de tatuagem recentemente.

Segundo os técnicos do Hemonúcleo dependendo o tipo de tatuagem o doador fica impedido de doar sangue em um período de até ano. O mínimo para qualquer tipo de tatuagem é seis meses.

No momento da coleta, além da bolsa de 450 milímetros que é retirada de cada voluntário, também é retirada uma mostra sanguínea de cada doador, para ser submetida a exame laboratorial.

Só após o resultado da análise apontando que o sangue está em boas condições é que a bolsa vai para o estoque e passa a ficar disponível para eventual transfusão.

Homens 4 e mulheres 3 vezes no ano

Segundo Roberto Dutra o homem pode realizar doação de sangue a cada dois meses até o limite de quatro doações ao ano.

Já a mulher, que regularmente já tem perda de sangue devido ao período mestral, a doação deve ser realizada respeitando o espaço de três meses entre uma e outra e apenas três doações no período de um ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here