Paraguaios vão às urnas para definir candidatos da eleição geral de 2018

0

Filiados a partidos poderão votar nas primárias deste domingo (17) no Paraguai, um pleito que definirá os candidatos oficiais para as eleições legislativas e presidenciais de abril de 2018.

Cerca de 3,5 milhões de eleitores filiados a partidos poderão votar nas primárias deste domingo (17) no Paraguai, um pleito que definirá os candidatos oficiais para as eleições legislativas e presidenciais de abril de 2018. A informação é da Agência EFE.

Todas as atenções estão sobre os pré-candidatos à presidência, uma disputa polarizada entre dois principais partidos do país: o Partido Colorado, de Horácio Cartes, com 2 milhões de filiados, e o Partido Liberal, o maior da oposição, com 1 milhão de filiados.

O senador Mario Abdo Benítez e o ex-ministro da Fazenda Santiago Peña, apoiado por Cartes, são os favoritos nas primárias do Partido Colorado. O atual presidente do país, por sua vez, se apresenta para ser um dos candidatos da legenda ao Senado.

Também estão na disputa, mas com menos chances, os pré-candidatos Efraín Enriquez e o ex-militar Alfredo Machuca.

No Partido Liberal, o duelo é entre Efraín Alegre, presidente da legenda, e Carlos Mateo Balmelli, ex-presidente do Congresso.

As últimas pesquisas apontam um empate técnico entre os pré-candidatos do Partido Colorado. Já entre os liberais, a vitória de Alegre é dada como certa, graças ao apoio da máquina partidária.

Os paraguaios também escolherão os candidatos à vice-presidência, ao Congresso, aos governos dos departamentos e também aos representantes do país no Parlamento do Mercosul.

Além dos dois principais partidos, mais 19 legendas fazem neste domingo suas eleições primárias. O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), que auxilia na organização da escolha, afirma que há 28.531 pré-candidatos no pleito.

Parte dos resultados já será divulgada no próprio domingo, graças à ajuda do TSJE. No entanto, os candidatos que disputarão cadeiras no Congresso, no Parlasur e nas assembleias departamentais serão divulgados nos próximos dias pelos partidos.

El precandidato liberal a senador, Juan B. Ramírez, destacó la importancia de cuidar los votos con “ojos de águila”, señaló que la impunidad tiene fecha de vencimiento, y se cumple hoy.

“La impunidad tiene fecha de vencimiento y se cumple hoy: el día en que el pueblo votará por un Amambay, diferente señalo.

Por otra parte, destacó la importancia de que los votos sean cuidados con “ojos de águila” por todo el electorado y su equipo de la lista 15 PLRA, que estarán en todas las mesas de votación del partido liberal. “Tenemos un ejército de gente blindada moralmente y comprometida con el Amambay. Les pido que estén atentos y comprometidos con esta causa”, agregó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here