Festa de Corpus Christi tem tapetes de sal

0

As celebrações de Corpus Christi organizadas por paróquias da Região Metropolitana do Rio ornamentam ruas com quilômetros de tapetes de sal nesta quinta-feira (20).

O maior deles foi feito na cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com cerca de 1,5 km. De acordo com a prefeitura da cidade, esse ano o conjunto de tapetes será o maior da América Latina em extensão.

O tradicional tapete começou a ser montado no fim da tarde desta quarta-feira (19) e foi concluído durante a madrugada. A sequência de 260 ornamentos toma duas das principais vias do Centro: as avenidas Coronel Moreira César e Nilo Peçanha. Segundo estimativas da igreja, 10 mil pessoas participaram da confecção do tapete.

Tapetes de sal confeccionados para a celebração de Corpus Christi em São Gonçalo — Foto: Carlos Brito / G1Tapetes de sal confeccionados para a celebração de Corpus Christi em São Gonçalo — Foto: Carlos Brito / G1

Tapetes de sal confeccionados para a celebração de Corpus Christi em São Gonçalo — Foto: Carlos Brito / G1

Para criar o adorno, foram utilizadas 60 toneladas de sal, além de borra de café, pedrarias, tintas corantes e mais de 200 sacos de 100 litros de serragem. Pelo menos 50 mil fiéis são esperados no município de Gonçalo. Os tapetes têm temas como a eucaristia e os 440 anos da cidade de São Gonçalo.

“A tradição do tapete de Corpus Christi nasceu na Bélgica, no século XIII, e depois se espalhou pelo mundo, chegando no Brasil com os colonizadores portugueses. Em São Gonçalo, nós o fazemos desde 1995. Tornou-se uma das principais tradições da cidades”, explicou o responsável pela organização do evento, padre André Siqueira.

Tapetes de sal foram confeccionados ao longo da madrugada desta quinta-feira (20) — Foto: Carlos Brito / G1Tapetes de sal foram confeccionados ao longo da madrugada desta quinta-feira (20) — Foto: Carlos Brito / G1

Tapetes de sal foram confeccionados ao longo da madrugada desta quinta-feira (20) — Foto: Carlos Brito / G1

Para evitar tumultos, 120 policiais militares e guardas municipais cuidam da segurança. A Defesa Civil e a Cruz Vermelha participam com 300 voluntários. A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo montou um posto de atendimento junto à Igreja Matriz.

Na capital, a Catedral Metropolitana contará com 35 tapetes de sal. Serão no total 105 metros de tapete, confeccionadas por mais de 100 pessoas.

Já na paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana, na Zona Sul, os fiéis fizeram um tapete diferente – o tradicional tapete que é feito de sal, serragem e borra de café, dá lugar a alimentos não perecíveis e agasalhos que foram doados e serão distribuídos para população carente após a missa de Corpus Christi desta quinta.

Na paróquia de São Francisco Xavier, na Tijuca, os fiéis terminaram os tapetes na noite desta quarta (19), com símbolos que remetem a liturgia da igreja e a pedidos de paz.

Missa com Dom Orani

Também no Rio de Janeiro, o cardeal Dom Orani Tempesta estará na procissão que sai às 16h da Candelária, no Centro, e que tem concentração a partir das 15h.

Às 17h, Dom Orani celebrará uma missa solene na Catedral Metropolitana do Rio.

Arraial da solidariedade

A Catedral Metropolitana também tem um arraial que acontece entre os dias 21, 22 e 23 de junho e que conta com shows, a apresentação de quadrilhas, barracas de comidas típicas, brincadeiras para crianças e adultos e foodtrucks. A entrada é franca.

O objetivo do evento é arrecadar fundos para as obras sociais da Catedral, como o atendimento da população em situação de rua. Apenas em 2019, pelo menos 30 pessoas foram retiradas das ruas. Além disso, a iniciativa oferece distribuição de alimentos, banheiro social e um coral.

Serviço:
Festa Junina da Catedral de São Sebastião
“Arraiá da Catedral”
Data: 21, 22 e 23 de junho
Local: Estacionamento da Catedral (Avenida República do Chile, 245 – Centro – Rio de Janeiro – RJ)
Entrada Franca. Estacionamento com 50% de desconto (de R$ 20 para R$10).