Pesquisa do IBGE aparentemente não retrata a realidade em Ponta Porã

0

No mesmo periodo, nasceram 3.200 bebês no Hospital Regional Dr. José de Simone Neto

Mais uma vez os dados divulgados pelo IBGE em relação ao comparativo realizado em 2018, dados da Pesquisa Estimativas da População dos Municípios de 2019, com relação ao número de habitantes de Ponta Porã deixa a desejar, pois segundo o divulgado em dois anos a cidade teve um crescimento habitacional de apenas 1,5 %, na cidade, ou seja, 1.411 novos moradores ou crianças nascidas que mostra que Ponta Porã passou a ter 93.937 habitantes.

Segundo IBGE, as estimativas populacionais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União, para calcular o Fundo de Participação dos Municípios e Estados, além e servir de referência para vários indicadores econômicos, sociais e demográficos e sua divulgação é anual.

Baseado nessas informações, a reportagem do site Pontaporainforma entrou em contato com o prefeito Hélio Peluffo Filho que disse que esses números não refletem em nada para cidade, pois para haver reflexos diretos precisaríamos atingir 100 mil habitantes, fato que conforme o IBGE ainda não atingiu e pelos próprios dados vai demorar pelo menos uns 5 anos para chegar ao número desejado.

Quanto a prefeitura, o prefeito Hélio informou que não altera os índices de repasses.

“O nosso maior desafio é continuar trabalhando para que o IBGE reconheça a população flutuante, pois isso sim vai influenciar diretamente nos serviços oferecidos como por exemplo o atendimento nos postos de saúde, nas escolas, nos centros de educação infantil e no próprio hospital Regional” disse o prefeito Hélio Peluffo Filho.

Não satisfeito com os números divulgados pelo IBGE, a reportagem do site Pontaporainforma foi atrás de algumas informações e em contato com a direção do hospital Regional Dr. José de Simone Neto, foi informado que nasce por dia, de 3 a 5 bebês, as vezes com a mudança da lua aumenta um pouco, em outros dias nascem menos, mas no mês varia entre 130 e 150, sendo assim, por ano nascem entre 1.600 e 1.800 bebês, em dois anos, daria um total de 3.200 a 3.600 bebês.

De acordo com as informações do IBGE com a Pesquisa Estimativas da População dos Municípios de 2019, que foi de só os bebês nascidos vivos, ultrapassa a marca apontada pelo órgão.

Sem contar isso, o site Pontaporainforma tem 3 grupos de WhatsApp com 693 pessoas onde foi perguntado quantas pessoas foram entrevistadas pelo órgão, e para surpresa, das pessoas que responderam o questionamento, apenas duas pessoas retornaram a informação, sendo que uma informou que recebeu via correios um formulário (foto abaixo), e outra disse que recebeu uma ligação do órgão e o esposo ficou respondendo ao questionamento do entrevistador do IBGE.

Fica aqui então uma cobrança para a Procuradoria Jurídica da prefeitura de Ponta Porã cobrar o IBGE alguma explicação a respeito dessa divulgação, porque com todas as pessoas que se conversa ninguém acredita que a cidade tenha menos de 100 mil habitantes, ou seja, o crescimento de apenas 1.411 pessoas, sendo que o número de bebês nascidos vivos ultrapassa a 3 mil.