Assolada pela corrupção, Dourados cria “Dia de Combate à Corrupção”

0

A prefeita de Dourados, Délia Razuk (PTB) sancionou lei que cria o Dia Municipal de Combate à Corrupção e promoção ao estímulo à transparência pública na semana passada. A data alusiva chega depois dos inúmeros casos de corrupção descobertos na gestão da petebista.

A data de combate ao crime será comemorada no dia 9 de dezembro, em alusão ao “Dia Internacional de Combate à Corrupção”. Em vigor desde sexta-feira (24), quando foi publicada no Diário Oficial, a Lei n° 4.410, de 09 de janeiro de 2020 foi proposta pelo vereador Olavo Sul (Patriota) e aprovada na Câmara em dezembro de 2019.

Os casos de corrupção assolaram Dourados o ano passado, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Purificação. O secretário municipal de Fazenda, João Fava Neto foi preso suspeito de desvio de dinheiro e perdeu o cargo. Além dele, quatro vereadores também foram parar no Presídio e R$ 25 milhões bloqueados. A operação de 2019 mirou fraudes e superfaturamento na área de saúde.

De acordo com o publicado, a nova lei visa conscientizar a comunidade sobre a importância do controle social e para debater os avanços contra a impunidade.

Os poderes administrativos municipais deverão apresentar à sociedade, à imprensa e às entidades de controle social, por intermédio de relatório divulgado em site oficial, balanço atualizado das ações realizadas em fomento à transparência pública e aos controles interno e social.

(Com Dourados News)