Com maior carnaval de MS, Corumbá já está festando nesta semana

23

Perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo, a cidade de Corumbá possui o maior Carnaval do país, e é na Cidade Branca que milhares de foliões devem desembarcar a partir desta semana parar curtir as festividades carnavalescas.

Serão 9 dias de evento com atrações para todos os gostos e idades, e a festança começou ontem. O destaque, este ano, fica por conta da apresentação gratuita do Grupo Revelação, na próxima terça-feira (13), na Praça General Ponce. Ao todo, a Prefeitura Municipal espera receber cerca de 30 mil visitantes de todos os cantos do Brasil.

Para aguentar os dias de festa, os foliões vão precisar de fôlego e disposição. O “grito de carnaval” começa com o Ensaio Técnico das Escolas de Samba nesta terça-feira, a partir das 19h, na General Rondon.

Um dia depois, é a vez do Carnaval da Melhor Idade no Centro de Convivência dos Idosos às 9h30. O Bloco Sandálias de Frei Mariano é quem toma conta da cidade, a partir das 20h, na Rua Frei Mariano.

Na quinta-feira (8), às 22h, haverá a Descida do Bloco de Sujo Chupeta e também o Desfile de fantasias com coroação da Corte de Momo no Corumbaense Futebol Clube.

O Bloco dos Sujos e shows com Folia Verde e Rosa e Axé Blond são quem comandam a alegria a partir das 22h, na principal Praça da cidade, na sexta-feira (9).

A programação de sábado (10) começa na primeira hora da tarde com Roda de Samba no Porto Geral. Já a Passarela do Samba recebe o desfile dos Blocos Oficiais de Corumbá às 20h.

O tradicional Cortejo de Carnaval com o Rei Momo invade a Rua Ladário, no domingo às 10h. As crianças terão oportunidade de se divertirem no baile infantil, no Jardim da Independência, às 17h. No primeiro dia da semana também haverá show local na Praça General Ponce e Desfile Oficial das Escolas de Samba às 20h, na Passarela.

Na segunda-feira (12), é a vez das últimas Escolas se apresentarem para os jurados e público em geral no mesmo horário do dia anterior.

A partir das 3h da madrugada de terça-feira, a festa não tem hora para acabar com show local também na Praça Ponce. O último dia de festejos na Passarela do Samba será marcado pelo Desfile Cultural com Bonecões, Corte de Momo, desfile de carros antigos, desfile de Fuscas, Ala das Pastoras, Ala dos Marinheiros, Bloco do Frevo, cordões carnavalescos e shows com Bateria das Gaviões e Grupo Revelação.

A apuração dos Desfiles das Escolas será na quarta-feira de cinzas, às 16h.

Outras cidades pantaneiras

Nioaque

Animando os festejos do Carnaval, estarão a dupla Cacio e Marcos, a cantora de Campo Grande Paolla, o grupo de pagode Junto e Misturado, o Grupo Axé Sunset, o cantor MC Alissinho e a atração prata da casa Gragefe Meu Rey.

Durante o dia, o balneário municipal Saltinho e Formiguinha serão liberados para o público, e blocos carnavalescos farão os “esquentas” para a noite.

Aquidauana

A Avenida Pantaneta vai sediar nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro o Pantal Folia, o carnaval de rua de Aquidauana, com shows musicais, concurso de blocos carnavalescos, matinê, desfiles de fantasias e escolas de samba e muita diversão para todas as idades.

Jardim

Com o tempo instável, a programação do Prata Folia poderá sofrer alterações, já que é preciso fazer toda uma avaliação do local. De acordo com o prefeito Guilherme Monteiro (PSDB), não havendo condições de realizar o evento no balneário, esse poderá ser realizado na Praça Evandro Bazzo, no período vespertino voltando às atividades e atrações para as famílias e crianças.

“Esta contrapartida do Governo servirá para custear as apresentações artísticas, brinquedos e atividades com o Projeto Família na Praça. Como a edição verão do projeto encerra neste domingo, dia 04/02, daríamos sequência à edição folia”, destacou o prefeito.

As condições do Balneário serão avaliadas pela Comissão de Defesa Civil do Município no início da semana, e após esta avaliação a Prefeitura deverá informar o local, bem como as programações que estiverem confirmadas para os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro.

Miranda

Intitulada de Micaranda, as festividades iniciam no dia 10 e 11 de fevereiro com show da banda Armazém Brasil. Já nos dias 12 e 13, a festa fica por conta da banda ThimBahia. Os pequenos foliões também poderão curtir a matinê de Carnaval que será oferecida no dia 11, a partir das 17h.

Bonito

A Prefeitura de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, divulgou na sexta-feira (2) a banda que vai embalar os foliões no Ecofolia 2018 – Carnaval da Natureza. A atração confirmada é a APK Brasil que se apresentará em 5 bailes noturnos e 2 matinês entre os dias 9 e 13 de fevereiro, na Avenida Heron do Couto.

Bodoquena

Serão 5 dias de festa no paraíso das cachoeiras, com animação por conta de Koisabamba, Axé Mix, Rominho, Thim Bahia e Paolla. A festa terá incío na sexta-feira, (9) e encerra na terça-feira (13).