FUTEBOL Santos faz a festa na Vila, goleia o Flamengo e garante o vice-campeonato

0

Acabou oficialmente o Campeonato Brasileiro de 2019. E o posto de vice-campeão, antes disputado por Palmeiras e Santos, terminou nas mãos do Peixe. Neste domingo, o Alvinegro Praiano recebeu o Flamengo na Vila Belmiro, pela última rodada da competição nacional, e goleou os cariocas por 4 a 0. Aos gritos de “olé” e “fica, Sampaoli”, o time santista deu show com gols de Carlos Sánchez, duas vezes, Marinho e Eduardo Sasha.

Com o resultado, a equipe paulista chegou a 74 pontos, garantiu a segunda colocação e fez sua melhor pontuação na história dos pontos corridos com 20 times. Além disso, o Santos também registrou a melhor campanha de um vice-campeão em Brasileiros com 20 clubes, formato adotado desde 2006.

Já o Rubro-Negro, que havia conquistado o título antecipado, terminou a competição com 90 pontos. Agora, o time carioca volta as atenções para a disputa do Mundial de Clubes, no Catar. A estreia está marcada para o dia 17 de dezembro contra o vencedor do duelo entre Al Hilal, da Arábia Saudita, e Espérance, da Tunísia.

O jogo

Em jogo que pouco valia para ambas as equipes, o clima leve já predominava antes do apito inicial. Completando 100 partidas disputadas com a camisa do Santos, o meio-campista Diego Pituca foi homenageado antes de a bola rolar. O volante ainda aproveitou para pedir a namorada em casamento.

Em campo, as duas equipes protagonizaram um início de confronto movimentado, com duas boas chegadas para cada lado nos primeiros 11 minutos. E o marcador foi aberto pelos donos da casa. Aos 14, Sánchez achou um belo passe para Soteldo nas costas de Rodinei. O camisa 10 dominou, parou e rolou para Marinho, que emendou de primeira, de canhota, para balançar as redes.

Oito minutos depois, Sánchez aproveitou a falha de Filipe Luís na saída de bola, fez o domínio na coxa, invadiu a área e bateu cruzado de direita para ampliar a vantagem santista. O Flamengo nem teve a chance de responder, já que foi dominado por um intenso Alvinegro Praiano. Regidos por uma atuação de gala do camisa 7 uruguaio, os paulistas poderiam ter ido para o intervalo com uma diferença ainda mais extensa no placar, mas pararam em Diego Alves.

Na segunda etapa, o Rubro-Negro voltou melhor que no primeiro tempo e equilibrou um pouco mais a partida. Aos dez minutos, Arrascaeta arrancou pelo meio e encontrou Vitinho na esquerda. O camisa 11 entrou na grande área, ajeitou para a canhota e finalizou, mandando perto da meta de Everson.

Apesar disso, o Santos mais uma vez foi às redes. Aos 17, Soteldo fez ótima jogada pelo esquerdo do ataque, passou por Rodinei e fez o cruzamento para Eduardo Sasha, que completou de cabeça para fazer o terceiro do Peixe. E mesmo com o placar confortável, os comandados de Jorge Sampaoli ainda marcaram pela quarta vez. Marinho aproveitou erro de Diego no ataque e abriu para Victor Ferraz. O lateral cruzou para Sánchez, que, livre, fechou a goleada.

almeiras vence, termina em terceiro e rebaixa Cruzeiro à Série B


Foto: Divulgação

O Estádio do Mineirão viveu uma tarde conturbada neste domingo. Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras garantiu o terceiro lugar ao ganhar por 2 a 0 do Cruzeiro, rebaixado à Série B. Com confusão nas arquibancadas, o árbitro Marcelo de Lima Henrique resolveu encerrar o jogo antes do fim do tempo regulamentar.

Superados pelo campeão Flamengo (90), Santos e Palmeiras terminam com os mesmos 74 pontos, mas o time praiano leva vantagem no número de vitórias (22 a 21) e, portanto, garante o vice-campeonato. O Cruzeiro, com apenas 36 pontos, termina no 17º posto, o primeiro dentro da zona de rebaixamento.

Com o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras tem direito de participar diretamente da fase de grupos da edição de 2020 da Copa Libertadores. Em seu primeiro compromisso na próxima temporada, marcado para 15 de janeiro, o time alviverde pega o Atlético Nacional, pela Copa Flórida.

O Jogo – Com o Cruzeiro ameaçado pelo rebaixamento, o Palmeiras conseguiu assustar logo nos primeiros momentos da partida. Em cobrança de lateral pela direita, Marcos Rocha jogou a bola na área. Léo cabeceou para trás e Fabio precisou se esforçar para tocar por cima..

O Palmeiras, tranquilo em campo no Mineirão, não demorou para chegar com perigo ao ataque novamente. Lucas Lima percebeu a subida de Zé Rafael pela direita e lançou na medida. Ele ganhou de Henrique e bateu cruzado para boa defesa do experiente Fabio.

Em uma rara subida ao ataque do Cruzeiro, Jadson cruzou da direita e Pedro Rocha mandou por cima. Já no final, Ezequiel desceu pela esquerda e tocou para o meio, mas Weverton interceptou. O único momento de vibração para a torcida local foi pelo gol do Botafogo contra o Ceará.

