Neymar é finalista ao prêmio de melhor jogador do mundo da Fifa

0

ogador mais caro da história, Neymar consegue entrar na lista dos finalistas para o prêmio de melhor do mundo. O brasileiro que deixou o Barcelona para ser o protagonista principal do PSG concorre com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Os nomes foram anunciados nesta sexta-feira e o vencedor será conhecido numa festa de gala em outubro, em Londres. Neymar, que havia sido um dos finalistas de 2015. Mas havia ficado de fora do grupo em 2016.

Desde a edição do ano passado, a Fifa fez mudanças importantes na escolha dos vencedores. O acordo com a FranceFootball terminou, o que significou que o termo “Bola de Ouro” já não será usado. A entidade, conforme o Estado revelou com exclusividade em outubro, ainda abriu a votação para os torcedores, via internet.

Mas o que não mudou foi a dupla de finalistas. Na última década, o trofeu tem sido dominado por Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino ganhou todas as edições do troféu entre 2009 e 2012, além de 2015. Já o português ficou com os troféus de 2008, 2013, 2014 e 2016.

Para 2017, Cristiano Ronaldo é o favorito, depois da conquista da Liga dos Campeões. Agora, pode se igualar a Messi em trofeus individuais e colocar um fim à hegemonia do argentino.

A novidade, porém, é o desembarque de Neymar entre os primeiros. Em 2015, ele havia conseguido atingir o pódio, acabando com um jejum de 8 anos sem brasileiros entre os finalistas.

Desta vez, porém, o brasileiro também espera contar não apenas com o voto dos demais jogadores, imprensa e treinadores, mas principalmente da torcida. Pelas novas regras da Fifa, o voto da torcida pela Internet vai ter um peso de 25% na decisão final. A esperança do staff do jogador é de que a torcida brasileira e do PSG possam fazer a diferença. Neymar ainda pode entrar na lista dos onze melhores do ano, o que a Fifa considera como a “seleção de 2017”.

TITE

A festa neste ano, porém, não terá a participação de Tite, que estava entre os indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo. A grande final ficará entre Zinedine Zidane (campeão espanhol e da Champions League), Massimiliano Allegri (campeão italiano e vice da Liga dos Campeões) e Antonio Conte.

A Fifa ainda escolherá o gol mais bonito do ano. Mas, entre os dez candidatos, não há brasileiros entre os finalistas.

Numa nova categoria, a Fifa escolheu uma lista de finalistas entre os goleiros. O prêmio ficará entre Gianluigi Buffon, Keylor Navas e Manuel Neuer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA