CÂMARA DE VEREADORES DE AMAMBAI RESUMO DA SESSÃO 11/06/2018

3

CÂMARA DE VEREADORES DE AMAMBAI

RESUMO DA SESSÃO

11/06/2018

Vereador Carlinhos

Indicação 136/2018

Assunto: Patrolamento da estrada principal da Escola Agrícola, na Rodovia Amambai/Aral Moreira KM 19

O vereador entrou com a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar o patrolamento da estrada principal da Escola Agrícola, na Rodovia Amambai/Aral Moreira KM 19 e a estrada no interior da Escola.

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista o curso técnico em Agropecuária, extensão da Escola Lino do Amaral Cardinal que tem sede a 18 KM da cidade de Amambai-MS, onde através dos trabalhos realizados e divulgação do curso, pela primeira vez foram abertas duas salas de primeiro ano, promovendo uma valorização do curso. Em virtude do contexto exposto, a Escola Estadual Vespasiano Martins responsável pela gestão do curso, necessita desses reparos com Urgência.

Vereador Chico Ratier

Requerimento 054/2018

Assunto: Implantação de passarelas elevadas na Av. Pedro Manvailer (próx. a Auto Elétrica Rocha)

O vereador apresentou um requerimento ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que informe a esta Casa de Leis, se existe a possibilidade de se fazer passarelas elevadas na Avenida Pedro Manvailer, próximo a Auto Elétrica Rocha e região.

JUSTIFICATIVA:

Fomos procurados por pais e alunos da Escola Estadual Dr. Fernando Corrêa da Costa reivindicando que seja construída uma passarela, pois vários alunos passam pela avenida e a maioria dos veículos não respeitam os pedestres, sendo um grande número de alunos das Vilas Cassiano Marcelo, Doriane, Previsul, Pimentel e Cristina que necessitam diariamente realizar esse trajeto.

Vereador Darci José da Silva

Indicação 141/2018

Assunto: Pavimentação asfáltica nas ruas Joacir Araújo Machado e Manoel Alves de Oliveira

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de viabilizar recursos para a implantação de pavimentação nas seguinte localidades:

* Rua Joacir Araújo Machado, entre as Ruas D. Pedro II e Rui Barbosa;

* Rua Manoel Alves de Oliveira, entre as Ruas D. Pedro II e Rui Barbosa;

JUSTIFICATIVA:

Nosso pedido se faz necessário considerando que essas áreas são de pequenas extensões e que tais obras beneficiarão nossos munícipes para que os mesmos tenham mais conforto e dignidade em suas localidades.

Ressaltamos ainda que a pavimentação asfáltica é muito mais que uma obra, é oferecer mais segurança, saúde e dignidade à população.

VEREADOR DILMAR BERVIAN

Vereador Fernando Fischer

Requerimento 052/2018

Assunto: Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Professor

O vereador entrou com o requerimento solicitando ao Presidente desta Casa de Leis, Dilmar Dalvane Bervian, para que seja realizada nesta Casa de Leis, Sessão Solene no Mês de Outubro, em homenagem ao DIA DO PROFESSOR, comemorado no dia 15 de outubro, para prestar uma homenagem a esses profissionais da Educação.

Vereador Geverson Vicentim

Requerimento 051/2018

Assunto: Implantação de um Livro de Presença nas Sessões

O vereador apresentou um requerimento solicitando ao Presidente desta Casa de Leis, Dilmar Dalvane Bervian, que se oficie a Mesa Diretora desta Casa de Leis, a possibilidade de se fazer alteração do Artigo 222, parágrafo 1º, do Regimento Interno da Câmara Municipal, passando a constar a obrigatoriedade do livro de presença nas sessões.

Vereador Humberto Hasegawa

Indicação 138/2018

Assunto: Ligação com a abertura da Rua Marechal Floriano, entre as Ruas Anhanguera e José Pereira Machado.

O vereador apresentou a indicação, solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de se fazer a ligação com a abertura da Rua Marechal Floriano, entre as Ruas Anhanguera e José Pereira Machado.

JUSTIFICATIVA:

A solicitação tem como objetivo atender à reivindicação que recebemos por parte dos moradores e em especial do morador Sr. Noé Avila Pires, sendo que também beneficiará toda aquela comunidade, tendo em vista a necessidade de locomoção dos moradores da região que necessitam dar uma volta pela Rua Tiradentes para poderem acessar suas residências.

Vereador Ilzo Victor

Indicação 137/2018

Assunto: Implantação de um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, em nosso município.

O vereador apresentou uma indicação solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade da implantação de um Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, em nosso município.

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a necessidade de atendimento psicológico multidisciplinar para as pessoas portadoras de transtorno psíquicos nas mais variadas formas, como transtorno afetivo bipolar, depressão e as mais diferentes maneiras de psicose. Atendendo também o tabagismo, alcoolismo e dependentes químicos no geral.

Vereador Ismael Kaiowá

Requerimento 053/2018

Assunto: Implantação de um Curso de Informática na Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá localizada na Aldeia Amambai

O vereador apresentou um requerimento solicitando à Ilustríssima Senhora Secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, solicitando que envie a esta Casa de Leis, quais as possibilidades de implantar curso técnico em informática por meio da SED em parceria com a SEDHAST (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) na Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá localizada na Aldeia Amambai.

JUSTIFICATIVA:

A Escola Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá possui aproximadamente 400 alunos, sendo a única das escolas Estaduais do Município de Amambai que não possui nenhum curso técnico.

