Menu
 Inicio
 Registro
 Administrador
 Menu
 Torpedos
 Downloads
 Enquete
 Galeria de Fotos
 Seus Links
 Recomende-nos
 Internet_TV
 Artigos
 Internet_Radio3
 Publicações
 Conteudos
 Album
 Estatística
 Fale Conosco

· Procurar

 Radio On
Ouça Agora:
Nenhuma opção foi escolhida



<a href=''>Play Nenhuma opção foi escolhida</a>

Abrir em janela pop-up

 Previsão

 Visitas
Até o momento, recebemos
13804370
vizualizações de páginas (page views) desde July 2007

 Apoios:


PSB
Diversos

Grupo do PSB pede saída de Tereza Cristina com insistência de apoio a Temer

A deputada federal por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PSB), que é da chamada bancada ruralista, insiste no apoio ao presidente Michel Temer, enquanto seu partido já decidiu a dias, que os socialistas fariam oposição a atual a gestão, e que, os parlamentares deveriam votar pela aceitação do processo de investigação contra Temer, que corre na Câmara dos Deputados. A atitude da sul-mato-grossense, já pode levar a sua retirada do partido, pois seu apoio, além de repercutir no Estado, onde é cobrada, por eleitores e seus correlegionários, a marca em nível nacional na sigla, que ela ainda é líder da bancada na Casa de Lei, onde havia pedidos informais para que ela cumprisse determinação partidária, mas ela desafiou e não cumpriu para troca de apoiadores de Temer na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e ainda avisou “que ela era quem mandava na bancada”.

A deputada ainda apareceu nesta semana em encontros e conversas oferecidos em sua residencia a Temer, além de que ela admitiu negociações e encontros com emissário do PMDB e DEM para migrar de legenda. Outro agravante contra a representante de MS, é que Tereza e outros noves deputados, já chamados de dissidentes, apoiam as reformas propostas pelo Governo Federal, que são contrárias à posição da direção do partido.

Assim, com tudo isto, nesta quinta-feira (20), a Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, pediu que a deputada sul mato-grossense deixe o partido, antes de ser expulsa. O pedido, foi feito por meio de uma nota enviada à bancadas do partido no Senado e na Câmara.  A nota é dura, onde há parte que as “mulheres” nem citam o nome da parlamentar. “Exigimos que a pessoa em questão [Tereza] não espere o processo de expulsão por meio da representação do Conselho de Ética e que tenha a dignidade de deixar o PSB, antecipando-se assim a mais essa situação de desmoralização pública”, diz a nota assinada pela deputada Dora Pires (PSB), secretária nacional do partido.

O grupo de 11 mulheres da Secretaria Nacional do PSB resolveu levar a questão à Executiva Nacional da sigla. Na nota, as deputadas dizem que a posição de Tereza representa “a desmoralização das mulheres socialistas e de esquerda”, e pedem sua saída imediata “das fileiras socialistas”. Em entrevista à IstoÉ, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) afirmou que irá cobrar que o presidente do partido, Carlos Siqueira, tire Tereza da liderança do PSB na Câmara. “A gente não pode ficar nessa situação em que a líder conspira contra a bancada que ela lidera para poder levar para outros partidos”, disse o parlamentar ao periódico.

Outro Lado

Na terça-feira (18), o presidente Michel Temer (PMDB) teria participado de um café da manhã na casa da deputada sul mato-grossense. Segundo a própria parlamentar afirmou à imprensa nacional, o motivo da reunião teria sido evitar que Tereza e um grupo de 10 deputados deixasse o PSB e migrasse para o DEM. O presidente ainda teria oferecido espaço em seu partido aos dissidentes pessebistas.

Em virtude do recesso parlamentar, Tereza está em Campo Grande, mas ainda não se manifestou sobre o assunto à imprensa local.

Ontem, a liderança do partido na Câmara tentou amenizar o assunto e disse que ainda mantém diálogo com Tereza e demais parlamentares ‘dissidentes’.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

COLIRIO
Diversos

Superbumbum de Gracyanne Barbosa em clique de fio dental “choca” a web

© Reprodução
Gracyanne Barbosa não cansa de lacrar a web. Mais uma vez, o assunto foi o bumbum da musa fitness. No clique, divulgado no Instagram na noite desta quarta-feira (19/7), ela posou com um body fio dental vermelho e meias 7/8 combinando.

Bastou a foto cair na internet, que os comentários pipocaram na página de Gracyanne. Como sempre, muitos elogiaram o corpo da musa. Outros, no entanto, condenaram a foto da esposa do Belo. “Que abundância”, escreveu um internauta. “Extremamente desnecessário esse tipo de foto”, disse outro.
© Reprodução
Essa não é a primeira vez que a musa impressiona os fãs com suas fotos. No final de junho, Gracyanne causou a maior polêmica ao postar uma foto extremamente sensual com uma mensagem de duplo sentido.

 


 






 




 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

SENADORA
Diversos Tenho consciência de fazer o que é melhor para o país e para as pessoas’ diz senadora

Simone Tebet, que cumpre agenda em Três Lagoas, participou do Jornal RCN Notícias da Rádio Cultura FM

Resultado de imagem para SIMONE TEBET

A senadora Simone Tebet (PMDB) cumpre agenda nesta quinta-feira (20), em Três Lagoas, onde participa de reuniões com o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), com vereadores e visita alguns bairros da cidade.

Simone participou do Jornal RCN Notícias da Rádio Cultura FM (106,5MHz) na manhã de hoje e falou sobre a tão polêmica Reforma Trabalhista, sobre política e atuação como parlamentar.

A senadora disse que está sempre em Três Lagoas, onde mora os seus familiares e tem residência. Comentou que não procura “alardear” as visitas, porque esse não é o objetivo, mas está sempre verificando os problemas da cidade e tentando ajudar o município no que for possível como senadora.

Comentou que não analisa partido, ou adversários políticos, quando se tratada de ajudar o município e o Estado na obtenção de recursos, ou em outros situações.

“Não me considero inimiga de ninguém, e acho que ninguém também me considera inimiga. Somos todos cristãos e temos que viver todos em harmonia. Divergimos em alguns pontos, mas temos que conviver com as pessoas, faz parte do processo. Embora adversários políticos, eu e o prefeito [Ângelo Guerreiro] sempre estivemos em eventos juntos. Quando ganhou a eleição ele nos fez uma visita e pediu recursos em nome de Três Lagoas e eu ofereci . Portando, estamos em conjunto trabalhando em prol de Três Lagoas, assim como eu trabalho para todos os municípios, independente de partido”, comentou .

