DOF faz a maior apreensão de drogas do ano durante a Operação Hórus

0

Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na tarde de ontem, um veículo Scania/T113H Trator acoplado a um semirreboque LS, carregado com 20.820 quilos de maconha.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um patrulhamento ostensivo na rodovia MS-386, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã.

Os militares deram ordem de parada ao condutor da carreta, que disse transportar cerca de 32 toneladas de milho. Devido ao seu excesso de nervosismo, os policiais realizaram uma vistoria na carga, onde localizaram a presença dos faros prensados do entorpecente.

O condutor, um homem de 37 anos de idade, residente em Joinville (SC), disse que pegou a carga de milho em Ponta Porã e seguiria até Guaira (PR), onde receberia novas instruções para o itinerário. O veículo foi levado até Dourados onde os militares realizaram o descarregamento do milho em uma cerealista.

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), onde o condutor da carreta permaneceu à disposição da Polícia Judiciária.

APREENSÕES RECORDES
De 1º de janeiro de 2021 até a presenta data, o DOF apreendeu 41.361,260 toneladas de drogas, um aumento de 336,54% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 9.474,774 toneladas.

Moradora de SP é presa em flagrante pela PRF com mais de 20 kg de maconha em Caarapó


Droga apreendida pela PRF em Caarapó. Foto: PRF

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal prendeu no final da tarde desta quinta-feira (18), na região de Caarapó, uma mulher identificada como Luciana Alves Cardoso (36). A mesma foi flagrada levando 22,900 kg de maconha no bagageiro de um ônibus de linha intermunicipal

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 18h desta quinta-feira, a PRF em fiscalização de combate ao crime na BR-163 km 216, unidade de Caarapó, deu ordem de parada ao veículo ônibus de placas DBC-4764, o qual fazia a rota Coronel Sapucaia a Dourados.

Ao vistoriar as bagagens dos passageiros foram localizadas 26 tabletes de maconha, em duas bolsas, no bagageiro do ônibus, cujos tickets das referidas bolsas eram de números 71874 e 71875.

Ao proceder a verificação dos respectivos tickets de bagagens com as respectivas poltronas dos passageiros, verificou-se que as bagagens de ticketes pertenciam a referida passageira, sendo que a mesma estava de posse dos respectivos comprovantes de bagagens e sentava-se na poltrona de número 15.

Ao ser questionada sobre as drogas encontradas, Luciana afirmou que veio de São Paulo capital no dia 16 deste mês para Coronel Sapucaia.

Na ocasião foi contratada por uma pessoa conhecida como ‘madrinha’ para fazer o transporte da droga até a cidade de Barra Funda/SP. Sendo que quando chegasse à São Paulo, alguém entraria em contato com ela para falar onde deixar a droga, e que pelo transporte receberia o valor de R$ 2.000,00.

A passageira não quis informar os nomes dos demais envolvidos na empreitada criminosa.

Diante dos fatos, a presente ocorrência, juntamente com as drogas e os pertences pessoais de Luciana (um aparelho celular e seus documentos pessoais), foi entregues à Polícia Civil de Caarapó para os demais procedimentos de praxe.

Na delegacia de Caarapó a autuada efetuou ligação telefônica onde comunicou sobre sua prisão aos seus familiares.