Bolívia fecha fronteira com o Brasil após decreto da presidente

0
Trânsito na fronteira entre Corumbá (MS) e a Bolívia antes do fechamento  — Foto: Laura Toledo/TV Morena

Trânsito na fronteira entre Corumbá (MS) e a Bolívia antes do fechamento — Foto: Laura Toledo/TV Morena

A fronteira da Bolívia com o Brasil, em Corumbá (MS), foi fechada por completo às 0h desta quinta-feira (26), após determinação da presidente interina do país, Jeanine Áñez. A medida também vale para outros acessos ao Brasil e fronteiras com Peru, Argentina, Chile e Paraguai.

A partir de agora, ninguém entra e nem sai do país. No dia 19 de março, já havia entrado em vigor um bloqueio parcial, quando só passaram a adentrar no país os bolivianos ou residentes que se submetessem a protocolos impostos pelo Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O setor público e privado operam com jornadas de trabalho reduzidos, funcionando das 8h às 13h. Mercados e centros de abastecimento estão abertos só até as 15 horas e o transporte público até às 16 horas.

Os voos internacionais no país estão suspensos desde o dia 20 de março, bem como o transporte coletivo. Só é permitido o transporte de mercadorias para assegurar o abastecimento à população.

A circulação de veículos só pode ocorrer das 5 horas às 18 horas, com exceções de emergências. As medidas valem até 31 de março. De acordo com o governo da Bolívia, o objetivo é controlar à pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira (25) a presidente Jeanine Áñez, voltou a pedir que a população cumpra a quarentena.