REFORMA

A respeito da tão polêmica Reforma Trabalhista, que a senadora aprovou, Simone disse que tem a consciência de que tem de fazer o que é melhor para o país e para as pessoas, mesmo que, em um primeiro momento, elas não compreendam. “Sou mãe, às vezes, nego coisas para minhas filhas que não compreendem agora, mas vão compreender no futuro”, disse.

De acordo com a senadora, a reforma Trabalhista aprovada do jeito que está,não serve. “Aprovamos com o compromisso do governo de mandar uma Medida Provisória, alterando alguns prontos em excesso. Por exemplo, o trabalho intermitente, que não existia, e agora querem que exista. Para algumas atividades, em até certo ponto é saudável e positivo, mas eu votei contra, pois do jeito que estava, era uma aberração, um absurdo contra os trabalhadores. Isso já vem na Medida Provisória alterada” comentou.

Ainda segundo Simone, a reforma é um mal necessário em alguns pontos, mas tem outros que vão ao encontro, ao anseio da população.  “Um exemplo, o trabalhador que tem uma hora de almoço, pode ter opção, em acordo com o patrão, de ter meia hora de almoço para chegar mais cedo em casa. São regras mais flexíveis que todos possam ganhar. Se tiver excesso, no futuro pode alterar”, comentou.

Quanto às críticas que tem recebido por parte de algumas pessoas, ressaltou que não comenta até porque, tem consciência de que é preciso fazer o que é melhor para o país e para as pessoas . Disse que muitas inverdades sobre a Reforma têm sido publicadas, como por exemplo, o fim das férias, fim do 13º salário, fim da carteira assinada... “Se tem um lado bom da mentira, se é que existe, é que mentira tem perna curta. Vai chegar dezembro, as pessoas vão receber o seu 13º salário, vão ter suas férias ...”, comentou


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PT
Diversos


Depois de condenar o ex-presidente Lula sem provas, de propagar mentiras e contradizer sua própria sentença, o juiz Sergio Moro decidiu agora vingar-se de um inocente. Ao bloquear os bens de Lula, em decisão revelada hoje (19), Moro decretou uma pena de asfixia econômica que priva o ex-presidente de sua casa, dos meios para subsistir e até para se defender das falsas acusações.

Foi uma decisão mesquinha, tramada em segredo ao longo de 9 meses com a Força Tarefa de Curitiba, e concluída após a forte reação da sociedade e do mundo jurídico à sentença injusta no caso do tríplex. É um caso típico de retaliação, de quem se vale da cumplicidade com a Rede Globo para cometer todo tipo de arbitrariedades contra o maior líder popular do País.

A cada decisão que profere, Moro escancara as contradições do processo do tríplex. Ele condenou Lula por ser o suposto dono do imóvel, mas fugiu à prova da inocência, argumentando que a propriedade não seria relevante para o caso.

Reconheceu que a construção do prédio foi financiada por um fundo gerido pela Caixa, mas, contraditoriamente, condenou Lula alegando que a obra teria sido paga por uma suposta conta de propinas. E, mesmo admitindo que Lula não recebeu recursos desviados da Petrobrás, condenou Lula a ressarcir a estatal em R$ 16 milhões.

A decisão revelada hoje é ainda mais grave porque os efeitos da pena de asfixia econômica são imediatos. A alegação de Moro para o bloqueio de bens é mais uma injúria assacada pelo juiz contra Lula, mais uma iniquidade como as que foram cometidas contra Dona Marisa e a família do ex-presidente. Moro mostrou mais uma vez que não tem equilíbrio, discernimento, nem a necessária imparcialidade para julgar ações relativas ao ex-presidente Lula.

Depois de três anos de investigação, de quebrar o sigilo fiscal e bancário de Lula, seus familiares e colaboradores, o juiz Sérgio Moro sabe que o ex-presidente não tem contas ocultas nem patrimônio inexplicável. Sabe também que o patrimônio e os bens de Lula são aqueles atingidos pelo bloqueio, compatíveis com o de uma pessoa de 71 anos que trabalha honestamente desde criança.

A cada ato de violência, como os praticados por Sergio Moro, fica mais claro para o povo brasileiro que Lula é vítima da mais avassaladora perseguição judicial, midiática e política que já se viu neste País. O PT repudia mais esta arbitrariedade e vai reagir, por todos os meios, para impedir que se consume essa violência inominável.

São Paulo, 19 de julho de 2017
PARTIDO DOS TRABALHADORES


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AMAMBAI
Diversos

Polícia Militar troca comando nesta segunda-feira em Amambai

Solenidade da passagem do cargo será dia 24, mas o novo comandante da 3ª CIPM já está atuando frente à unidade policial.

Clique na Imagem para ampliá-la

O novo comandante tenente-coronel Wesley Feire de Araújo. Ato solene de passagem de comando será dia 24, mas ele já responde pelas ações da 3ª CIPM. (Fotos: Vilson Nascimento e 3ª CIPM)

 

Uma solenidade marcada para acontecer a partir das 9h da manhã do dia 24 de julho, portanto segunda-feira que vem, vai marcar da passagem de comando da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM ), com sede em Amambai.

O ato, que deverá contar com a presença de autoridades e representantes de classes de Amambai e de municípios da região, bem como do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o “Barbosinha”, acontecerá no Centro de Eventos da Prefeitura, o antigo “Alphaville Clube”.

Vai assumir o comando da 3ª CIPM em substituição ao major Carlos Magno da Silva, que passará a atuar em uma unidade policial em Dourados, o tenente-coronel Wesley Freire de Araújo, que estava atuando junto ao Comando-Geral da Polícia Militar de MS, em Campo Grande.

De acordo com a Polícia Militar após o ato de passagem de comando as autoridades irão realizar o lançamento oficial do sistema de vídeomonitoramento, que já está em fase de teste desde o ano passado no município.

Além de Amambai, a 3ª Companhia Independe de Polícia Militar que conta com um efetivo atual de 112 policiais, também é responsável pelo policiamento preventivo nos municípios de Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia, que somados tem uma população estimada em 88,5 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

São 38.030 mil habitantes em Amambai, 11.116 em Tacuru, 10.811 em Sete Quedas, 13.674 em Paranhos e 14.916 habitantes em Coronel Sapucaia, sendo que estas três últimas cidades fazem fronteira seca com o Paraguai.

