COVID-19: com maior número de casos por habitantes, Guia Lopes da Laguna não tem UTIs

0

Guia Lopes da Laguna, onde a incidência do novo coronavírus é de 502 casos por 100 mil habitantes – uma das piores do Brasil, não tem condições de receber leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

As informações são do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Segundo ele, tanto Guia Lopes da Laguna quanto Jardim estão com o mesmo problema.

“Muita dificuldade porque temos que ter recursos humanos habilitados para atendimento de leitos de UTI, assim como outros serviços de alta complexidade”, enumera.

Enquanto isso, a esperança da SES está concentrada em Bonito, município que se habilitou para receber cinco leitos de UTI, dependendo de doações.

A incidência da doença também está muito alta nas cidades de Brasilândia, Sonora e Três Lagoas, onde medidas mais duras podem ser adotadas.

Saúde indígena

Mato Grosso do Sul ainda registrou, ontem (13), o primeiro caso da covid-19 na população indígena. É uma mulher de 35 anos, da aldeia Jaguapirú e Bororó.

A paciente trabalha em uma unidade industrial de Dourados e, por isso, 43 pessoas que tiveram contato com ela passam por exames, para barrar um possível surto na reserva e nessa empresa.

Testagem

Apesar das más notícias, Geraldo ressaltou que o estoque de testes está cheio, com mais de  50 mil exames convencionais disponíveis.

Além disso, a SES procura parcerias para ampliar a testagem em outros municípios, assim como ocorre o convênio entre a UFMS e o drive-thru de Campo Grande.