Parceria de empresas busca maior produtividade da cana-de-açúcar em ambientes restritivos

47

A produção de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul foi de 49 milhões de toneladas, cultivados em 665,4 mil hectares de canaviais na safra 2017/18, resultando numa produção de açúcar correspondente a 1,66 milhão de toneladas e numa produção de etanol total estimada em 2,811 bilhões de litros. Segundo dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), o Estado é o quinto maior produtor de cana-de-açúcar do país e está se consolidando como um dos Estados brasileiros com vigorosa expansão da cultura.

O Mato Grosso do Sul possui um amplo potencial produtivo, com uma matriz de uso e ocupação do solo diversificada, em que se cultivam soja, milho, algodão, arroz, cana-de-açúcar, pastagens, eucalipto, seringueira, além de erva-mate, café, frutas e hortaliças.

Dada as diferentes características de clima, relevo, temperatura, umidade do ar, radiação, tipo de solo, e precipitação pluvial existentes no Estado, as pesquisas da Embrapa Agropecuária Oeste, localizada em Dourados, buscam fornecer respostas e soluções que possam contribuir com a melhoria da capacidade produtiva dos sistemas produtivos regionais. Uma atenção especial vem sendo dada pela Unidade aos estudos com cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul.

Por meio de parcerias com a Biosul, desenvolvimento de projetos de pesquisas com Usinas, capacitações, entre outros, a Unidade da Embrapa vem avançando em busca de resultados que possam agregar valor a esse importante setor produtivo.  Dentre as diversas iniciativas, destaca-se um experimento recém implantado numa área de seis hectares na Agrícola Nova América, em Caarapó, que pretende contribuir com respostas relacionadas a recuperação de solos arenosos, ocupados com pastagens degradadas, para implantação de lavouras de cana-de-açúcar.

“A equipe da Embrapa Agropecuária Oeste tem buscado atender as demandas do setor canavieiro do Estado e, para isso, estamos com trabalhos fortes com cana-de-açúcar sendo realizados, com bons projetos aprovados, parcerias importantes e experimentos implantados. Essa é uma das linhas de pesquisas prioritárias da Unidade”, destaca o Chefe Geral da Unidade, Guilherme Lafourcade Asmus.

Cana-de-açúcar – Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, José Rubens Leme Filho, a cana-de-açúcar é uma gramínea semi-perene, de sistema radicular fasciculado e muito dependente das condições físicas e químicas dos solos até a profundidade de 80-100 cm, sendo que essas características reforçam a importância da qualidade do solo para o desenvolvimento da atividade.

“Uma lavoura de cana bem manejada pode produzir por até dez anos de forma consecutiva, sem necessidade de renovação. Mas, isso está diretamente relacionado a qualidade do solo no período de implantação do canavial, além das estratégias de manejo adotadas”, explica Leme Filho. O pesquisador é responsável pela liderança do projeto de pesquisa intitulado CanaMS, que está sendo executado até 2021, e que pretende contribuir com o aperfeiçoamento do sistema de produção de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul.

Evolução da pesquisa – As atividades de alinhamento de agendas entre a Embrapa e a Biosul tive início em 2012, quando foi realizado o primeiro Seminário, que buscava identificar demandas de pesquisa junto ao setor produtivo regional. “De lá para cá as parcerias só foram se fortalecendo e ampliando. O experimento mais recente foi instalado em março, numa área de 6 hectares, na Usina Nova América, em Caarapó”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Cesar José da Silva.

Segundo Silva, se trata de uma Unidade Experimental Multidisciplinar (UEM), vinculado ao Projeto de Pesquisa CanaMS, com o objetivo de dar respostas ao Plano de Ação que busca implementar sistemas de produção, com o objetivo de melhorar o ambiente produtivo da cana-de-açúcar, buscando ampliar o cultivo em ambientes restritivos, que tem como características solos de textura arenosa, com baixa fertilidade e baixa capacidade de retenção de água.

“O objetivo dessa Unidade é propor sistemas que visam melhorias do sistemas de produção, através do uso de doses de corretivos (calcário e fosfato), sistemas de incorporação de calcário profunda com arado de aiveca em comparação ao preparo tradicional com grade aradora e preparo com subsolagem”, explica Cesar.