Resultado de imagem para MAJOR CARLOS MAGNO

MAJOR MAGNO

Fonte: A Gazeta News

SRA traz atendimento odontológico gratuito para Amambai

Em parceria com o Senar, Projeto Pingo D’água atenderá até sábado na Vila Limeira

 

O Sindicato Rural de Amambai, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de aprendizagem Rural) trouxe novamente para Amambai o Projeto Pingo d’água, que tem o objetivo de levar atendimento odontológico às comunidades rurais.

Por meio de um ônibus adaptado e equipado com instrumentação odontológica, o projeto conta com atuação de profissionais da área, que realizam atendimentos e orientações sobre higiene bucal às crianças e familiares.

Segundo o dentista Augusto Carvalho, a oportunidade que o Senar proporciona é de grande importância para a população. “Muitas pessoas não têm acesso a tratamentos odontológicos por diversos motivos, entre eles a baixa renda. Um atendimento gratuito atende as necessidades dos moradores da população da vila e de todo município, já que qualquer pessoa, a partir dos 6 anos de idade pode receber o tratamento”. Comenta o dentista.

O ônibus do Projeto ficará até sábado (22) na Vila Limeira, junto à Associação de Moradores do bairro. Aqueles que tiverem interesse podem chegar ao local e realizar um pequeno cadastro, o atendimento é realizado por ordem de chegada e funciona das 7h às 19h, com intervalo de duas horas para almoço.

No domingo, o ônibus partirá para o Assentamento Guanabara e em seguida partirá para o Assentamento Auxiliadora. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3481 1093 ou diretamente com a equipe do Senar no ônibus do Projeto.

Fonte: Assessoria SRA 


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ZECA E VANDE
Diversos

Fachin arquiva processo contra Zeca e Vander em delação de Mônica Moura e João Santana

Denúncia dava conta de pagamento de caixa dois para quitar dívidas de campanha de Vander

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator dos processos da Operação Lava-Jato arquivou o processo em que a publicitária Mônica Moura, esposa do marqueteiro João Santana, citava o então ex-governador e hoje deputado Federal Zeca do PT por ter feito repasses de caixa dois para quitar despesas da campanha municipal de Campo Grande em 2004, quando o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) concorreu a prefeitura pelo partido.

O pedido de arquivamento veio em junho pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, logo após o deferimento da delação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no final de maio. Fachin acolheu o pedido da PGR e arquivou o processo na semana passada no dia 14 de julho. A decisão ainda será publicada no Diário Oficial após o recesso forense no início de agosto.

Após o levantamento do sigilo da delação do casal de marqueteiros, Zeca afirmou que nunca autorizou que ninguém realizasse qualquer tipo de pagamento aos dois. Já Vander garantiu que todos os pagamentos foram realizados dentro da legalidade e contida na prestação de contas.

“A expectativa era essa, que o processo fosse realmente arquivado. A procuradoria entendendo que não há absolutamente nenhuma prova a respeito da denúncia da Dona Mônica, esposa do João Santana, entendeu de que deveria propor o arquivamento.
Sempre tive confiança nisso, porque tudo que praticamos, fizemos lisura, com comportamento ético. Tenho convicção de que os outros processos, o da JBS e o da Odebretch também caminham para o mesmo caminho pelo Ministério Público Federal (MPF), por falta de provas o procurador deve pedir o arquivamento”, opinou Zeca do PT.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ZECA DO PT
Diversos

Resultado de imagem para ZECA DO PT

Fachin arquiva processo contra Zeca e Vander em delação de Mônica Moura e João Santana

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator dos processos da Operação Lava-Jato arquivou o processo em que a publicitária Mônica Moura, esposa do famoso marqueteiro, João Santana, citava o ex-governador e hoje deputado Federal Zeca do PT por supostamente ter feito repasses de caixa dois para quitar despesas da campanha municipal de Campo Grande em 2004, quando o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) concorreu a prefeitura pelo partido.

O pedido de arquivamento veio em junho pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, logo após o deferimento da delação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no final de maio. Fachin acolheu o pedido da PGR e arquivou o processo na semana passada no dia 14 de julho. A decisão ainda será publicada no Diário Oficial após o recesso forense no início de agosto.

Após o levantamento do sigilo da delação do casal de marqueteiros, Zeca afirmou que nunca autorizou que ninguém realizasse qualquer tipo de pagamento aos dois. Já Vander garantiu que todos os pagamentos foram realizados dentro da legalidade e contida na prestação de contas.

“A expectativa era essa, que o processo fosse realmente arquivado. A procuradoria entendendo que não há absolutamente nenhuma prova a respeito da denúncia da Dona Mônica, esposa do João Santana, entendeu de que deveria propor o arquivamento. Sempre tive confiança nisso, porque tudo que praticamos, fizemos lisura, com comportamento ético. Tenho convicção de que os outros processos, o da JBS e o da Odebretch também caminham para o mesmo caminho pelo Ministério Público Federal (MPF), por falta de provas o procurador deve pedir o arquivamento”, opinou Zeca do PT.

ZECA DO PT

Partidos e movimentos sociais realizam ato pela democracia e contra condenação de Lula

Os partidos políticos de esquerda de Mato Grosso do Sul em conjunto com os movimentos sociais e sindicatos realizaram nesta quinta-feira (20), um ato pela democracia e contra a condenação do ex-presidente Lula, pela saída do presidente golpista Temer e por eleições diretas para presidência.

O movimento também pede a revogação da Reforma Trabalhista aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Temer neste mês e a suspensão do andamento da Reforma da Previdência, que está em pauta para votação após o recesso parlamentar. 

O ato  é capitaneado pelo PT, PDT, PcdoB e terá a participação da Frente Brasil Popular-MS, Comitê Contras da Reformas, além das Centrais Sindicais CUT (Central Única dos Trabalhadores e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).

A manifestação vai acontecer na sede do Sintracom, às 18 hs, na rua Maracaju, n 878, no centro de Campo Grande.  

Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

UM HOMEM CHAMADO DIRCEU LANZARINI
Diversos

Resultado de imagem para DIRCEU LANZARINI

DIRCEU LANZARINI, AGRONOMO DE FORMAÇÃO, PREFEITO DE AMAMBAI POR TRES MANDATOS, BOM CARACTER,, FEZ E FAZ PARTE DO GOVERNO ZECA DO PT, ANDRÉ PUCCINELLI E AGORA REINALDO AZAMBUJA. DIRCEU TEM ESTRELA, É CARISMATICO, NÃO É MÉDICO,MAS CONSTRUIU 80%  DOS POSTOS DE SAÚDE DE AMAMBAI.

