Cidade-irmã de MS, Pedro Juan comemora independência paraguaia

0

Hoje, dia 14 de maio, é feriado nacional da independência do Paraguai, país vizinho de Mato Grosso do Sul e com grande influência na cultura e costumes do povo sul-mato-grossense, principalmente nas cidades da fronteira, como Ponta Porã, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Paranhos e Aral Moreira – separadas do território internacional por uma rua.

Em Pedro Juan Caballero, cidade-irmã de Ponta Porã, 37 escolas infantis, 13 colégios (do 5º ano em diante), seis instituições de ensino convidadas e oito corporações, como Corpo de Bombeiros, Polícia Nacional, Exército e escoteiros participam do desfile na Avenida Carlos Antonio Lopez.

Capital do Departamento (equivalente a estado no Brasil) de Amambay, Pedro Juan Caballero tem 115 mil habitantes e é a mais importante cidade da região norte do Paraguai.

O desfile foi aberto pelo prefeito de Pedro Juan, Jose Carlos Acevedo, governador eleito de Amambay Ronald Acevedo e pelo senador Robert Acevedo. Os três são irmãos e filiados ao Partido Liberal.

Independência

Descoberto pela Espanha em 1524, o Paraguai enfrentou quase 300 anos de colonização e chegou à independência em 1811. Quando os espanhóis chegaram, o território onde existe o Paraguai era dominado por etnias indígenas, muitas delas dizimadas pelos colonizadores.

A independência foi liderada por Fulgencio Yegros, Pedro Juan Caballero e Vicente Ignácio Iturbide, que lideraram uma investida para depor o governador espanhol Bernardo Velasco e proclamaram a independência do país.

Pedro Juan Caballero, que participou ativamente da independência em 1811, era um político nascido em Tobati, cidade situada na região do Departamento de Cordillera.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA