Profissionais do Samu começam a ser vacinados no Recife contra a Covid-19

0

Os profissionais da linha de frente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) começaram a receber doses da vacina contra a Covid-19. Para esse grupo prioritário, a campanha começou nesta segunda-feira (25) e deve seguir até a quarta-feira (27). Pedro Santiago, de 66 anos e motorista do Samu há 25 deles, foi o primeiro da equipe a ser imunizado

“Como eu já disse e continuo dizendo: vencemos mais uma batalha, mas estamos na guerra e na luta, todo mundo junto”, afirmou o condutor. Ele disse que recebeu, no domingo (24), a notícia de que iria ser vacinado nesta segunda-feira (25).

De acordo com o Samu, 600 profissionais devem receber o imunizante contra a Covid-19 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

De acordo com o Samu, 600 profissionais devem receber o imunizante contra a Covid-19 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

“Eu peço a todo mundo que tome essa vacina e não tenha medo. A gente vai acabar com essa doença e vencer essa guerra”, disse Santiago.

De acordo com o gerente-geral do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes, 600 funcionários que atuam na linha de frente do serviço devem ser vacinados até a quarta-feira (27).

“É importante dizer que nós estamos vacinando apenas os profissionais da linha de frente do Samu. A prefeitura do Recife disponibilizou 1,2 mil doses. Tem essa primeira e depois tem a dose de reforço para concluir a imunização”, declarou.

Pedro Santiago, de 66 anos, foi o primeiro funcionário da equipe a ser vacinado — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Pedro Santiago, de 66 anos, foi o primeiro funcionário da equipe a ser vacinado — Foto: Mhatteus Sampaio/TV Globo

Valdemir Silva, técnico de enfermagem do Samu que também recebeu o imunizante, disse que aguardou esse dia com muita ansiedade.

“É com grande expectativa que toda a equipe e família do Samu espera por essa vacina, uma vez que o profissional do Samu, na linha de frente, está desde o mês de março enfrentando essa pandemia, levando vítimas para UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento], grandes hospitais e hospitais de campanha”, afirmou.

Segundo o Samu, a prefeitura do Recife destinou 1,2 mil doses para as equipes da linha de frente do atendimento — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Segundo o Samu, a prefeitura do Recife destinou 1,2 mil doses para as equipes da linha de frente do atendimento — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Vacinação em Pernambuco

Em Pernambuco, a vacinação contra a Covid-19 começou no dia 18 de janeiro de 2021, com uma cerimônia simbólica. Até a sexta-feira (22), 34.336 pessoas que fazem parte do público prioritário da primeira fase foram imunizadas no estado, segundo a SES.

Neste primeiro momento, são vacinados os profissionais de saúde que têm atuado na linha de frente do combate à Covid-19, idosos que vivem em casas de longa permanência e pessoas que trabalham nesses locais, além de pessoas a partir dos 18 anos, com deficiência, vivendo em residências inclusivas.

No domingo (24), Pernambuco recebeu 84 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. De acordo com o governo do estado, a decisão sobre como e quando vai ser aplicada a vacina deve ser tomada em uma reunião, convocada para esta segunda-feira (25).

Agendamento no Recife

Para essa primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, não é necessário fazer agendamento para receber as doses. Nas próximas, a vacina deve ser aplicada via agendamento prévio, com a confirmação do enquadramento nos critérios previstos para a fase específica, que deve ser feito pela internet, com pontos de apoio para quem não tem acesso.

Pela internet, vai ser possível agendar local, dia e horário através do aplicativo Conecta Recife, disponível para os sistemas operacionais Android iOS. As datas ainda não foram divulgadas e, por enquanto, é possível apenas fazer cadastro na plataforma. Para tal, é preciso informar o CPF e seguir as instruções do aplicativo.

Após fazer o cadastro, os moradores do Recife precisam aguardar a abertura do agendamento, que vai ser disponibilizado a cada nova fase.

Números do novo coronavírus

Pernambuco registra mais 537 casos e 16 mortes por Covid-19

Pernambuco registra mais 537 casos e 16 mortes por Covid-19

Pernambuco registrou, no domingo (24), mais 537 casos de Covid-19 e 16 mortes de pacientes com a doença, elevando o total para 250.702 confirmações e 10.193 óbitos de pessoas devido ao novo coronavírus (veja vídeo acima)Os números começaram a ser registrados em março de 2020.