MESMO SEM SER CANDIDATO NAS ULTIMAS ELEIÇÕES EM AMAMBAI, FOI A PESSOA MAIS CRITICADA  NOS PALANQUES, MAS COMO A POLITICA TEM O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS, HOJE ANDA DE BRAÇOS DADOS COM TODOS OS CANDIDATOS... DIRCEU COMO PREFEITO SEMPRE FOI ABERTO AO DIÁLAGO, INCLUSIVE RECEBIA COM NATURALIDADE AS CRITICAS. ALIÁS, DEMOCRACIA É ISSO MESMO, NADA DE RANCORISMO. AS PESSOAS PASSAM, MAS O CARGO FICA.  JA VI PASSAR PELA PREFEITURA DE AMAMBAI 10 PREFEITOS, EU CONTINUO O MESMO, MAS MUITO DELES NÃO. UMA DICA PARA OS PREFEITOS DE  PLANTÃO- SEGUREM A LINHA QUE JA ESTA SOLTA, SENÃO VAI VIRAR LOGO UM NOVELO...

JORGE PACHECO


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PDT
Diversos

PDT convida Odilon de Oliveira e Sérgio Cruz para disputa das eleições 2018

O presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) em Mato Grosso do Sul, deputado federal Dagoberto de Oliveira, pretende engrossar as fileiras da legenda para as eleições de 2018 trazendo dois nomes de expressão para o partido: o juiz federal Odilon de Oliveira, como candidato ao governo de Mato Grosso do Sul ou ao Senado; e o jornalista, radialista e ex-deputado estadual e federal, Sérgio Cruz, comentarista do programa Tribuna Livre, do grupo Capital de Comunicação, à Câmara dos Deputados.

Segundo o presidente do PDT no Estado – que têm planos pessoais de candidatar-se à reeleição na Câmara dos Deputados – “esse é momento do Odilon”. Dagoberto justificou o convite ao magistrado – conhecido nacionalmente pelo combate ao crime organizado, em especial ao tráfico de drogas – para a disputa do governo do Estado ou a uma vaga no Senado Federal: “Este é o nome mais indicado para um momento em que a sociedade brasileira clama por ética na política.”

 

Dagoberto lembrou que “o crime organizado nada de braçada” na vasta faixa de fronteira seca de Mato Grosso do Sul com Bolívia e Paraguai, diante da falta de interesse do governo Federal em investir na Polícia Federal, “que conta com apenas três delegacias na região: em Ponta Porã, Naviraí e Dourados.”

O presidente do PDT no estado defendeu a visão da legenda de que “é muito mais barato investir no fortalecimento do monitoramento da fronteira, do que investir em tecnologia de fiscalização de aeroportos, por exemplo” e que “o nome de Odilon de Oliveira seria o mais adequado para levar adiante essa e outras propostas”.

O juiz federal Odilon de Oliveira, que deve se aposentar em outubro deste ano, teria sinalizado com a possibilidade de aceitar ao convite do PDT estadual. Segundo Dagoberto, o magistrado teria afirmado que “gostaria de retribuir à população de Mato Grosso do Sul tudo o que estado lhe proporcionou profissionalmente, como juiz federal, ajudando de outras formas, que não somente no combate ao crime organizado.” Odilon teria afirmado que “gostaria de propor ações em áreas como Saúde e Educação, por exemplo.”

Dagoberto ainda confirmou o convite ao jornalista, radialista e comentarista político do programa Tribuna Livre, da Capital FM e do portal de notícias Página Brazil, Sérgio Cruz.

 

Destacando “a longa história de militância” de Cruz, como deputado estadual (entre 1975 a 1979) – ainda pelo antigo Mato Grosso uno -; e depois, como deputado estadual pelo então recém-criado estado de Mato Grosso do Sul (entre 1979 e 1983) e como deputado federal (entre 1983 e 1987):

“Sérgio Cruz foi um grande deputado, combativo, extremamente dedicado aos menos favorecidos, à causa indígena, à defesa dos direitos dos assentados e em defesa da Reforma Agrária. Espero que ele aceite o convite. Estamos montando um time forte!”, concluiu.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

GILMAR & LUCIANA
Diversos

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, criança

HOJE É UMA DATA ESPECIAL PARA O CASAL LUCIANA & GILMAR VICENTIM, DOZE ANOS DE UMA FELIZ UNIÃO. PARABENS


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

História do Jornal Correio da Fronteira
Diversos

“O Jornal Correio da Fronteira nasceu com o compromisso de cobrir e não encobrir os fatos”, diz o diretor fundador do jornal, Jorge Pacheco. Fundado em 3 de março de 1988, Jorge Pacheco, junto com Aline e Naura Pacheco, administram o empreendimento. O Jornal Correio da Fronteira é o jornal mais antigo da cidade de Amambai em circulação, com tiragem ininterrupta. Sua história está diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento de Amambai e região. De suas origens, o Jornal Correio da Fronteira conservou a faculdade de porta-voz legítimo e reconhecido dos interesses de todo o Estado, da fronteira e, principalmente, da cidade de Amambai; testemunha fiel da história tornou-se formador isento da opinião pública.

O Jornal Correio da Fronteira possui formato executivo, com circulação quinzenal em nossa região e cidades do Brasil e Paraguai. Oferece uma variedade de informações marcadas pela imparcialidade e respeito ao leitor, sempre buscando suprir as necessidades da sociedade, veiculando críticas, anseios e sugestões.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PLANTÃO
Diversos

Em seis meses, polícia apreendeu quase 170 toneladas de drogas em MS

Maconha é o entorpecente com maior número de apreensão, seguido de cocaína e seus derivados

Nos primeiros seis meses de 2017, a polícia tirou de circulação quase 170 toneladas de drogas em todo o Mato Grosso do Sul, que é conhecido por ser 'rota do tráfico'. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Conforme a Sejusp, do dia 1° de janeiro até o dia 30 de junho deste ano, a polícia apreendeu 169.898,17 quilos de drogas em todo o Estado. Esse número é mais da metade da quantidade total apreendida durante todo o ano de 2016, quando foram retiradas de circulação quase 300 toneladas de entorpecentes.

De quase 170 toneladas de drogas apreendidas nesses primeiros seis meses, a maioria é maconha, totalizando 168.353,46 quilos da apreensão. Cocaína e derivados é o segundo tipo de entorpecente com maior número de apreensão, com 1.539,92 quilos.

Outras drogas com ecstasy e LDS, somam menos de cinco mil quilos. 

De 2015 para 2016, a Sejusp registrou um aumento nas apreensões. De quase 230 mil toneladas, o número saltou para quase 300. 

Ponta Porã: SIG da PC apreende 96 quilos de pasta base de Cocaína e haxixe

Alem das drogas duas pessoas foram presas durante a ação policial.

