CAPITAN BADO PY

0

LINDO POSTAL DE CAPITÃO BADO!
E mais linda ainda ficará uma vez concluída, para que saibam o significado de tão imponente monumento explico-vos. Desde o final de 1864 até os primeiros meses de 1870, ocorreu uma das maiores guerras do Hemisfério Sul aqui na América, enfrentavam o Paraguai contra uma aliança tripla, composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai por diferenças geopolíticas.
O Paraguai teve que se bancar só tão horrendo episódio, bloqueado o Rio de La Prata não teve condições de importar armamentos, medicamentos e muito menos nenhum tipo de insumos, motivo pelo qual única e exclusivamente recorreu ao sacrifício infinito dos seus filhos. As mulheres paraguaias tiveram ativa participação, antes, durante e especialmente após a hecatombe nacional, conhecidas historicamente como residentas. Eles se dedicaram à agricultura, à produção de roupas e pertrechos de guerras e na frente de batalha à enfermagem e ajudantes com diferentes funções.
Já nos últimos meses acompanharam o que restava do exército nacional onde se encontravam os seus maridos, pais, irmãos e filhos, a maioria chegaram em extremas condições físicas e de saúde produto de 5 anos de lutas até um lugar conhecido como Sanja Hú , lugar muito próximo da atual cidade de Capitão Bado, as mais habilidosas continuaram o calvário até o Golgota de Cerro Cora.
Heroínas sobreviventes ao holocausto pátrio foram as legítimas reconstrutoras do país devastado e em ruínas.
′′ LOOR ETERNO À HERÓICA MULHER PARAGUAIA “.
NO CIMA DO MONUMENTO ENCONTRA-SE A PÁTRIA FRANQUEADA PELA PALMA E O OLIVO, DAS MÃOS DE DEUS AS MULHERES FORAM FORÇA O SUFICIENTE PARA RECONSTRUIR O PAÍS, PARTE DAS ROCHAS SIMBOLIZAM A CORDILHEIRA DO AMAMBAY A NATUREZA HOSTIL E O VENCIMENTO DE PENURIAS E FATIGAS REALTADA NO ALTAR DA PÁTRIA.

Ranfis González