Carcaças de animais poderão virar até produto de limpeza, prevê projeto

0

Projeto que tramita no Senado Federal prevê que restos de carcaças de animais possam ser utilizados para outros fins, como produção de adubos, biodiesel e até produtos de limpeza. O projeto foi criado pelo senador Valdir Colatto (MDB-SC) e será analisado pela CMA (Comissão de Meia Ambiente) da Casa.

Conforme o texto, os resíduos dos animais de área rural seriam reaproveitados depois de serem recolhidos “o mais breve possível” e encaminhados para locais adequados.

Para que sejam destinadas à fabricas que transformem a carcaça em outros itens, os resíduos precisam estar em condições “apropriadas”. Outra possibilidade prevista no projeto é a criação de entrepostos para receber o material, apenas com o fim do transporte para fábrica especializadas.

Ainda segundo a ideia do senador, os processos de reciclagem desse material deverão gerar “produtos sólidos, gordura e água”, podendo os sólidos e as gorduras serem usados como ingredientes para fabricação de biodiesel, adubos, produtos de limpeza e de higiene e também para a indústria química.

Conforme o texto, seriam responsáveis pela fiscalização dos trabalhos das fábricas o SIF (Serviço de Inspeção Federal), o SIE (Serviço de Inspeção Estadual) e o SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Depois da análise da CMA, o projeto ainda passará pelas comissões de assuntos sociais e de agricultura e reforma agrária.