Foito: Divulgação (SIG - Policia Civil)

Após intenso trabalho e investigaçao o SIG da Delegacia Regional de Policia de Ponta Porã apreendeu na última sexta e sábado aproximadamente 96 quilos de pasta base de cocaína e quatrocentos gramas de haxixe, além de grande quantidade de material utilizado para embalar drogas.

A casa onde apreendida a droga era considerada um dos locais de maior armazenamento de substâncias ilícitas em Ponta Porã. A droga estava escondida em um túnel existente em um dos quartos da casa, sendo que a entrada do local era camuflada por um guarda roupas. Após mais de duas semanas de investigação o SIG conseguiu efetuar a prisão de M. I. R., de 42 anos e C.G.S, 24 anos, ambos de Ponta Porã.

M.R. era o proprietário da casa onde a droga era armazenada. Já C.S. foi preso ao levar mais droga para o local em seu carro. A droga apreendida foi avaliada em 2 milhões de reais. Por questões de segurança, a droga foi imediatamente transferida para local diverso de Ponta Porã.

Para realizar as prisões e apreender a droga os policiais trabalharam por mais de 33 horas sem interrupção e sem descanso.

Foito: Divulgação (SIG - Policia Civil) Foito: Divulgação (SIG - Policia Civil)

Criança de 10 anos é estuprada por adolescente em Pedro Juan Caballero

O caso teria ocorrido na manhã de sábado (15) e está sob apuração da polícia local

Uma criança de 10 anos foi estuprada em uma escola de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia localizada na fronteira com Ponta Porã, MS. O caso teria ocorrido na manhã de sábado (15) e está sob apuração da polícia local.

Conforme o site Porã News, a vítima foi deixada pela mãe, que foi trabalhar, com um tio dela, um adolescente de 14 anos que mora na escola. Ao retornar do trabalho, ela foi recebida pela filha com choro.

Logo a menina contou o ocorrido e a mãe procurou a Policia Nacional para denunciar o caso. Posteriormente, a menina foi levada para o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero.

Lá, a vítima passou por exames e fez procedimentos de prevenção, além de passar por diagnóstico que será encaminhado ao Ministério Público local com as informações periciais.

A criança segue internada no Hospital Regional em observação, enquanto o autor segue sendo procurado. Após encontrado, ele deve ser encaminhado para o Centro de Tratamento a Menores Infratores de Pedro Juan.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PARABENS ARACI
Diversos

Lutadora e guerreira, que age com o pulso forte de uma gigante e, ao mesmo tempo, com a doçura de uma criança. Incansável defensora do que é justo e correto, possui um coração maior do que ela mesma. Zelosa e verdadeira no seu jeito de tratar as pessoas, percebe-se em seu olhar e em suas atitudes o quanto ela é confiável e extremamente fiel aos seus princípios. Naturalmente consegue encantar a todos com a sua personalidade forte, única e sempre com uma sensatez admirável. Parabéns, tia Araci a senhora e a nossa inspiração homenagem merecida que nos enche de orgulho!

 
 

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé



Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

POLITICANDO
Diversos

A cidade de Ponta Porã poderá voltar a ter um SENADOR. A era RACHID SALDANHA DERZI foi de ouro para o nosso Estado e Fronteira. Os saudosos Senador RACHID, FLAVIO DERZI e FERNADO SALDANHA, deixaram suas marcas na historia politica da nossa fronteira. Hoje é simplesmente apática e sem representação nos quadros parlamentares. Estão surgindo dois nomes para suprir esta falta – HELIO PELUFFO (prefeito de PONTA PORÃ) e MARCELINO NUNES que aparece bem em pesquisas para SENADOR… Voltaremos em breve a falar no assunto.

CORONEL SAPUCAIA

A PARTIR DO MÊS DE AGOSTO A CÂMARA MUNICIPAL DE CORONEL SAPUCAIA TERÁ SUAS SESSÕES A NOITE.

CLAUDINHA É A PRESIDENTA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CORONEL SAPUCAIA QUE VEM FAZENDO UMA GRANDE GESTÃO. POR OUTRO LADO, COM O JULGAMENTO DO ATUAL PREFEITO RUDI PAETZOLD, QUE PODERÁ PERDER O MANDATO, HAVERÁ NOVA ELEIÇÃO COMO NA CIDADE DE TACURU, CLAUDINHA ASSUMIRÁ IMEDIATAMENTE O CARGO DE PREFEITA INTERINA DA CIDADE.

O VEREADOR ROBERTINHO JÁ SE PREPARA PARA SER CANDIDATO A PREFEITO DE CORONEL SAPUCAIA SE RUDI FOR REALMENTE AFASTADO NO MÊS DE AGOSTO

CARLOS MAGNO(O CARLÃO) QUE JÁ FOI VICE PREFEITO E VEREADOR POR 20 ANOS, PODERÁ SER CANDIDATO A PREFEITO DE CORONEL SAPUCAIA

ZECA DO PT
Diversos
Nota Zeca do PT sobre a condenação do ex-presidente Lula
Diversos

Resultado de imagem para zeca do pt e lula

Nada era mais esperado no Brasil do que a condenação do ex-presidente Lula. Depois de tanta perseguição, era impossível a não condenação.

O que o Brasil estranha é  a condenação do Lula, enquanto o senador Aécio e outros larápios continuam soltos. Aécio inclusive com o mandato restabelecido.

Ao mesmo tempo, o Brasil percebe que a condenação não tem outro objetivo a não ser tirar Lula da disputa presidencial de  2018.

Temos certeza de que  o Tribunal Regional Federal (TRF-4) vai negar a condenação por absoluta falta de provas contra Lula, restabelecendo os direitos e a dignidade do Lula.

Deputado Federal Zeca do PT

Brasília, 12 julho 2017


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, texto


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

TEMPO
Diversos 07h45

Prepare os casacos e o guarda-chuva, semana começa com frio e chuva em MS Chuva está prevista para segunda-feira

Uma nova semana começou e neste domingo (16), o dia apresenta névoa seca e baixos índices de umidade relativa do ar à tarde, no norte, nordeste e leste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do Estado o tempo fica claro passando a parcialmente nublado e nublado com baixa umidade, mas na segunda-feira (17) há previsão de chuva e frio.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste domingo a temperatura ficar entre 13 ºC e 32 ºC. Amanhã, os termômetros apresentam queda na temperatura que pode chegar a mínima de 5 ºC. Já a máxima prevista é de 26 ºC.

