Câmara convoca Marcos Valério para detalhar suposta relação do PT com o PCC

0

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta 3ª feira (5.jul) um requerimento de convocação do empresário e publicitário Marcos Valério para prestar esclarecimentos sobre declarações dele feitas à Polícia Federal. Em delação premiada à PF, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Valério teria afirmado que ouviu do então secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT), Sílvio Pereira, que a legenda tinha ligações com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), e que administrava um caixa secreto de R$ 100 milhões. O requerimento é de autoria do senador Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Marcos Valério se tornou conhecido nacionalmente em 2005, por ser operador financeiro do esquema conhecido como Mensalão, que previa o pagamento de propina a parlamentares da base aliada do governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em troca de apoio político. O empresário foi condenado a 37 anos de prisão pelo STF.

O publicitário também terá que contar detalhes sobre as supostas ligações de integrantes do PT com o assassinato do prefeito Celso Daniel, que comandava a prefeitura de Santo André (SP) e foi assassinado em 2002. Em depoimento à PF, Marcos Valério, também teria dito que Celso Daniel teria um dossiê com detalhes do financiamento ilegal de petistas.

A data da audiência no Senado ainda não foi definida.