PSDB destaca fortalecimento das bases eleitorais na eleição 2020

0

O congresso do PSDB Nacional, que reuniu integrantes de todo Brasil, reforçou a importância de as bases serem fortalecidas em todo País. Com a intenção de lançar o governador de São Paulo, João Doria, para a disputa da Presidência da República, o objetivo do partido é eleger ainda mais prefeitos e vereadores nos municípios brasileiros, não excluindo Campo Grande.

Porém, com relação ao pleito de 2020 na capital sul-mato-grossense, os tucanos precisam resolver se vão ou não apoiar a reeleição de Marcos Trad (PSD). O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) declarou há um tempo que fez um acordo com Trad; como ele o apoiou em 2018, faria o mesmo em 2020. O problema é que na Executiva Estadual do ninho não há um consenso sobre a posição do governador.

Conforme informações de bastidores, dos 16 integrantes da Executiva do PSDB-MS, apenas o presidente, Sérgio de Paula, e Reinaldo Azambuja se manifestam favoráveis a manter a palavra do governador, e Sérgio não estaria manifestando posição contrária ao acordo apenas porque ocupa, além do principal cargo dentro do partido, a função de secretário de Estado de Articulação Política e precisa manter a sigla unida.

De acordo com o que foi apurado pelo Correio do Estado, durante o congresso dos tucanos, realizado em Brasília, o assunto não foi tratado com o presidente nacional, Bruno Araújo. O governador estava presente, assim como Sérgio de Paula e o deputado federal e secretário-geral do PSDB Nacional, Beto Pereira, além de outras lideranças da agremiação. Contudo, os sul-mato-grossenses acharam melhor um outro momento para conversar sobre o assunto, que deve ser tratado no começo de 2020.

Em novembro, Bruno Araújo divulgou uma resolução em que determina que o PSDB apresente “candidato próprio a prefeito nas eleições de 2020 nos municípios com mais de 100 mil eleitores, naqueles que tenham geração de programa de televisão e nos considerados estratégicos pela Executiva Nacional”.

Filiação

Ontem, durante evento de filiação, o governador voltou a reafirmar seu apoio ao prefeito de Campo Grande.
Reinaldo Azambuja declarou que o partido tem “palavra” e que candidatura própria para 2020 será decidida a partir de abril do ano que vem.

“Nós já temos uma discussão disso em nível de partido. PSDB é um partido de cumprir compromisso e eu combinei com prefeito Marquinhos [Marcos Trad] que íamos tratar Campo Grande a partir do ano que vem”, afirmou Azambuja. As declarações foram feitas durante filiação do prefeito de Caracol, Manoel Viais.

Com a chegada de Viais, o partido alcança o número de 45 prefeitos filiados em Mato Grosso do Sul para as eleições de 2020. De acordo com o governador, a expectativa da sigla é de aumentar o número de prefeitos no Estado. “Partido se constrói fortalecendo nossas fileiras”, declarou o chefe do Executivo estadual.

Ainda de acordo com o governador, o sucesso da legenda em 2022 no senado e na Presidência depende dos bons resultados das bases.

Além do prefeito de Caracol, que deixou o PP para se filiar ao PSDB, a esposa do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Correa (PSDB), Adriana Corrêa, também se associou durante evento que ocorreu nesta segunda.
O ex-prefeito de Ladário José Antônio é outro que passou a fazer parte do ninho tucano.