Ao longo da semana, a temperatura continua a cai no Estado. Na terça-feira (18), os termômetros chegam a marcar 3 ºC e o tempo volta a ficar seco, com baixa umidade relativa do ar. Na quarta-feira (19), a previsão é de mínima de 4 ºC e máxima de 29 ºC.

Em Itaporã, a temperatura começa a despencar neste domingo, com mínima de 17 ºC. Amanhã a temperatura fica ainda mais baixa com 8 ºC. Na terça-feira a previsão é de mínima de 8 ºC e máxima de 18 ºC. Na quarta-feira, os termômetros registram entre 9 ºC e 22 ºC.

Midia Max / Aline Machado


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

SENSUAL
Diversos

19h05

Kacau Fonseca, a jornalista sexy, diz que ensaio sensual é uma "libertação" Ex-repórter da sucursal norte do SBT, Kacau Fonseca deixou o jornalismo para apostar na carreira de modelo e fez seu primeiro ensaio sensual

Kacau Fonseca, a jornalista sexy, arrasa em seu primeiro ensaio nu(Foto: Ricardo Sakai/ M2 Mídia)

Kacau Fonseca(Foto: Ricardo Sakai/ M2 Mídia)Kacau Fonseca(Foto: Ricardo Sakai/ M2 Mídia)


Kacau Fonseca , também conhecida como jornalista sexy , resolveu impactar em seu primeiro ensaio ousado! Após deixar sua carreira jornalística em programas policiais na sucursal norte do SBT , ela decidiu se dedicar com mais afinco à sua carreira de modelo.


Com essa mudança drástica na carreira, a jornalista sexy decidiu que irá trabalhar com uma imagem mais leve, sensual e sem grandes problematizações. Além disso, a morena também passou por um período pessoal e profissional bastante conturbados recentemente. Para celebrar o encerramento deste ciclo, decidiu que faria seu primeiro ensaio sensual completamente nua!

Para fazer as fotos, ela também confessou que não precisou beber para se sentir mais a vontade diante das lentes. "A maioria das meninas diz que precisa beber um pouco para se soltar, acho que já sou soltinha demais porque não precisei nem de água para ficar à vontade. Foi uma libertação de verdade, o fotógrafo por ofício já nos desnuda através do olhar, então ficar como vim ao mundo é estar mais pelada e exposta ainda", contou.


Ainda falando sobre sua preparação para esse ensaio - que deixa qualquer marmanjo babando -, Kacau contou um pouco sobre sua dieta, mas garantiu que faz tudo com acompanhamento profissional, embora sempre "enfie o pé na jaca" depois das sessões de fotos.


"Não vou falar tudo o que fiz porque não quero influenciar negativamente outras meninas porque faço com acompanhamento profissional, mas eu fechei mesmo a boca. Nada de doces, gorduras, carboidrato e álcool para chegar bem fina para as fotos. Em geral prefiro assim, me mato com um objetivo, depois do resultado pronto encho a cara em tudo que me proibi", revelou a gata, divertindo-se.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

AMAMBAI
Diversos 2017 08h40

Amambai terá campanha de doação de sangue hoje

O efetivo do Corpo de Bombeiros vai realizar a doação, mas a campanha também é aberta a toda a sociedade.

Imagem Google Imagem Google

Acontece neste sábado, dia 15 de julho, no Hospital Regional em Amambai, uma campanha de doação de sangue.

A campanha está sendo desenvolvida pelo 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (16º SGB) com sede em Amambai, em parceria com o Hemocentro de Ponta Porã e a direção do Hospital Regional local.

A ação, que faz parte da "Semana do Bombeiro", terá a participação de todo o efetivo do 16º SGB, ou seja, todos os militares aptos a doar farão a doação e também será aberta a população em geral.

Segundo o Corpo de Bombeiros podem realizar doação de sangue pessoas de 16 a 69 anos, sendo que no caso de adolescentes de 16 e 17 anos, tem que estar acompanhado pelos pais ou responsável ou com uma autorização assinada, cuja retirada pode ser realizada no local de coleta.

De acordo com a coordenação para realizar a doação a pessoa deverá estar de posse de um documento oficial, a carteira de identidade ou a CNH, por exemplo.

Segundo o subtenente do Corpo de Bombeiros lotado no 16º SGB em Amambai, Wilson Vicente Ferreira o sangue coletado na campanha deste sábado ficará à disposição para do município para atender a própria população amambaiense em caso de necessidade.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

ENQUETE
Diversos 10h59

Enquete: Lula será preso ou presidente?

Ex-presidente foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz federal Sergio Moro pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

 

Luiz Inácio Lula da Silva se tornou nesta quarta-feira o primeiro ex-presidente da República condenado por crime comum na história do país. O juiz federal Sergio Moro sentenciou Lula a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, reservado a ele e reformado pela OAS ao custo de 2,2 milhões de reais. O dinheiro, entendeu o juiz, era propina retirada de contratos da empreiteira com a Petrobras.

Como a condenação se deu em primeira instância, o petista não será preso imediatamente e ainda não é carta fora do baralho da disputa presidencial de 2018, cujas intenções de voto ele lidera. Caberá ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o responsável por revisar as decisões de Moro em segunda instância, decidir se Lula será preso e, além disso, se a candidatura do ex-presidente ao Planalto será barrada pela Lei da Ficha Limpa.

19  POR CENTO ACREDITAM QUE LULA SERÁ PRESO E 81 POR CENTO ACHAM QUE LULA VOLTARÁ A SER PRESIDENTE

ÇA

Defesa de Lula protocola primeiro 
recurso contra sentença condenatória

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, na noite desta sexta-feira (14), o primeiro recurso contra a sentença que o condenou na Operação Lava Jato.

Os embargos de declaração pretendem esclarecer "contradições, omissões e obscuridades na sentença", segundo os defensores Cristiano Zanin Martins, Roberto Teixeira, José Roberto Batochio e Valeska Teixeira Martins.

Com o recurso, o prazo para apelar ao Tribunal Regional Federal -que analisa o caso em segunda instância e cuja decisão pode levar à inelegibilidade de Lula fica suspenso. O juiz Sergio Moro não tem prazo para decidir sobre os embargos.

A defesa do petista reclama da "ausência de imparcialidade de Moro" e questiona a desqualificação de testemunhas que corroboram a tese defensiva, assim como acusam o juiz de "desrespeito" ao ex-presidente.

"Denota-se uma análise completamente subvertida sobre os elementos de prova, evidentemente seletivo em favor da tese acusatória", escrevem.

