Eleições: candidatos agora só podem ser presos em flagrante

0

A partir deste sábado (31), nenhum candidato às eleições 2020 pode ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante.

Segundo o Código Eleitoral, a imunidade para os concorrentes começa a valer 15 dias antes da eleição. Já eleitores não poderão ser presos cinco dias antes das eleições, ou seja, a partir do dia 10, exceto em flagrante delito; em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e por desrespeito a salvo-conduto.

A regra para ambos os casos vale até 48 horas antes depois do término do primeiro turno.

Ainda pelo calendário eleitoral, hoje também é o último dia para a requisição de funcionários e instalações destinadas aos serviços de transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação.

Este ano por causa da pandemia do novo coronavírus uma emenda constitucional, aprovada pelo Congresso Nacional, adiou as eleições de outubro para 15 e 29 de novembro, o primeiro e o segundo turno, respectivamente.

‘Após essa eleição nós vamos saber o tamanho do DEM’, diz Tereza Cristina sobre planos para 2022

Do Democratas, a atual ministra da Agricultura não revelou próximos passos do partido

Em visita a Dourados, a deputada federal e atual ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), disse que planos do Democratas para as eleições de 2022 ainda não estão traçados. “Ainda está muito cedo para falar em 2022”, disse ela, nesta sexta-feira (30).

“Após essa eleição nós vamos saber o tamanho do DEM; nós temos ótimo nomes no DEM”, declarou ela, dizendo possivelmente que o partido só traçará projetos para o governo estadual e federal após os resultados das eleições em 2020.

Em Campo Grande, o partido não lançou candidato próprio à prefeitura, mas compôs coligação com o Patriota, , PC do B, B, PTB, REDE, PSB, Cidadania e Republicanos, em apoio a reeleição do atual prefeito  ().

Tereza Cristina se afiliou ao DEM em 2017 e assumiu o ministério na gestão do presidente  (sem partido), no ano passado.