segunda-feira, maio 27, 2019

Encenação da Via Sacra marcou a Sexta-feira Santa em Amambai

0

A encenação da Via Sacra ou “Via Crucis”, que marcou a prisão, a condenação, a tortura e a morte de Jesus Cristo, reuniu centenas de pessoas na tarde da Sexta-Feira Santa, dia 19 de abril, em Amambai.

A programação teve início com uma missa na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora celebrada pelo Padre Tiago Ongirwalu.

Após a missa abriu-se a procissão marcando as 14 estações da Via Sacra, que saiu da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no centro da cidade e percorreu cerca de 3 quilômetros até a Praça do Cruzeiro, situada na localidade conhecida por, “Morro do CTG”, na Vila Monte Cristo, um dos pontos mais altos da cidade.

Durante todo o trajeto entre a Igreja e a Praça do Cruzeiro, que na encenação representou o “Monte Calvário”, o local onde Jesus foi crucificado, os fiéis cantaram cânticos religiosos, fizeram orações e relembraram, por meio da peça teatral, o sofrimento de Jesus durante o trajeto entre o palácio de Pôncio Pilatos, onde foi condenado, até o local da crucificação.

A encenação da Via Sacra, ou Via Crucis, que é uma tradição de décadas na Sexta-Feira Santa na cidade, foi realizada por atores amadores membros da própria comunidade católica de Amambai e se encerrou já com a chegada da noite.

Nem mesmo a chuva que caiu na parte final da celebração afastou os fiéis que permaneceram até o encerramento.

As Estações da Via Sacra

A primeira estação da Via Sacra é quando Jesus é condenado à morte, a segunda é quando Jesus carrega a cruz às costas, na terceira, Jesus cai pela primeira vez, na quarta Jesus encontra a sua mãe, a “Virgem Maria”, na quinta Simão Cirineu ajuda a Jesus a carregar a cruz, na sexta Verônica limpa o rosto de Jesus com um pano, na sétima estação Jesus cai pela segunda vez, na oitava Jesus encontra as mulheres de Jerusalém a nona marca a terceira queda de Jesus, na décima estação Jesus é despojado de suas vestes, na décima primeira Jesus é pregado na cruz, na décima segunda Jesus morre na cruz, na décima terceira Jesus Cristo é descido da cruz e na décima quarta e última estação Jesus é sepultado.

Fonte: A Gazetanews