É de extrema necessidade o curso técnico em informática, pois irá proporcionar qualificação aos estudantes em relação à informática para o mercado de trabalho, contribuindo de forma singular na preparação dos jovens indígenas como futuros profissionais.

Sabemos que a qualificação é a única forma de preparar a juventude para a vida, seja profissional ou acadêmica. Porém, muitos jovens indígenas não possuem condições financeiras para pagar um curso deste tipo. Entendemos que a Escola Estadual Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá possui estrutura adequada para ofertar este curso.

Ressaltamos que este pedido já fora realizada através da Indicação n° 180/2017 enviada a esta Secretaria.

Vereadora Janete Córdoba

Projeto de Lei 14/2018

Assunto: Institui a Semana Municipal da Leitura

A vereadora apresentou o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal da Leitura a ser comemorada anualmente do dia 23 ao dia 29 de outubro no município de Amambai-MS e dá outras providências.

Art. 1º Fica instituída a “Semana Municipal da Leitura”, no âmbito do município de Amambai MS.

Art. 2º A “Semana Municipal da Leitura”, será comemorada anualmente no período do dia 23 ao dia 29 de outubro.

Art. 3º A “Semana Municipal da Leitura” tem como objetivo promover eventos de fomento e incentivo ao interesse pelo livro e gosto pela leitura, a valorização e reconhecimento de produções locais de textos, poemas e afins, respeitando-se a diversidade cultural.

Art. 4º Na “Semana Municipal da Leitura”, realizar-se-á atividades diversificadas de entretenimentos, interação, de forma lúdica, envolvendo escolas, famílias e comunidades.

Art. 5º A “Semana Municipal da Leitura”, será organizada e coordenada pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura do município de Amambai, podendo firmar parceria com a Academia Amambaiense de Letras (ACAL).

Parágrafo Único. As Secretarias Municipais de Educação e Cultura farão parcerias com outras instituições e sociedades civis organizadas para divulgar a importância dos estudos na vida das pessoas, assim como a importância da leitura para se viver em sociedade, promovendo eventos de leitura, feiras de livros, saraus, palestras nas escolas, debates educacionais,

entre outras interações apresentando à sociedade amambaiense seus poetas e escritores, e sua produção literárias.

Art.6º A “Semana Municipal da Leitura” passa a fazer parte do Calendário Oficial da Prefeitura, das Secretarias Municipais de Educação e Cultura do município de Amambai e da Academia Amambaiense de Letras (ACAL).

Vereador Maikell Ruiz

Requerimento 055/2018

Assunto: Projeto que transforma em Lei a Patrulha Mirim, que já se encontra implantado no município de Amambai.

O vereador apresentou o requerimento solicitando ao Senhor Prefeito Municipal, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, solicitando que envie a esta Casa de Leis, o Projeto que transforma em Lei a Patrulha Mirim, que já se encontra implantado no município de Amambai.

JUSTIFICATIVA:

Sabe-se que a Patrulha Mirim visa preparar os jovens e adolescentes para terem responsabilidades no futuro, dando-lhes ensinos complementares educacional e caminhos a serem tomados em suas vidas, pretende não apenas aplicar disciplinas militares, em todo tempo que os mesmos permanecerem no projeto, os patrulheiros mirins recebem instruções em sala de aula, trabalhando temas transversais pouco utilizados nos ciclos educacionais corriqueiros, busca instituir uma carga horária mínima, mas aceitáveis para que haja uma boa assimilação dos temas trabalhados com as crianças e os adolescentes, buscando formas claras e simplificadas na instrução a ser aplicadas em aulas expositivas e aulas externas.

No nosso município após a apresentação do projeto as autoridades constituídas com a iniciativa do Vereador Maikell Ruiz e aprovado por todos os pares desta Casa de Leis, ainda contou com o apoio do Excelentíssimo Prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira e do Comandante Senhor Tenente Coronel Wesley Freire de Araújo, os trabalhos se deram com inclusão de 40 alunos de ambos os sexos previamente selecionados.

Vereador Roberto Dias

Indicação 140/2018

Assunto: Implantação de pavimentação asfáltica, na Rua General Osório

O vereador apresentou uma indicação solicitando ao Senhor Prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, a necessidade de disponibilizar recursos para se fazer a implantação de pavimentação asfáltica, na Rua General Osório, iniciando após a Ponte do Rio Panduí até a Rua Valdi Jorge.

Vereador Roberto Sangue Bom

Indicação 139/2018

Assunto: Instalação de detectores de metais nos portões das Escolas Municipais

O vereador apresentou a indicação solicitando ao prefeito Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, para que estude a possibilidade de determinar que sejam instalados detectores de metais nos portões de entrada das Escolas Municipais.

JUSTIFICATIVA:

Embora reconhecendo que existem inúmeros problemas estruturais que necessitam de prioridades para ser resolvido em nosso município, esta indicação tem por finalidade prevenir possíveis acidentes que possam ser ocasionados pela entrada de armas ou objetos que possam

ser usados como tal, nas escolas municipais, proporcionando mais segurança a alunos e professores.

Em Amambai ainda não registramos, pelo menos que seja de meu conhecimento, nenhum problema relacionado a “armas” nas escolas, mas existem exemplos espalhados pelo país de brigas entre alunos e até agressões a professores, que podem ser evitadas com tal procedimento.