Audiência para instalação da 3ª Vara em Amambai mobiliza segmentos da comunidade

0

Mais uma audiência pública para instalação da 3ª Vara na Comarca de Amambai, promovida pela 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Amambai, aconteceu nessa terça-feira (3), na cidade de Amambai.

A audiência que envolveu representantes dos segmentos político, empresarial, do poder judiciário, da segurança pública, clubes de serviços, advogados e membros da comunidade, teve como pauta principal a necessidade de uma mobilização junto aos representantes do Tribunal de Justiça e dos poderes executivo e legislativo estadual, cobrando a instalação da Vara, no município.

O presidente da 10ª Subseção, advogado Rodrigo Simões, abriu a audiência relatando o número de processos que tramitam na Comarca e as dificuldades, apresentada pelos dois juízes, para realizarem os julgamentos. Segundo Rodrigo, cerca de 18 mil processos estão nas prateleiras do Forum para serem julgados. “A demanda hoje na Comarca de Amambai representa um trabalho sobre-humano (…) apenas dois juízes não têm condições de dar vazão a um volume tão alto de trabalho. Com isso, continua Rodrigo, as ações estão sendo represadas e a população está ficando a margem da justiça”, protesta o presidente da OAB.

Rodrigo aproveitou para reclamar da falta de sensibilidade da diretoria do Tribunal de Justiça e cobrar empenho da classe política para viabilizar a instalação da Vara no município. “É preciso mais atitude, mais veemência para resolver esta questão. O argumento usado, por mais de uma vez, pelo Tribunal de Justiça é a falta de recursos. Conclamo os políticos, que se dizem representantes do município, a defenderem esta luta, haja vista, que várias varas foram instaladas em outras comarcas, nos últimos anos”, conclui Rodrigo.

Mobilização

Advogado Odil Puques, presidente da comissão para instalação da Vara, na Comarca de Amambai / Foto: Moreira Produções
Advogado Odil Puques, presidente da comissão para instalação da Vara, na Comarca de Amambai / Foto: Moreira Produções

O presidente da Comissão para Criação e Instalação da 3ª Vara, advogado Odil Puques, lembra que mais de 10 audiências foram realizadas; documentos com informações técnicas e jurídicas relatando a necessidade de instalação da Vara foram encaminhados para a direção do Tribunal de Justiça (TJ) e que nada tem adiantado. Segundo ele, para resolver a questão é preciso uma mobilização maior, que cause impacto junto as pessoas que possam ter ingerência política e administrativa nas decisões tomadas pelo TJ.

“Estamos marcando uma mobilização em frente ao Fórum de Amambai no dia 10 de novembro. Para isso, vamos convocar todos os segmentos da sociedade a participarem desta manifestação”, afirma Odil.

Presenças

Estiveram presentes na audiência o presidente da 10ª Subseção, advogado Rodrigo Simões; presidente do legislativo, vereador Carlinhos; procurador do município, advogado Caio Fachin, na ocasião representando o prefeito Dr. Bandeira; Juiz de Direito, Pedro Henrique; Promotor de Justiça, Luiz Eduardo Pinheiro; Defensor Público, Marcelo Marinho; Delegado de Policia Civil, Fabricio Dias dos Santos; Presidente da Acia, Clemente Martins Junior; Gerente local da Uems, Viviane Scalon; Representante do Sicred, Adriana Simões; Presidente do Comad, Josiane Brandão; Presidente do Rotary Clube, Darlan Sarmento Ramos; Presidente da Amir, Luiz Carlos Fernandes; vereadores Humberto Hasegawa, Darci José da Silva, Janete Córdoba, Ilzo Victor, Dilmar Bervian e Robertino Dias; Gestora da Coordenadoria das Mulheres de Amambai, Raíssa Espíndola; advogados que atuam nos municípios de Amambai e Coronel Sapucaia e membros da comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here