Polícia vai poder atravessar fronteira durante perseguições

0

Acordo assinado nesta quinta-feira (7) pelos ministros de Segurança, Justiça e Interior dos países membros do Mercosul vai permitir que policiais atravessem fronteiras dos países membros do Mercosul durante perseguições policiais por até um quilômetro.

Em Mato Grosso do Sul, isso significa uma grande mudança no policiamento das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. Argentina e Uruguai também entram no acordo, conforme noticiado pelo G1.

“É um avanço que mostra, acima de tudo, o nível de confiança que existe entre os países membros e associados do Mercosul, a permitir até este tipo de intrusão, ainda que momentânea, em cada território”, afirmou o ministro Sérgio Moro.

O acordo, anunciado em evento em Foz do Iguaçu, no Paraná, ainda precisa da assinatura dos presidentes dos cincos países e passar pela aprovação dos congressos locais, mas já possui regras bem definidas.

Entre as cláusulas do acordo, os agentes que entrarem no país vizinho devem comunicar as autoridades locais imediatamente e encaminhar os presos para a cidade em que foram capturados. Além disso, carros policiais devem estar devidamente identificados.

O acordo pode ser ampliado através de tratados bilaterais.