Paraguai transfere 24 bandidos do PCC de presídio na fronteira

0

O Ministério da Justiça do Paraguai mandou transferir 24 presos ligados à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS).

A ministra da Justiça do país vizinho, Cecilia Pérez, disse que os presos foram espalhador por outras cadeias paraguaias por medida de segurança.

Em janeiro deste ano, 75 presos – a maioria ligada à facção brasileira – fugiram através de um túnel escavado diante da omissão de servidores do presídio. No mês passado, outro túnel foi descoberto no mesmo pavilhão.

Cecilia Pérez disse que investigações internas revelaram funcionários do presídio atuando para dificultar a adoção de novos protocolos de segurança.

“Um segundo túnel na mesma penitenciária, no mesmo pavilhão, onde estão recolhidas pessoas pertencentes a uma mesma facção criminosa, só acontece porque se permite que aconteça”, afirmou a ministra.

Nesta semana, o governo determinou substituição do diretor do presídio, Domingo Antonio Bazán. Para o cargo foi nomeado Antonio Amarilla, até então diretor da penitenciária de Concepción.

A troca ocorreu após a foto de um preso com cerveja na mão circular em redes sociais. A ministra disse que os privilégios são realidade, mas negou que a foto tenha sido de preso da penitenciária de Pedro Juan.

Entretanto, o jornal ABC Color, citando fontes do presídio, revelou que o detento se trata de Victor Hugo Garcia Medina, atualmente preso em Pedro Juan Caballero.