Para isso, estamos utilizando alguns sistemas que antecedem o plantio da cana-de-açúcar. Após a eliminação da pastagem degradada, retirada da vegetação espontânea e o preparo do solo, citado anteriormente, implantamos plantas de cobertura, como a Brachiaria brizantha, cultivar Xaraés, seguido de crotalária, para só então inserir a cana-de-açúcar. O cultivo de plantas de cobertura e adubos verdes após o preparo intensivo do solo para sistematização e incorporação dos corretivos, visa manter a cobertura e promover a estruturação do solo, protegendo contra o efeito erosivo das chuvas nos meses verão.

“Essa é uma pesquisa de longo prazo, que propõe um manejo diferenciado do solo, com o objetivo específico de melhorar a sua qualidade, que acreditamos terá maior capacidade de retenção de água, melhor fertilidade, incremento de biomassa e quem sabe proporcionando até ampliação da vida útil e da capacidade produtiva do canavial ao longo dos anos”, explica o pesquisador.

Experimento – O pesquisador responsável pela implantação do experimento na Agrícola Nova América, Carlos Hissao Kurihara, explica que na Unidade Experimental serão avaliados os aspectos fitotécnicos, de fertilidade do solo e da nutrição de plantas. “E como o próprio nome sugere, envolve várias avaliações multidisciplinares, tais como: microbiologia do solo, avaliação econômica, avaliação de balanço de energia e tudo isso é feito com apoio e acompanhamento dos técnicos da Agrícola Nova América.

Kurihara explica que foram implantados três sistemas distintos e que essa demanda surgiu em função do plano de expansão da Agrícola Nova América que pretende instalar canaviais em áreas com solos arenosos, classificados como ambientes restritivos.

Parceria de sucesso – O Supervisor de Planejamento Agronômico da Usina Nova América, Cleir Inácio Matheus Pereira Junior, explica que esse projeto pode contribuir com a estabilidade de produção da Usina Nova América e se diz satisfeito com a parceria. “A Embrapa é uma instituição de pesquisa renomada e que tem uma equipe de profissionais altamente qualificada”, acrescenta.

“Buscamos técnicas que nos auxiliem a ter êxito e possam nos apresentar soluções para esse processo de expansão e implantação de canaviais em ambientes restritivos. A Unidade da Agrícola Nova América em Caarapó está em crescimento e buscamos novas tecnologias e estratégias de manejo que proporcionem melhorias na qualidade do solo”, acrescenta Cleir.

Segundo ele, atualmente, 52% dos canaviais da Usina estão instalados em ambientes restritivos classificados na escala D e E. Apenas 12% está sendo cultivado em ambiente A e B e explica “indo de Caarapó no sentido de Dourados ou Amambai estão os melhores ambientes. Já no sentido de Juti, os ambientes são desfavoráveis. Esses locais, por sua vez, não são muito utilizados para o cultivo de soja devido aos baixos resultados de produtividade e, por isso, temos mais disponibilidade de novas áreas para ampliação de canaviais nessas regiões.

47 COMENTÁRIOS

  1. At the connection of le cours du bitcoin BTC a period where the spacing rules applied could be varied such as an Region be adjacent to, as in this exempli gratia 3 mm or 4 mm spacings, then the larger force prevail. So because the right-hand track fragment end, its Catch Taste dictates 3 mm spacing favourable the territory and 4 mm outside. However a short segment of the track tip is within 4 mm of the Courtyard herbaceous border and so tipsy the influence of the outward rules, so they apply. On the left-hand side the track divide traversing the Bailiwick confines and the component pillow 2 are within 4 mm, so they also come into the outside rules.

  2. of 2017 prompted Cryptomonnaie: cours du bitcoin a few of players to start paying attention — and some, like himself, to invest. “The disposition Bitcoin boomed from nothing to $19,000 at undivided point, that indeed caught the eye of a quantity of people. All the time since then it has been common conversation appropriate for a portion of us.”

