Coordenadoria da Mulher ofereceu curso de Cutícula e Esmaltação, em Amambai

4

A Prefeitura de Amambai, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizou no Centro de Capacitação Profissional (CCP) o primeiro curso totalmente gratuito de Cutícula e Esmaltação para mulheres do município.

A programação, que teve o material completamente fornecido pela administração, tem a intenção de promover a geração de renda no município além de ser a oportunidade de muitas mulheres aprenderem uma profissão.

O curso contou com a participação de 15 mulheres e trouxe desde o conhecimento teórico sobre o crescimento das unhas até palestras de profissionais sobre a importância da esterilização dos produtos na prevenção de doenças.

Segundo a gestora da coordenadoria, Rhaíssa Siviero, o curso dá a oportunidade para que mulheres amambaienses iniciem um ofício e possam ser inseridas no mercado de trabalho. “Nosso público alvo são mulheres de baixa renda e vítimas de violência doméstica e apesar do curso ter carga horária reduzida de apenas 20h essa é a chance de iniciarem na área e se quiserem dar sequência na carreira podem se especializar, esse é um pontapé, uma motivação”, disse ela.

Para este ano já estão autorizados mais dois cursos de manicure, um deles na aldeia Amambai / Fotos: Robson Fritzen/DecomPara este ano já estão autorizados mais dois cursos de manicure, um deles na aldeia Amambai / Fotos: Robson Fritzen/Decom

No ano passado, a Coordenadoria ofereceu dois cursos de corte e costura na São Vicente Palotti e um curso de Biscoito, bolo simples e confeitados na vila Limeira para o mesmo público alvo.

De acordo com Rhaíssa, desde que assumiu a gestão em fevereiro de 2017, tem criado a listagem desse público alvo acompanhando as beneficiárias do Vale Renda que tem interesse, além de receber ofícios da Polícia Civil e Militar quando reconhecem uma mulher que sofreu violência doméstica. Elas são a prioridade para os cursos, caso as vagas não sejam preenchidas, são abertas inscrições para demais.

Para este ano já estão autorizados mais dois cursos de manicure, um na aldeia Amambai e um na cidade, podendo assim atender as quase 50 mulheres que aguardam na lista de espera.

O encerramento do projeto, que teve duração de uma semana, aconteceu nesta sexta-feira (23) com a entrega de certificados para as alunas.