Palestra em Amambai mostra que é possível se desenvolver cuidando da natureza

0

Amambai (MS) – Aconteceu, na manhã desta terça-feira (5), na Câmara de Vereadores de Amambai, em função do Dia Mundial do Meio Ambiente, uma palestra comandada pelo Prof. Msc. Nelison Ferreira Correia, Engenheiro Ambiental do Trabalho, com o tema Desenvolvimento Sustentável – Desafios e Oportunidades.

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Humberto E. Hasegawa, Luciney Bampi e Darci José da Silva, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Introduzindo a palestra, o atual Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luciney Bambi, disse que em Amambai, busca-se sempre estar preocupado com o meio ambiente e que a cidade mantém um Conselho do Meio Ambiente ativo mesmo tendo dificuldades.

“Jovens, se interessem pela questão ambiental. Com a iniciativa de vocês, teremos uma cidade melhor.”

— Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luciney Bampi

Foi falado também, durante a introdução da palestra, que a cidade de Amambai é referência, em questão ambiental, no estado de Mato Grosso do Sul.

O Palestrante Nelison Ferreira Correia, reforçou a informação da importância de Amambai na questão ambiental do estado. Foi falado também sobre o plano de saneamento, já aprovado, proposto pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luciney Bampi.

Engana-se quem pensa que para cuidar do meio ambiente basta plantar algumas arvores. Para entender melhor como tudo funciona é preciso estudar, se preocupar com a biodiversidade e entender que tudo que se faz agora é uma semente semeada para ser colhida no futuro. É necessário entender questões básicas que muitas vezes não são levadas a sério o suficiente para fazerem parte do dia a dia da população, como a diferença entre aterro sanitário e lixão, ou o que é desenvolvimento sustentável. Precisa-se buscar crescimento, conhecimento, progresso e avanço.

“Devemos cuidar do meio ambiente, mas também devemos nos desenvolver.”

— Prof. Msc. Nelison Ferreira Correia, Engenheiro Ambiental do Trabalho

Temas estudados na matéria de história como a revolução industrial, quando máquinas a vapor passaram a ajudar pessoas a confeccionar produtos, foram pontos chaves para discorrer e explicar a palestra. Essas máquinas, usadas durante a época, e que fazem parte do cotidiano industrial até hoje, afetavam e seguem afetando, em grande escala, o meio ambiente.

 

‘Afeta a biodiversidade, afeta a qualidade de vida, afeta o ser humano.” | Prof. Msc. Nelison Ferreira Correia, Engenheiro Ambiental do Trabalho‘Afeta a biodiversidade, afeta a qualidade de vida, afeta o ser humano.” | Prof. Msc. Nelison Ferreira Correia, Engenheiro Ambiental do Trabalho

Durante a palestra, alguns dados foram fornecidos, dentre esses um se destacou. “Cada R$1,00 gasto em saneamento é igual a R$4,00 poupados no futuro em saúde pública.”, ou seja, se a população investir um real das suas economias no meio ambiente, pode, no futuro, economizar quatro reais que seriam gastos para o tratamento enfermidades causadas pela falta de saneamento.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

Muita coisa afeta a natureza e ninguém se dá conta. Os celulares antigos, por exemplo, onde estão? No lixo? Esses celulares possuem uma enorme quantia de componentes químicos, como metais pesados, que tem um alto poder de lixiviação, ou seja, conseguem facilmente chegar a lugres que contenham agua para percorrer junto dela, e assim, podendo chegar nos, rios, afluentes, poços artesianos e consequentemente dentro de um copo, junto da agua que se bebe, trazendo muitos malefícios a saúde, já que esses metais pesados tem grande potencial de causarem doenças graves, como o câncer.

Também como ponto chave da palestra, estava a reciclagem, que se mostra, desde sempre muito importante para o desenvolvimento, cuidado e melhoria do meio ambiente.

Você sabe quais as cores da reciclagem? Sabe qual dejeto colocar em cada uma?

 

Foto: IlustraçãoFoto: Ilustração

Finalizando a palestra, foi explicada a teoria dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reduzir:

Reduzir significa avaliar tudo que consumimos atualmente, avaliar o que é importante e o que é absolutamente supérfluo e procurar reduzir estes últimos, além de verificar a qualidade do que se compra e se sua quantidade é suficiente ou exagerada. Um exemplo muito bom são certos chocolates finos. Se você for a uma loja verá que eles são caríssimos mas perceba a quantidade de material para a embalagem eles utilizam! Uma embalagem bonita pode fazer o chocolate valorizar 30% ou 40%, sendo que seu gosto não será alterado em nada. Toda esta embalagem acaba indo parar no lixo.

Reutilizar:

Lembra daqueles copos de requeijão que acabavam fazendo parte dos utensílios domésticos? Este é um exemplo clássico da reutilização. Reutilizar significa dar um novo uso para as coisas, evitando que estas virem lixo. Reutilizar os potes de margarida como recipientes para congelar alimentos, utilizar canecas rachadas como míni vasos, fazer sacolas utilizando garrafas PET, aproveitar os dois lados das folhas de papel são algumas ideias da reutilização de materiais.

Reciclar:

Finalmente chegamos ao último dos R’s, mas nem por isto o menos importante. Reciclar todo mundo já sabe o que é. Reciclar é a solução para aquilo que não pode ser reutilizado e mesmo dependendo do tipo de material a reciclarem ainda não é a solução. Mas reciclar envolve uma rede um pouco maios, pois para isto precisamos primeiro de postos de coleta que destinem corretamente o material, depois precisamos da conscientização das pessoas para recolherem separarem e levarem até os postos o lixo que pode ser reciclável.

Foto; IlustraçãoFoto; Ilustração

No local, pôde-se contar com a presença de Valter Brito, representando a Prefeitura Municipal de Amambai, Vereador Darci, nomeado, na seguinte ocasião, para representar a Câmara de Vereadores de Amambai e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luciney Bampi. Também, para formar a junta de autoridades presentes, estavam os vereadores Humberto, Fernando Fischer e, para representar a Vereadora Janete Córdoba, contou-se com a presença de sua assessora, Paula Carvalho. Estavam presentes também, a Secretária de Educação Zita Centenaro e a Secretária de Desporto e Cultura Ligia Borges.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here