O Palmeiras conseguiu inaugurar o marcador aos 11 minutos da etapa complementar. Dudu recebeu lançamento em profundidade pela esquerda, levou a melhor sobre Cacá e tocou de calcanhar para Raphael Veiga cruzar. Zé Rafael completou rasteiro e superou Fabio.

Logo após o gol do Palmeiras, o técnico Adilson Batista fez sua terceira alteração ao trocar Pedro Rocha por Maurício. A situação do Cruzeiro, já desesperadora, piorou ainda mais no momento em que o Ceará empatou contra o Botafogo no Rio de Janeiro.

Aos 38 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique cruzou da direita e Dudu completou de cabeça para ampliar a vantagem do Palmeiras. A adoção de torcida única no Mineirão não evitou confusão nas arquibancadas e o jogo precisou ser encerrado antes do final.

Corinthians se despede com derrota para o Fluminense na Arena


Foto: Divulgação

O Corinthians se despediu de seus torcedores nesse domingo com uma derrota para o Fluminense dentro da Arena de Itaquera. Evanilson, em seu terceiro jogo na equipe principal do Flu, marcou dois belos gols no primeiro tempo. Gustavo descontou na etapa final, mas o Tricolor Carioca levou os três pontos com o placar de 2 a 1 nessa 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado não fez o Timão perder a sétima posição devido ao tropeço do Inter. Assim, o alvinegro terminou a competição com 56 pontos. Já o Fluminense pegou a última vaga para a Copa Sul-Americana, com 46 pontos, na 14ª colocação.

Primeiro tempo O Corinthians até que teve um início promissor, mas pagou por uma falha coletiva atrás. Gabriel recuou sem necessidade para Cássio, que mandou para lateral. Na sequência, Nenê cruzou e Marllon foi lento. Só deu tempo de assistir Evanilson completar para a rede.

O Corinthians sentiu o gol. E se na frente faltava criatividade, atrás mais um lance ‘bizarro’ comprometeu o jogo de vez. A bola pipocou dentro da área até Boselli errar a direção da cabeçada. Bola no pé de Evanilson, que de chapa deixou Cássio estático para ampliar.

Segundo tempo Dyego Coelho apostou em Jadson no lugar de Urso e promoveu a estreia de Lucas Piton na vaga de Carlos logo no intervalo. O Corinthians, de fato, melhorou e partiu para a pressão.

Ainda assim, o gol só saiu quando Gustavo já estava em campo na vaga de Boselli. Cabeçada certeira do camisa 19 depois de cruzamento do jovem e promissor lateral esquerdo.

Gustavo ainda mandou uma na trave. Aliás, a sequência do lance teve pênalti em Jadson. Com o auxílio do VAR, no entanto, tudo foi anulado devido a uma falta de Janderson no início da jogada.

A frustração abalou todo o estádio, com exceção dos tricolores, que souberam administrar a vantagem até o fim para comemorar a vitória na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Em partida de cinco gols, Goiás derrota o Grêmio no Serra Dourada


Foto: Divulgação

Neste domingo, o Goiás recebeu o Grêmio em partida válida pela 38° e última rodada do Campeonato Brasileiro e em partida muito movimentada, venceu pelo placar de 3 a 2.

Com o resultado, o clube esmeraldino encerra a competição em décimo, com 52 pontos, ao passo que o time gaúcho, com 65, fica na quarta posição.

O placar foi aberto logo aos três minutos de jogo no Serra Dourada. Após cobrança de escanteio feita por Marcelo Hermes, Rafael Moura subiu mais que todo mundo para mandar no contrapé do goleiro adversário e colocar o Goiás em vantagem. Mesmo com o gol tomado no início, o Grêmio não desanimou e respondeu dois minutos depois com Pepê, que após receber lançamento, parou na defesa de Tadeu.

Já aos 22 minutos, após jogada pela direita, a bola chegou para Patrick dentro da área, que mesmo travado, conseguiu finalizar e empatar para o Tricolor Gaúcho. A resposta dos mandantes veio aos 33, com finalização de Yago Felipe de fora da área que passou por cima do gol, e aos 36, o time visitante conseguiu a virada. Ferreira fez bela jogada pela direita, deu uma caneta no adversário e cruzou na medida para Isaque completar de letra e balançar as redes.

A comemoração do Grêmio, contudo, não durou muito tempo. Aos 44 minutos, em um lance parecido com o primeiro gol do Esmeraldino, Marcelo Hermes cobrou escanteio e novamente Rafael Moura subiu mais que todo mundo para empatar o jogo.

Aos seis minutos da etapa complementar, Isaque marcou o terceiro do Grêmio, mas o tento foi anulado pois havia impedimento no lance. Já aos 19, Leandro Barcia acertou o travessão, Rafael Moura pegou o rebote e ajeitou para Yago Felipe, que bateu de fora da área e colocou o Goiás novamente em vantagem.

Aos 30, Frizzo arriscou de fora da área em busca de mais um empate gremista, mas Tadeu espalmou. Aos 38, foi a vez de Pepê tentar, mas mandar por cima do gol dos goianos. Já aos 48, na última chance do jogo, Ferreira venceu Tadeu, mas viu a bola bater na trave antes de sair.