Faltando um dia para o 1° turno veja o que você precisa saber para votar

0

Neste domingo dia (7/10), eleitores vão as urnas escolher o presidente da República, governadores de estados e do Distrito Federal e os integrantes do Poder Legislativo federal, estadual e distrital, para votar no 1° turno os eleitores devem prestar atenção no horário e como votar segundo o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As seções estarão abertas das 8h às 17h, período em que deveram comparecer em sua seção eleitoral levando um documento oficial com foto e o título de eleitor para saber as informações da zona eleitoral e a seção onde está inscrito, caso você tenha o e-título, basta levar o celular que substitui o título de eleitor de papel o uso do mesmo para por aí, pois é proibido usar celular na cabine de votação e principalmente para tirar selfies.

Caso necessite consultar seu local de votação acesse o portal do TSE e os assistentes virtuais como Facebook, Twitter e Google.

Orientações de como votar

Nestas eleições, você precisa votar em seis candidatos diferentes, acionando as teclas das urnas 25 vezes. Para ajudar a Justiça eleitoral disponibilizou  a “cola eleitoral”, que vai fazer com que o eleitor não se confunda ou se esqueça de algum número, basta anotar os números nos campos em branco.
Quando estiver na cabine de votação o primeiro voto é para deputado federal, quatro dígitos e aperte o botão “verde” confirma, em seguida deputado estadual ou distrital cinco dígitos e “confirma”, depois, são dois senadores, então, são três dígitos e “confirma” e repita o processo para cada senador. Por último são os votos para governador e presidente, os dois são dois dígitos e “confirma”. Finalmente seu voto é gravado, embaralhado, criptografado e assinado digitalmente. Assim que ouvir o sinal sonoro da urna e a tela exibir a mensagem de “FIM” você já exerceu o seu direito à democracia.

Voto Branco

Caso o eleitor não quiser dar seu voto para ninguém, ele pode apertar a tecla “branco” e, em seguida, “confirma”. Segundo o TSE, o voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas para estatísticas.

Proibido na Cabine de votação

Dentro da cabine de votação é proibido pela legislação eleitoral o uso de telefone celular, tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos.
Anote as datas não perca o horário e separe seus documentos, está na hora da sua voz ser ouvida mais uma vez.