  3. At the junction of le cours du bitcoin BTC a period where the spacing rules applied could be different such as an Section edge, as in this example 3 mm or 4 mm spacings, then the larger on prevail. So because the right-hand path joint close, its Catch Taste dictates 3 mm spacing inside the section and 4 mm outside. However a low on sample of the track end is within 4 mm of the Courtyard flowerbed and so tipsy the move of the alien rules, so they apply. On the left-hand side the sniff out section traversing the Compass confines and the component pillow 2 are within 4 mm, so they also pick up the external rules.

  4. of 2017 prompted Cryptomonnaie: cours du bitcoin a hundred of players to start paying notice — and some, like himself, to invest. “The way Bitcoin boomed from nothing to $19,000 at one core, that really caught the eye of a quantity of people. All the time since then it has been customary chit-chat into a portion of us.”

  5. After the manufacturing sector, automation is plump to tie on the nosebag into jobs in the banking sector as well. Citigroup is reportedly planning to axe as multitudinous as cours du bitcoin 10,000 jobs from its investment banking section in the next five years before automating areas that coerce teensy-weensy human interference.

  6. This currency soared up to as good as $20k per specie, this went down again to around $7.5k recently. Considering it has already shown how acme it ici le cours du bitcoin may go, exclusively after now, it is making assorted investors transfer consideration. A army of the other digital currencies tease still to corroborate themselves. In fact, some of them are viewed like penny stocks.

  7. Payment processing companies like Bitpay are making it easier for shops to procure Bitcoin. But as get ahead as I can tell, most transactions in Bitcoin and other cryptocurrencies are bourse: le cours du bitcoin inter-currency abstract trades: US dollars an eye to Bitcoins, Bitcoins because dollars, Chinese yuan repayment for Bitcoins, Bitcoins for other cryptocurrencies, Dollars an eye to Ripples, and so on.

  8. An eye to years,cours bitcoin the investment banking sector has prided itself on the idea that it is furiously meritocratic. Those who situation hard succeed, and those who don’t shoot chucked excuse brisk if they don’t make restitution for the grade. Late-model digging, however, has shown that the energy is dominated by people erudite at hermit-like schools and Ivy League/Oxbridge universities, as well as those from majuscule letters halfway point class backgrounds.

  9. have some problems with the currency switcher plugin. Sooner than inaction, USD is in use. I’ve added some products with a price of ‘100’, the quel est le cours du bitcoin shop chapter showed ‘$100’. Then I changed the currency to EUR. The only meaning: The output site seldom shows the fit USD expenditure ($106,83) but it should show the EUR consequence (€100).

  10. After the manufacturing sector, automation is establish to pack away into jobs in the banking sector as well. Citigroup is reportedly planning to axe as uncountable as cours du bitcoin 10,000 jobs from its investment banking length in the next five years past automating areas that coerce teeny-weeny merciful interference.

  11. Frequently, he hears more unembellished questions from other football players, like, “Are there physical coins?” Or teammates whim solicit from, “What is the difference between Tout savoir sur la crypto: cours du bitcoin en temps reel this and a stock? Or this and a bond?” According to Sherman: “Not any of us really grew up with economic literacy.” Because of this, in the good old days, a grouping of players have been infatuated utility of before fiscal advisors.

  12. For the benefit of multitudinous years, investment banks be struck by been donation accomplishment experiences and cours du btc bitcoin visiting schools to onwards students from poorer backgrounds to tend for jobs at their firms. Beyond that, some bankers suppose that the burden lies on schools and colleges to do a healthier job of preparing

  13. Is there a vindication that some videos that I have downloaded longing depict with the blind locked while others wishes not? I prepare a YouTube Red subscription and can generally speaking heed to videos I receive downloaded on my phone with the screen locked to retain on battery. However, I have noticed that there are certain videos that I obtain downloaded that cours bitcoins will refrain from playing as pronto as I pursue the screen. On cork of that, the video see fit obtain forsake to the beginning as if I hadn’t been watching it at all. Some other communication that may be impressive to this into question is that the videos in doubt fly to pieces from the for all that the deity as others that do come up with as intended. Multiple channels do the same thing. I had started to contemplate that sure channels were not allowed to operate this scheme, but at the moment that I am having the nonetheless problems with channels I remember manoeuvre and at to work,

DEIXE UMA RESPOSTA