Lula preso: apoiadores seguem mobilizados e ministro suspende tramitação de ação

0
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no quarto dia de prisão nesta quarta-feira (11). Ele segue na sala especial na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Movimentos sociais seguem mobilizados em apoio a Lula. Uma vigília permanente foi montada nas proximidades da Polícia Federal, e este fato vem desagradando grande parte dos moradores da região.

Para esta quarta-feira, as organizações Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo organizaram manifestações em várias cidades. A intenção é pressionar o Supremo Tribunal Federal para colocar para votar as duas ações declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) sobre prisão após condenação em segunda instância.

No entanto, o assunto não deve ser discutido hoje, já que o ministro Marco Aurélio divulgou na noite de terça-feira (10), que “aceitou o pedido do Partido Ecológico Nacional (PEN) para suspender por cinco dias a ação na qual a legenda discute a legalidade da execução de condenações após o fim de recursos na segunda instância da Justiça.

Apesar de não estar pautada para ser julgada, o relator, ministro Marco Aurélio, havia afirmado, anteriormente, que deveria pedir, nesta quarta-feira, à presidente da Corte ministra Cármen Lúcia, para que a questão fosse julgada novamente. A pretensão do ministro seria uma forma de pressionar a Corte a analisar o caso.

Terça-feira

A terça-feira (10) foi movimentada na Polícia Federal em Curitiba. Uma comitiva de governadores e senadores tentou visitar o ex-presidente, mas não houve autorização da justiça, e eles foram barrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here