Autismo é tema de atividades e conscientização na rede estadual de ensino de Amambai

7

Amambai (MS) – Na última segunda-feira (02/04), foi celebrado o dia da conscientização sobre o autismo, condição especificamente humana que afeta a percepção social e comunicação. Infelizmente, ainda falta conhecimento, reflexão e quebra de alguns paradigmas preconceituosos ou confusos. E um dos benefícios da conscientização é justamente a quebra desses estigmas. A data serve para lembrar à população que o autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro, afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e de que há estudantes em Amambai com essa especificidade.

Participação da família

Técnica do Núcleo de Educação Especial Estadual em Amambai (NUESP), educadora Jesudete Brum / Foto: Moreira ProduçõesTécnica do Núcleo de Educação Especial Estadual em Amambai (NUESP), educadora Jesudete Brum / Foto: Moreira Produções

Segundo a Técnica do Núcleo de Educação Especial Estadual em Amambai (NUESP), educadora Jesudete Brum, é fundamental que haja um trabalho comprometido e em conjunto entre a escola e a família dos estudantes.

Jesudete ressalta que o envolvimento das famílias é crucial para o desenvolvimento das pessoas com autismo e pode ser determinante no enfrentamento das barreiras sociais e que a inclusão escolar não é apenas inserir o estudante com deficiência numa escola regular […] Inclusão é possibilitar a aquisição de conhecimentos utilizando métodos que facilitem ou auxiliem suas limitações.

O processo de inclusão, continua Jesudete, requer amor, persistência e força de vontade para enfrentar desafios diários, os quais são muitos, no entanto, os resultados têm surtidos efeitos positivos. A rotina deve ser bem estruturada para que se aceite novos conhecimentos e desenvolva sua autonomia saudável. Dessa forma, o planejamento educacional é realizado tanto nas salas de recurso multifuncional como nas salas comuns em forma de currículos adaptados e executados através de uma mediação que priorize de fato uma aprendizagem significativa aos estudantes autistas, nossos anjos azuis”, afirma a educadora. Ela ainda explica que a cor azul é a cor símbolo do autismo.

Dessa forma, o NUESP de Amambai, através de seus profissionais, esteve realizando atividades práticas, lúdicas e artísticas na Sala de Recurso Multifuncional, como receitas de bombons, de brinquedos como amoeba e cartazes criativos sobre o autismo, que já estavam planejadas para o primeiro bimestre de 2018.

Foto: Moreira ProduçõesFoto: Moreira Produções

Nesta quarta-feira (4), nas dependências da Escola Estadual Dr. Fernando Correa da Costa foi realizada uma noite de reflexão, estudo e devolução às famílias de como está sendo o trabalho didático pedagógico, realizado com os quatro autista atendidos pela Rede Estadual, com os objetivos de oportunizar uma troca de experiências pedagógicas e promover um momento onde haja um encontro produtivo entre a família e os docentes responsáveis por esse trabalho.

As quatro professoras que trabalham junto aos estudantes autistas na rede estadual estiveram demonstrando em slides imagens e relatando a sua atuação pedagógica.

Os familiares dos estudantes autistas também estiveram presentes no estudo interagindo e contribuindo imensamente com suas experiências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here