O que o cigarro faz no corpo: destruição no cérebro, pulmão e outros órgãos impressiona

0

Câncer, úlceras, envelhecimento, infertilidade e mais: esses são apenas alguns dos inúmeros efeitos do cigarro no organismo. A droga é tão prejudicial que, de acordo com um estudo da Universidade Nacional da Austrália publicado na revista médica BMC Medicine, dois em cada três fumantes morrem por consequências do vício.

efeito cigarro pulmao 1400x800 0317

Além dos mais conhecidos malefícios para a saúde, como cansaço e falta de ar, o fumo ainda afeta a maioria dos órgãos do corpo. Entenda, a seguir, como acontece essa destruição silenciosa.

Efeitos do cigarro no organismo

No cérebro

Um estudo sobre cigarro da Universidade King’s College London constatou que os fumantes têm mais dificuldade em se concentrar, pensar e memorizar do que quem não fuma. Ou seja, o tabagismo causa uma grave degeneração cognitiva no cérebro.

No coração e vasos

dor peito ataque cardiaco 0317 1400x600
IGORSTEVANOVIC/SHUTTERSTOCK

Infarto e Angina

Fumar aumenta o risco de doenças do coração, como infarto agudo do miocárdio. O vício é responsável por mais de 40% das mortes de pessoas de até 65 anos por problemas cardíacos.

Além disso, a nicotina propicia o entupimento das artérias, uma das principais causas de infarto e AVC.

Gangrena

O entupimento das artérias e veias ainda pode levar a diversas doenças perigosas, como a Tromboangeíte Obliterante, em que há o déficit de circulação por muito tempo em uma extremidade do corpo, causando necrose e, consequentemente, a necessidade de amputação.

Aneurisma da aorta

Outra doença que o cigarro causa é a dilatação da aorta, a maior artéria do organismo. Esse quadro se agrava ainda mais se houver rompimento da veia, que provoca hemorragia e pode levar à morte.

Colesterol

O cigarro causa alterações nos vasos sanguíneos que predispõem o acúmulo de gorduras e deixam os níveis de colesterol alterados. Nesses casos, a baixa taxa de colesterol bom e a alta quantia do ruim colaboram com o entupimento das artérias, o que tornam os tabagistas um dos principais tipos de pessoas que podem ter infarto.

Nos dentes

Os químicos presentes na droga reagem com a composição dos dentes, deixando-os amarelados e sem brilho. Além disso, tabagistas têm mais chance de apresentar doenças na boca e mau hálito.

No estômago

ulcera estomago 0317 1400x600
JUAN GAERTNER/SHUTTERSTOCK

Úlceras

O gosto do cigarro aumenta a produção de ácido clorídrico, o que facilita infecções e úlceras gástricas – feridas muito doloridas que acometem o estômago, esôfago ou intestino delgado.

Digestão mais lenta e refluxo

O cigarro faz mal para o estômago pois atrapalha a digestão, o que ocorre devido a redução da contração do órgão, e ainda enfraquece a válvula que impede a volta do suco gástrico para o esôfago, causando o refluxo gastroesofágico, distúrbio que também vem acompanhado de azia e má digestão.

Na garganta

dor de garganta pescoco 0317 1400x600
THARAKORN/SHUTTERSTOCK