Debates sobre a situação da Saúde “esquentam” sessão da Câmara Municipal de Ponta Porã

0

A preocupante situação do setor da saúde, especialmente por conta dos atendimentos efetuados no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, foi o principal tema debatido pelos vereadores durante a sessão ordinária realizada na tarde de terça-feira, 05 de setembro, na Câmara de Vereadores de Ponta Porã.

Os parlamentares se revezaram na tribuna para comentar a respeito da situação e cobrar providências por parte do Poder Executivo Municipal e também do Governo do Estado.

O presidente da Câmara, Otaviano Cardoso, explicou que os vereadores foram informados por profissionais que trabalham no Hospital de que o Regional está atendendo acima de sua capacidade. “São 6 mil atendimentos por mês, uma média de 200 atendimentos por dia. É um volume imenso, parecido com outros hospitais de grandes centros como o Einstein, em São Paulo, que possui três vezes mais profissionais do que aqui”.

Ele acrescentou que, para piorar a situação, o Governo do Estado está atrasando repasses financeiros à Organização Social escolhida para gerenciar o Regional. “O atraso nos repasses alcançam quatro meses. Por isso, a lavanderia chegou a atender apenas 30% da sua capacidade. A UTI não recebe repasses há 60 dias. O setor de ortopedia suspendeu alguns procedimentos e as cirurgias eletivas foram adiadas. Os médicos estão sem receber julho e agosto. É uma situação preocupante na medida em que o Hospital Regional atende moradores de oito municípios da fronteira”, afirmou Otaviano Cardoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here