Assembleia declara luto e presta homenagem a ex-deputado Roberto Orro

0

LEONARDO ROCHA – CAMPO GRANDE NEWS

A Assembleia Legislativa declarou luto oficial em função da morte do ex-deputado estadual, Roberto Orro, que faleceu ontem (23) à noite, em Campo Grande, aos 83 anos. Ele é pai do atual deputado Felipe Orro (PSDB). Os parlamentares prestaram homenagem e lembraram do seu legado na política estadual.

O presidente da Assembleia, o deputado Paulo Corrêa (PSDB), lamentou a morte, lembrando que Roberto Orro foi um “homem a frente do seu tempo”, sendo um parlamentar que lutou pelos direitos da população sul-mato-grossense, com luta em defesa do meio ambiente e Pantanal.

“Sua paixão pelo debate de ideias e pela democracia e seu incessante trabalho por sua região e seu Estado ficarão marcados eternamente na memória de todos”, descreveu Corrêa. A última homenagem inclusive feita ao ex-deputado na Assembleia foi em junho do ano passado, na solenidade sobre os 40 anos da Assembleia.

A maioria dos deputados que usou a palavra, ao longo da sessão, citou a importância do ex-parlamentar para a história da Casa de Leis e a política do Estado, além de mensagens de conforto à família, em especial ao deputado estadual, Felipe Orro.

HISTÓRIA

Roberto Orro teve quatro mandatos como deputado estadual da Assembleia, inclusive sendo presidente da Casa de Leis de fevereiro de 1995 a janeiro de 1997. Na sua gestão fez a integração do Parlamento à internet, para que a população tivesse mais acesso ao trabalho dos deputados.

Roberto Orro foi eleito suplente de senador em 1986 e assumiu a Secretaria Estadual de Justiça. Sempre foi um defensor dos diretos humanos e a favor da anistia e redemocratização do Brasil na década de 80.

Formado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Rio de Janeiro, Roberto Orro também foi um dos fundadores do MDB, elegeu-se o vereador mais votado por Aquidauana em 1976 e, em 1978 foi eleito deputado estadual, fazendo parte da Constituinte do novo Estado.

Governo decreta luto de três dias por morte de ex-deputado Roberto Orro

Ex-parlamentar de 83 anos morreu na noite desta segunda-feira de causas ainda não reveladas


O governador Reinaldo Azambuja decretou luto de três dias no Estado, em razão do falecimento do ex-deputado estadual Roberto Orro, de 83 anos, na noite desta segunda-feira (23).

A trajetória de Orro e as relevantes contribuições como advogado, defensor dos direitos humanos e da anistia foram os motivos da honraria.

Além disso, Roberto Orro foi vereador, parlamentar estadual por quatro mandatos e atuou ativamente na constituição de 1979, a primeira Constituição do Mato Grosso do Sul.

Roberto Orro também foi Secretário de Justiça do Estado e criou os Conselhos Estaduais de Direitos Humanos, do Negro e da Mulher e da Assembleia Legislativa.

O governador lamentou a perda do líder e registra sua solidariedade ao deputado Felipe Orro, à família e ao povo de Aquidauana.

Até o momento a família ainda não revelou as causas da morte do ex-parlamentar e figura política conhecida no cenário estadual.