Meteoro explode no céu, e clarão é visto por moradores do noroeste do Paraná

0

Por RPC Noroest

Clarão no céu chama atenção de moradores do Noroeste

Clarão no céu chama atenção de moradores do Noroeste

Moradores de várias cidades do noroeste do Paraná dizem que viram um clarão no céu e escutaram um estrondo, como se fosse um trovão, na madrugada desta sexta-feira (13).

O fenômeno foi provocado por um meteoro que entrou na atmosfera da Terra, segundo a Rede de Observação Brasileira de Meteoro – organização que observa esse tipo de acontecimento no Brasil.

Câmeras de segurança de algumas casas registraram o clarão, e essas imagens causaram uma discussão ainda maior.

“Olhamos para o céu e vimos uma bola de fogo passando muito rápido. Depois ela virou vários pedaços e sumiu”, contou uma moradora.

“Estava preparando a minha comida para vir trabalhar, por volta das 5h30, ouvi um estrondo, uma forte explosão. Sai para ver o que era, achei que era assalto a banco, mas percebi que a explosão veio do céu”, disse um morador de Rondon.

A organização informou que um meteoro entrou na atmosfera da Terra na madrugada, explodiu e partes dele podem ter caído em cidades da região. Ainda não é possível afirmar o local.

Essa organização, que opera uma rede de monitoramento de meteoros, está analisando dados para saber a localização e até o tamanho desse meteoro.

O Observatório Nacional informou que recebeu relatos desse meteoro, mas ainda está investigando para ter mais detalhes do acontecimento.

Informou que a explosão ocorre por causas do impacto com a atmosfera, pois a velocidade pode chegar a mais de 120 mil quilômetros por hora, gerando uma luz forte e som, que é chamado de estampido sônico.

Câmera de segurança de uma casa flagrou o momento que o clarão apareceu no céu no noroeste do Paraná — Foto: Reprodução/RPCCâmera de segurança de uma casa flagrou o momento que o clarão apareceu no céu no noroeste do Paraná — Foto: Reprodução/RPC

Câmera de segurança de uma casa flagrou o momento que o clarão apareceu no céu no noroeste do Paraná —