Procon de Caarapó alerta para fraudes no Programa Voa Brasil

0

O Procon de Caarapó, órgão de proteção ao consumidor, está alertando a população sobre golpes no programa Voa Brasil, do governo federal. O Voa Brasil é um programa do governo federal para oferecer passagens aéreas a preços reduzidos aos consumidores brasileiros, que ainda se encontra em fase de definição de regras e não tem data para ser implementado, mas já é um dos meios que os golpistas estão utilizando para roubar dados e dinheiro dos cidadãos.

De acordo com o Procon, os golpistas já têm criado sites e perfis em redes sociais e estão enviando links por aplicativos de mensagens e SMS, passando-se pelos gestores da iniciativa para lesar pessoas.

Reportagem publicada no portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (leia em: https://shre.ink/TxfI) é bem didática sobre o assunto. Segundo a publicação, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu o Ofício-circular n.º 15/2023/GAB-SENACON/SENACON/MJ direcionado aos Membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor alertando sobre estes sites e links fraudulentos que estão fazendo uso do Programa Voa Brasil.

De acordo com a reportagem, o Ministério de Portos e Aeroportos, responsável pelo Voa Brasil, emitiu um alerta para que, caso o cidadão receba qualquer mensagem vendendo passagens ou solicitando o preenchimento de cadastros, faça uma denúncia pelos canais de atendimento ao usuário do ministério:

Pela internet: Fala BR

Por e-mail: [email protected]

Por telefone: (61) 2029-8090

O Procon Municipal de Caarapó reforça o alerta sobre mais esta ameaça de fraude associada ao programa “Voa Brasil” e faz algumas recomendações, orientações e dicas para evitar mais esta fraude.

Como identificar possíveis ameaças?

– Desconfie de mensagens ou e-mails não solicitados que solicitem informações pessoais.

– Não clique em links suspeitos, especialmente se a fonte for desconhecida.

– Verifique sempre a autenticidade das mensagens oficiais antes de fornecer qualquer informação.

Recomendações:

– Não compartilhe informações pessoais ou bancárias por meio de links não verificados.

– Caso tenha dúvidas sobre a legitimidade de uma mensagem ou link, entre em contato diretamente com a fonte oficial.

– Utilize software antivírus e mantenha-o atualizado para proteger seu dispositivo contra malware.

Caso identifique atividades suspeitas, o importante é relatar às autoridades;

– Denuncie imediatamente qualquer atividade suspeita às autoridades locais.

– Se possível, informe à equipe de suporte do programa “Voa Brasil” sobre a situação para que possam tomar as medidas apropriadas.

A segurança de nossa comunidade é uma prioridade. Fiquem atentos, protejam suas informações e colaborem para manter nossa comunidade segura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here