o primeiro automóvel a rodar em Porto Alegre

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Não se aplica / Agencia RBS
À esquerda, o Humber 1951 (cor clara) e, à direita, o majestoso Humber Super Snipe 1949Não se aplica / Agencia RBS

No rico acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom), o jornalista e historiador Cláudio Dienstmann descobriu uma reportagem de capa do jornal A Federação, publicada em 15 de setembro de 1912, cujo registro dava ciência de que o primeiro automóvel a rodar em Porto Alegre havia sido um De Dion-Bouton, francês, adquirido pelo comerciante Januário Grecco em 1906. Depois chegaram dois Humber, ingleses: um para a Companhia Força e Luz, para serviços de inspeção de rede, e o outro para o coronel Hemetério Mostardeiro.

O empresário porto-alegrense Oscar Allgayer tem 3 raros modelos dessa marca, o que constitui um fato único, extraordinário, considerando  tratarem-se de automóveispouco conhecidos por estas paragens.

Allgayer relata que  “minha história com os Humbers começou  em 1980, quando minha esposa, Ana Luíza, e eu passeávamos de motocicleta pelas ruas do bairro São José, em Santa Cruz do Sul, e avistamos, abandonado, junto ao meio-fio da calçada, um carro simpático e já antigo para a época,  que depois descobrimos tratar-se de um Humber  Hawk 1951. Estava à venda, mas não tínhamos o valor pedido pelo proprietário. Foi paixão à primeira vista e um amor platônico. Conforme relato em meu livro, Reengenharia do Humor (Editora Evangraf, 112 páginas, 2018), voltamos a encontrar o carro em outubro de 1981 e o adquirimos com as poucas economias que dispúnhamos para o nosso casamento, que se daria em dezembro daquele ano.

Não se aplica / Acervo de Oscar Allgayer
Oscar Allgayer (à direita), com o pai Paulo Oscar Allgayer (ao centro) e o colecionador britânico Derek Hart (à esquerda), conhecido como HumbermanNão se aplica / Acervo de Oscar Allgayer

Com o passar do tempo e já casados, fomos adquirindo outros exemplares da marca Humber (Rootes Group): um Super Snipe 1964, que pertenceu à embaixada da Grã-Bretanha no Rio de Janeiro e que, na época da aquisição, servia de moradia para mendigos no bairro carioca de Vila Valqueire, e um Super Snipe 1949,  além de duas bicicletas antigas da mesma marca. A paixão pelos Humbers nos ensejou várias viagens ao Uruguai e à Inglaterra em busca de peças para restauração e intercâmbio de informações. Participamos de alguns meetings anuais da marca no Reino Unido, o que muito nos auxiliou na restauração dos nossos carros”.

Thomas Humber fundou a fábrica em 1868, inicialmente fabricando bicicletas. O primeiro carro foi fabricado em 1899, em Coventry, Inglaterra. Em 1930, o controle acionário foi adquirido pelo Rootes Group, que fixou a marca Humber como holding, mantendo como suas subsidiárias Hillman, Sunbeam, Talbot, Singer, Karrier e Commer, tornando-se uma potência automobilística durante a II Guerra Mundial, com a fabricação de veículos militares, e tendo seu auge nos anos 1950, com automóveis de luxo e utilitários.

Não se aplica / Acervo de Oscar Allgayer
Humber Super Snipe, 1964Não se aplica / Acervo de Oscar Allgayer

A queda começou nos anos 1960, quando a empresa foi absorvida pela Chrysler Corporation, em 1964, e, posteriormente, pela Peugeot. O último Humber foi fabricado em 1976, encerrando o vitorioso ciclo iniciado por Thomas Humber e os irmãos William e Reginald Rootes. Hoje, restam alguns raros exemplares no mundo, sendo que, na própria Inglaterra, existe um único modelo Hawk de 1951. No Brasil, há somente mais um em perfeitas condições, em São Luís, no Maranhão, pertencente ao colecionador Fernando Silva.

Colaboraram Guilherme Ely e Oscar Allgayer