DELATORES
"Qual o critério para se dar total credibilidade a um coacusado buscando redução de pena [o executivo Leo Pinheiro, da OAS] e se descartar a veracidade de um ex-presidente da Petrobras [Sergio Gabrielli, que depôs como testemunha de defesa]?", questionam os advogados.

Segundo os defensores, Moro cita por 18 vezes o depoimento de Pinheiro, que atribuiu os investimentos feitos pela OAS no tríplex do Guarujá (SP) a um acerto de corrupção.

Para eles, isso é "desproporcional", levando em consideração a credibilidade do empresário, que negocia um acordo de delação premiada.

Os advogados afirmam que a sentença "desprezou" os depoimentos favoráveis a Lula. Voltam a destacar que o petista jamais teve a propriedade do tríplex, pelo qual foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Eles afirmam que a denúncia criou um "caixa imaginário de propinas", e que esse caixa não poderia ter pago por um apartamento que acabou financiado de forma legítima. Para a defesa, o juiz se "omitiu" ao ignorar provas da defesa de que o apartamento ainda está em nome da OAS.

A defesa ainda questiona o uso de reportagens jornalísticas para fundamentar a sentença, e dizem que não é possível atribuir a elas valor probatório, pois não são consideradas indícios da prática de um crime.
Os embargos serão avaliados pelo próprio Moro, sem prazo determinado. Outras defesas, bem como o Ministério Público Federal, ainda podem propor o mesmo recurso.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PSDB
Diversos

Prefeituras do PSDB são maioriacom alta no índice do ICMS

Dos 52 municípios com aumento, 29 são comandados pelo partido

Segudo a Sefaz, o VAF – diferença entre entrada e saída de vendas – compõe 75% do índice - Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado Segudo a Sefaz, o VAF – diferença entre entrada e saída de vendas – compõe 75% do índice - Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Mais da metade das prefeituras de Mato Grosso do Sul que terão reforço de caixa em 2018, por causa do aumento no porcentual de rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), são comandadas pelo PSDB, mesmo partido do governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

É o que aponta comparativo realizado pelo Correio do Estado entre o número de municípios que tiveram o índice reajustado em relação a 2017 e as siglas das respectivas prefeituras.

No cômputo geral, o número de localidades que apresentaram alta na participação do ICMS cresceu 33%, passando de 39 para 52 prefeituras.

Deste total, 56% (o equivalente a 29 administrações municipais) têm gestores peessedebistas. São sete a mais (aumento de 26%) em relação a este ano.

De 2016 para 2017, 23 prefeituras comandadas pelo partido tucano já haviam registrado alta no índice de participação no ICMS, segundo reportagem divulgada pelo Correio do Estado em 13 de março deste ano.

Ainda segundo o levantamento feito pela reportagem, a legenda comanda 36 prefeituras ao todo no Estado. Destas, 80,5% tiveram aumento no índice de participação do ICMS em comparação ao ano passado.

Das cinco cidades consideradas polos no Estado, três cidades, todas sob comando de prefeitos do PSDB, tiveram aumento de repasse. São elas: Três Lagoas (+8,18%, passando de 7,2731 para 7,8677), Corumbá (+4,12%, de 8,6135 para 8,9682) e Ponta Porã (+1,02%,de 2,7746 para 2,8029).

Em nota divulgada na sexta-feira, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) informou que o Índice de Participação dos Municípios (IPM) provisório com o porcentual no rateio para os 79 municípios é publicado anualmente no Diário Oficial do Estado, e as prefeituras podem apresentar recursos, caso haja discordância.


Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)

PONTA PORÃ 2
Diversos

PONTA PORÃ LINHA DO TEMPO| Narrativa histórica e cultural da formação da região fronteiriça, com foco na lei da criação do Município. 105 anos de emancipação política.

História o causo e a lenda, para que os mesmos possam existir, precisa ser feita de pessoas, “homens e mulheres” que se tornam personagens de suas narrativas em seu tempo, de maneira a contribuírem no desenvolvimento social, cultural e político de sua cidade, região e país.

As várias décadas que foi vilarejo, entre os séculos XIX e inicio do século XX, na região de fronteira, o lado brasileiro recebia o mesmo nome da vila existente do lado paraguaio, ambas se chamavam “Punta Porã”. As duas cidades surgiram timidamente às margens da Laguna Porã que servia de Ponto de parada para tropeiros e viajantes que passavam pela região. 
Foto de 1919 de Luiz Alfredo M. Magalhães. Publicada no livro um Homem de Seu Tempo, uma biografia de Aral Moreira, “intensa movimentação das carretas ervateiras”. Isso se deu no início do século na região fronteiriça, onde muitos desbravadores oriundos das mais diversas localidades e regiões do Brasil, principalmente do Sul do país, iniciaram seus cultivos e criações, nas estancias (fazendas) que estavam se formando na fronteira.
Através de pesquisas e publicações, muitos levam o crédito de fundador da fronteira, um dos primeiros fatos registrados, ocorreu no ano de 1777 quando uma expedição militar chegou a esta região, seu objetivo principal explorar o solo, conhecer e mapear de forma mais precisa a extensão e todas as riquezas que existiam na vasta região de fronteira, para após registrar e documentar poderiam ver sua dimensão com uma maior precisão, pois o fator que chamava a atenção o grande potencial na quantidade de matas e futuras terras para cultivo que esta região fronteiriça teria.

Um século depois, no ano de 1862 chegou o grupo do tenente militar Antônio João Ribeiro que tinha como objetivo fixar um forte na cabeceira do Rio Dourados, onde hoje é o município de Antônio João, erguendo ali a famosa Colônia Militar dos Dourados que foi destruída durante a guerra da tríplice aliança ficando este fato marcado na história. Um ponto estratégico por se uma cabeceira e de certo modo ponto de parada a viajantes, tropeiros e próprio exercito para reabastecimento e descanso, uma rota cobiçada na época que gerou um dos estopins do conflito armado que se seguiu.

Pioneirismo, palavra bonita que esconde as dificuldades de quem se empenhou em realizar seus ideais, que no dicionário tem como significado “O pioneiro é um voluntário que deixa sua casa para mudar-se a outro lugar (frequentemente outro país)”. 

“Aos bravos pioneiros que desbravaram florestas e campos das terras que construíram o outrora extenso Município de Ponta Porã, aos que ali lutaram como autênticos heróis dos sertões contra todas as dificuldades e infortúnios, aos que não estudaram e aos que morreram de doenças comuns, porque nas lonjuras onde moravam não havia escolas nem médicos, aos que cruzaram campinas e matas abrindo trilhas que depois se transformaram em estradas para o progresso, aos que trabalharam muitas vezes em condições desumanas em ranchadas ervaterias, em fazendas sem conforto, para o enriquecimento da região e do Brasil”. Reis. Elpidio – Ponta Porã polca Churrasco e Chimarrão, p. 13. 

A região fronteiriça teve muitos colonizadores estes exploradores da erva mate tentando se fixar na região o mais famoso o Thomas Larangeiras, que criou um imenso monopólio extrativista, este oprimindo os pequenos produtores forçando os a trabalhar pelo endividamento. No ano de 1880 chega à região o senhor Alferes Nazareth, um militar que vem com a missão de comandante e ergue seu acampamento junto à lagoa do Paraguai (laguna Porã), onde hoje é a cidade e Capital do Departamento de Amambai – PY Pedro Juan Caballero, o senhor Nazareth veio com sua esposa, fato este que gerou o nascimento do primeiro Ponta-poranense fronteiriço (brasiguaio) de nome Boaventura Nazareth, nascido segundo registro de historiadores, no dia 14 de julho de 1881, o mesmo só pode ser registrado no cartório de Nioaque a 250 km de distância de Ponta Porã, por ser lá o local com cartório mais próximo. 

“Aconteceu que o lado paraguaio acabou recebendo o nome oficial de Pedro Juan Caballero, em homenagem a um dos libertadores do Paraguai”. Elpidio Reis. 1981.

Nos anos que seguiram do Pós-guerra da Tríplice Aliança, ocorreram alterações nos nomes de ambos os vilarejos, com a escolha de um novo nome do lado paraguaio Pedro Juan Caballero para a distinta cidade irmã, no lado do Brasil o nome de “Punta Porã” abrasileirou-se para “Ponta Porã” desta forma cada local seguiu rumo ao seu desenvolvimento, que visivelmente era bem melhor e mais atrativo na cidade do país vizinho de acordo com relatos de pesquisadores da época.

“A falta de garantias nesta parte da fronteira era completa, pela ausência de autoridades. Desde a retirada do destacamento comandado pelo Alferes Nazareth a zona ficou entregue à sua própria sorte”. ROSA, apud. REIS. ELPIDIO. 1981 p. 61.

Para tentar solucionar os problemas existentes na fronteira principalmente de segurança, no ano de 1897 chega a Ponta Porã o militar Francisco Marcos Tupy Serejo, sendo ele major do exército, um legitimo veterano da guerra da “Tríplice Aliança” ou “Guerra do Paraguai” o mesmo fora incumbido de um destacamento neste período histórico. 

Major Serejo dentro de suas atribuições estava à administração da Agência Fiscal, para que o mesmo realiza-se a cobrança dos impostos devidos sobre a exportação da erva-mate para o Paraguai e impedir de forma efetiva o contrabando na região de fronteira, este fato histórico fora publicado no livro de Elpídio Reis Polca, churrasco e chimarrão de 1981.

Na virada do século em 10 de abril de 1900 através da resolução de nº 255, o Governo do Estado cria a Paróquia de Ponta Porã, sendo neste período nomeado o militar João Antônio da Trindade, capitão, o mesmo um dos heróis da “Retirada da Laguna”, exerceu a função que o cargo lhe atribuía por doze anos, tendo como escrivães, sucessores os cidadãos da época Orcílio Freire, Júlio Alfredo Mangini e Policarpo de Ávila.

Segue no decorrer dos anos a luta incansável pela criação do município de Ponta Porã, os políticos e cidadãos da região arduamente se dedicaram para que a pequena cidade do sul do estado se tornasse emancipada, assim podendo seguir seu desenvolvimento sócio, politico econômico e cultural, pois sua cidade vizinha seguia sua evolução e desenvolvimento servindo de atrativo a novos viajantes e aventureiros. As famílias preferiam se fixar no lado paraguaio, por ter mais garantias econômicas e de frente de trabalho.

As migrações e emigrações decorrentes do pós-guerra a miscigenação de culturas e povos que se aventuraram por estas terras, em um tempo que a dificuldade maior era à distância dos grandes centros. 

A luta dos fronteiriços em especial dos cidadãos Ponta Porã, para o reconhecimento dentro do grande Estado de Mato Grosso para obter sua emancipação política, desta forma almejar um crescimento social econômico se fortalecendo como município importante na região sul do estado.

“Agora tire o chapéu tamo chegando no céu, é aqui meu Mato Grosso, este gigante colosso...Hélio Serejo, Canto Caboclo”.

Criação do Município de Ponta Porã

Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques - Fonte: Biblioteca Nacional. 
Enfim chega a tão esperada emancipação é publicada na resolução nº 617, de 18 de Julho de 1912. Oficializada através da assinatura do Dr. Joaquim Augusto da Costa Marques, Presidente do Estado de Mato Grosso. 

“Artigo 1º - Fica criado o Município de Ponta Porã, com sede no povoado de mesmo nome, que será desde logo elevada a categoria de Villa. 
Resolução de 1912, fonte cópia publicada no livro do Drº João Portela Freira Terra, Gente e Fronteira
Arquivo pessoal do autor 
Um passo importante para o desenvolvimento de Ponta Porã na região de fronteira, muitas articulações políticas foram necessárias para que este dia fosse concretizado através da resolução nº 617, mas ainda seriam necessárias outras alterações e acordos políticos para o real reconhecimento de Ponta Porã como cidade. 

No ano de 1913 é registrada à ata de Instalação, segue o registro de abertura: “Aos vinte e cinco dias do mês de Março de 1913 as 10h00min da manhã do mesmo dia, neste mesmo dia no povoado de Ponta Porã, comarca de Bela Vista, Estado de mato Grosso, republica dos Estados unidos do Brasil, em casa previamente alugada para nela funcionar a Intendência Municipal. Nesta ata consta assinatura de pessoas importantes da época que se fizeram presente no referido ato”.
Ata de Instalação. Fonte cópia publicada no livro do Drº João Portela Freira Terra, Gente e Fronteira
Arquivo pessoal do autor
Ponta Porã passou a categoria de Comarca através da lei Nº 721 de 23 de setembro de 1915, mais um importante passo para a princesinha dos ervais, chegar a sua tão sonhada emancipação e reconhecimento futuro como município algo que contribuiria ainda mais para seu desenvolvimento dentro da região fronteiriça.
Clique aqui (comentários? | Pontos: 0)


Página selecionada de 1610 páginas.
 Calendario de Eventos
Julho 2017
  1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31  

Eventos

 Hora Certa

 Amigos do Site!

Image and video hosting by TinyPic




RondPoint Web Services Web site powered by MEGAWEB