Fiéis se reúnem na Capital para confecção do tapete de Corpus Christi

0

Católicos de Campo Grande preparam desde a madrugada desta quinta-feira (31) os tapetes para a procissão de Corpus Christi, marcada para começar as 15h (de MS), no Centro. Participam fiéis de 48 paróquias e mais de 120 comunidades.

Católicos preparam tapetes de Corpus Christi em Campo Grande,

“É sempre bom confeccionar um tapete. E tem um gostinho ainda mais especial quando você se retrata. É muito especial. É muito amor”, fala a vendedora Morgana Ferreira da Silva.

Ela e um grupo da paróquia São Leopoldo, do bairro Maria Aparecida Pedrossian, confeccionam o tapete que retrata os ‘leigos’, pessoas que participam ativamente da igreja. Eles chegaram na rua 14 de julho às 6h30.

O produtor rural Marco Antônio Alves fala sobre o preparo. “Tudo começa no papel. A comunidade escolhe qual vai ser o desenho e a gente coloca no papel. Depois disso o desenho é passado pro chão, e aí gente começa a montar o tapete com os materiais como a serragem”. Ele ajuda a fazer os desenhos que vão pro tapete.

Confecção de tapete para a procissão de Corpus Christi, em Campo Grande

Tudo que é utilizado pelos colaboradores é descartável, como tampinha de garrafas. Os tapetes são produzidos desde o cruzamento da avenida Mato Grosso com a rua 14 de Julho até a avenida Fernando Corrêa da Costa, cerca de 1,1 quilômetro. Tudo fica pronto até o início da tarde para procissão e missa.

Rua 14 de julho cheia de fiéis que confeccionam tapete de Corpus Christi, em Campo Grande

O Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica. Nesta data, é celebrado o mistério da Eucaristia e o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, relembrando a quinta-feira santa em que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia com seus apóstolos.