Lula lá: Vox Populi mostra todos cenários com liderança acima 50% ou quase metade dos pesquisados

0

“Não tem jeito, o homem é o ‘bicho’…é ‘o cara’ ”, como disse o ex-presidente dos EUA, Barak Obama, seja para quem o gosta, como para os que não gostam e combatem fervorosamente, principalmente nos últimos três anos” …. e tem Lula Lá !!! (sic)…

Sim, a frase se ‘justifica ou mostra”, que tem última pesquisa, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sendo o disparado preferido para voltar a presidência da Republica do Brasil, nas eleições gerais, regular e dentro da Lei, que acontecerão em outubro de 2018. Lula tem quase a metade das intenções de voto, espontaneamente (quando não se fala nomes), e, mais de 50% na estimulada, quando se mostra nomes e seus possíveis adversários, quase todos do campo da Direita ou extrema direita. Todos, até nem chegam próximos dos percentuais do petista, que aparece com 53%.

O resultado é da recém ‘saída do forno’ pesquisa Vox Populi contratada pela CUT, que mostra o ex-presidente, líder na corrida presidencial em todos os cenários, inclusive nos quatro cenários de segundo turno analisados. Assim, a frase inicial acima, ‘justifica-se’ ou é para mencionar o último resultado, tanto das investidas politica e jurídicas contra Lula – com uma condenação por quase 10 anos, pelo juiz federal de primeira instancia em Curitiba, que está sendo recorrida – como do atual estado politico, do cenário nacional, que deteriorado, não apresenta qualquer opção.

De acordo com o levantamento, no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PEN-RJ) ou João Doria (PSDB-SP), Lula alcança 53% das intenções de voto. Se os candidatos forem Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou Marina Silva (Rede-AC), o ex-presidente bate ambos com 52%.

Na pesquisa estimulada, quando o candidato tucano é Alckmin, o nome do PSDB atinge 6% das intenções de voto e Lula, 47%. Bolsonaro tem 13%, Marina (REDE), 7%, e Ciro Gomes (PDT), 3%. Contra Doria, Lula tem 48% das intenções de voto, Bolsonaro aparece com 13%, Marina tem 8% e o prefeito de São Paulo empata com Ciro Gomes, com 4%.

Espontânea – quase 50%

Na pesquisa espontânea (quando não são apresentados nomes de possíveis candidatos), Lula é o mais lembrado. Ele aparece com 42%, e ainda são dois pontos percentuais a mais do que o último levantamento do instituto no mês de junho. O segundo colocado é Jair Bolsonaro, que aparece bem longe, lá atrás, com apenas 8%.

Marina Silva aparece na terceira colocação com 2%. Com 1% estão Sérgio Moro, Ciro Gomes, Joaquim Barbosa, João Dória, FHC e Geraldo Alckmin. Aécio não pontuou. Declararam que não vão votar branco ou nulo, 16% e 25% não responderam.

Dados Pesquisa

A pesquisa CUT-Vox Populi foi realizada entre os dias 29 e 31 de julho, com 1999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios, em áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, estimada em um intervalo de confiança de 95%.