Anderson Mansano e Attilio Bampi serão homenageados nesta quinta-feira; confira um pouco mais sobre a história dos munícipes

0

Será inaugurada nesta quinta-feira, 28 de novembro, a partir das 9h, a obra de reforma do Posto de Saúde Central Vereador Anderson Mansano e de pintura do Laboratório Central Attilio Bampi de Amambai.

Os homenageados, Anderson e Attilio, conquistaram o renome através de trabalhos prestados a sociedade amambaiense. Confira abaixo um pouco mais sobre a história desses homens que chegaram ao município para fazer a diferença:

Anderson Mansano natural de Nova Esperança (PR), nasceu em 17 de agosto de 1963. Filho caçula do casal Antônio e Ana, tem como irmãos: Anilton, Anilson, Anilce e Ailton (já falecido). Em meados de 1972, a família Mansano muda-se para Amambai (MS) e inicia suas atividades econômicas montando uma máquina de arroz, denominada Máquina Progresso ou “Máquina do Seu Antônio”.

Sempre foi carismático, descontraído e brincalhão, muito cedo demonstrou aptidão para prática de esportes. Foi aluno da rede pública, concluiu o 2º grau na EEPSG Dr. Fernando Corrêa da Costa, formando-se curso de Técnico em Contabilidade (1982) e desde cedo assumiu junto ao irmão os negócios da família.

Foi casado com Silvana Velozo e teve três filhas, Adriana, Thaís e Ana Paula. Em 1990, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Administração, por dois anos, na gestão de Anilson (Prego). Concorreu aos cargos de vice-prefeito e vereador, o qual exerceu nas gestões de 2005 – 2008 e 2009 – 2012.

Faleceu em 2011, aos 47 anos, vítima de um câncer do duodeno. Viveu intensamente o pouco tempo de vida que lhe foi permitido, deixando um legado como homem público, pai e amigo.

Attilio Bampi nasceu em Encantado (RS) no dia 29 de junho de 1941, descendente de família italiana, estudou em Caxias do Sul (RS), cursou o que hoje considera-se o ensino médio, e com 18 anos alistou-se no Exército Brasileiro em Cruz Alta no Rio Grande do Sul, iniciando o que seria a sua profissão durante a sua vida, na área da saúde.

Mudou-se para o Paraná no ano de 1962, casando-se com a Sra. Maria Terezinha Barella quando efetivamente iniciou o seu trabalho como farmacêutico escrevendo sua história e seu nome na história do local, realizando procedimentos de primeiros socorros, e até atendimento domiciliar na área da saúde, então, sendo uma pessoa importante na comunidade, com um comportamento altruísta e uma visão altamente progressista, lançou-se candidato a vereador, elegendo-se por dois mandatos seguidos. Durante esse período teve quatro filhos: Sandra, Marco, Julio e Alexsandro.

Attilio mudou-se para a cidade de Amambai (MS), no dia 3 de junho de 1977, iniciando uma nova fase da vida familiar e profissional, com esperança, fé e determinação. Foi nesta cidade hospitaleira e de pessoas de bem que firmou raízes, e aqui conseguiu com trabalho, honestidade e muita fé em Deus, formar seus quatro filhos, todos seguindo os preceitos e a profissão do pai, na área da saúde, farmacêuticos e bioquímicos, para completar sua realização.

Faleceu no dia 28 de agosto de 2016, aos 75 anos em um hospital na cidade de Dourados, onde se tratava de uma pneumonia.