Campanha aberta e com empate técnico de 5 candidatos em Ladário, aponta pesquisa

0

O candidato à prefeitura de Ladário, José Antônio (PSDB), está na frente nas pesquisas, com 19% das intenções de voto na estimulada. Porém, o pleito está totalmente aberto na cidade pantaneira. Este é o resultado de levantamento do Itop (Instituto TopMídia de Pesquisas).

Os eleitores responderam a seguinte pergunta: ‘se as eleições fossem hoje, em qual desses candidatos votaria para ser o próximo prefeito de Ladário?’

O prefeito Iranil Soares (DEM), que tenta a reeleição, ficou em segundo no quadro, com 17%, atrás do já mencionado José Antônio. Na sequência, ficaram os candidatos: Munir (MDB) com 13%, Andréia Sampaio (Cidadania) com 8%, Professora Raquel do PT com 5%. A lista segue com Cristiane Verlaine (PSL) com 4% e Helder Botelho (Avante) com 2%. Brancos, nulos e indecisos somaram 32%.

Na estimulada, levando em consideração a margem de erro para cima e para baixo, de 6,11%, hoje há um empate técnico de cinco dos sete candidatos.

Na pesquisa espontânea, que é quando o eleitor responde o nome que vem a cabeça, o prefeito Iranil Soares pontua 13%, José Antônio e Munir tiveram 7%. Na sequência vem os candidatos: Andréa Sampaio com 3%, Cristiane Verlaine e Raquel do PT com 0,40%. Brancos, indecisos e nulos somaram 69,20%.

REJEIÇÃO

Quando questionados sobre qual candidato não votaria de jeito nenhum, o candidato Munir teve 19% do percentual sendo o mais rejeitado do quadro. O prefeito Iranil Soares foi o segundo mais rejeitado com 18%.

O candidato José Antônio ficou com o percentual de 11,50%, enquanto que Helder Botelho e Andrea Sampaio somaram 5%. Raquel do PT teve 2% e Cristian Verlaine 1,50%. Os que não souberam ou não quiseram responder somaram 38%.

A PESQUISA

A pesquisa Itop foi registrada sob o número MS-02739/2020, e realizada em Ladário nos dias 29 e 30 de setembro, com 250 pessoas. A amostra a nível municipal tem uma margem de erro de 6,11% para um intervalo e confiança de 95%.