SANTOS NOVO LIDER

0

Flamengo bate Botafogo em grande clássico no Maraca e se aproxima da ponta


Em clássico movimentado, o Flamengo superou o Botafogo por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã. Com o resultado, os rubro-negros chegaram a 24 pontos e seguem na terceira posição do Campeonato Brasileiro. Já os alvinegros, com 16, caíram para a nono na Série A.

O Botafogo abriu o placar no início, com Cícero. No entanto, o Flamengo chegou ao empate ainda na etapa inicial, com Gerson. No segundo tempo, o clássico ficou mais movimentado e os rubro-negros viraram com Gabriel. Diego Souza voltou a igualar o confronto para os alvinegros. Só que Bruno Henrique marcou o terceiro e decretou a vitória dos flamenguistas.

Na próxima rodada, o Flamengo viaja até Salvador para enfrentar o Bahia, no domingo. No mesmo dia, o Botafogo encara o Avaí, em Florianópolis.

O JOGO

O Flamengo começou o jogo em busca do gol e quase abriu o placar aos dois minutos. Bruno Henrique fez boa jogada, mas chutou pela linha de fundo. Depois, o mesmo atacante não conseguiu dominar a bola após cruzamento e facilitou a defesa de Gatito Fernández.

O Botafogo, aos poucos, saiu da pressão rubro-negra e buscou o ataque. Os alvinegros aproveitaram a primeira chance criada e marcaram aos 13 minutos. Após escanteio, Cícero se antecipou a Diego Alves e desviou para a rede.

O revés foi sentido pelo Flamengo, que viu o Botafogo em outra jogada de bola parada, com Joel Carli. Só que, aos poucos, os rubro-negros voltaram a dominar a posse de bola e voltaram a assustar, aos 29 minutos. Willian Arão chutou da entrada da área e acertou a rede pelo lado de fora.

Depois de rondar muito a área, o Flamengo chegou ao empate aos 34 minutos. Gerson fez boa jogada individual e chutou cruzado, sem chance para Gatito Fernández.

Nos minutos finais, o panorama da partida seguiu o mesmo. O Flamengo dominava as ações e quase virou aos 41 minutos. Trauco arriscou da entrada da área obrigou Gatito Fernández a espalmar para frente. Pra sorte do Botafogo, a bola foi para a zaga, que tirou o perigo. Os alvinegros ainda responderam em falta de Marcinho, mas o clássico permaneceu igual até o intervalo.

No segundo tempo, o Flamengo continuou tendo mais posse de bola, mas quem assustou primeiro foi o Botafogo, aos quatro minutos. Luiz Fernando fez fila e chutou colocado, mas para fora. O lance animou os alvinegros, que desperdiçaram nova chance aos sete. Diego Souza tocou para Rodrigo Pimpão na área, só que o atacante mandou por cima do travessão.

No entanto, quando chegou com qualidade, os rubro-negros viraram a partida, aos oito minutos. Rafinha fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Joel Carli cortou para frente e viu Gabriel acertar belo chute de primeira, sem chance para Gatito Fernández.

O revés não mudou a postura do Botafogo, que seguiu bem na parte ofensiva. O Flamengo recuou e permitiu aos alvinegros passarem a pressionar em busca do empate. A insistência surtiu efeito aos 21 minutos. Diego Souza cobrou falta com força e acertou o canto de Diego Alves.

Após a igualdade, o clássico ficou mais movimentado, pois as duas equipes passaram a buscar o ataque. O Flamengo mostrou mais qualidade e chegou ao terceiro gol, aos 28 minutos. Após boa troca de passes, Rafinha mandou para Bruno Henrique apenas empurrar para a rede.

A partir dai, os rubro-negros passaram a administrar o resultado com muito toque de bola. O Botafogo ainda buscava os avanços, mas pareceu sentir a parte física. O goleiro Diego Alves só fez uma defesa difícil, em cabeçada de Alex Santana. Assim, o Flamengo conseguiu manter o resultado até o apito final.

Com estrela de Sampaoli, Santos vence o Avaí na Vila e é líder do Brasileirão


O Santos venceu o Avaí por 3 a 1 na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro, com dois pontos à frente do Palmeiras após 12 rodadas. É a primeira vez na liderança desde agosto de 2016.

O Peixe construiu a vitória com gols de Derlis González, Carlos Sánchez e Felipe Jonatan. O gol dos catarinenses foi de João Paulo. O técnico Jorge Sampaoli mostrou que tem estrela: Derlis foi a surpresa na escalação e Felipe entrou no intervalo, no lugar de Alison, improvisado no meio-campo.

O Alvinegro não teve vida fácil para vencer o lanterna. Os donos da casa abriram o placar, sofreram o empate e desempataram ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o jogo ficou aberto, com chances para os dois lados.

O Santos voltará a campo para enfrentar o Goiás, domingo, novamente na Vila. O Avaí receberá o Botafogo, no mesmo dia.

O JOGO

O Santos foi para cima desde o primeiro minuto, empurrando o Avaí no campo de defesa. E o gol não demorou a sair. Aos 8 minutos, Sánchez cruzou, a zaga afastou mal e a bola sobrou no pé de Derlis. O uruguaio bateu forte e abriu o placar.

Empurrado pela torcida, o Peixe seguiu na pressão e teve duas chances com Sasha. Na sequência, porém, diminuiu o ritmo e o Avaí equilibrou as ações.

No minuto 23, Aguilar salvou em chute de Ferrareis. E aos 27, o Avaí se aproveitou do atendimento médico a Diego Pituca, tocou bem a bola e encontrou João Paulo, livre, para deslocar Everson e empatar.

O Alvinegro “acordou” e logo desempatou. Soteldo, melhor em campo na primeira etapa, entortou a defesa e cruzou na cabeça de Sánchez na pequena área. O uruguaio deslocou Lucas Frigeri e colocou os donos da casa de volta à frente quando o placar marcava 32′ jogados.

SEGUNDO TEMPO

O Santos passou a ter maior controle do jogo no segundo tempo e o Avaí ofereceu menos perigo nos contra-ataques. A primeira chance real, porém, só veio aos 23 minutos.

Felipe Jonatan arriscou de fora da área, Lucas Figeri rebateu e Sasha, sozinho, bateu na trave depois do goleiro tocar na bola. Após dois minutos, Felipe deu um chapéu e deixou Marinho sozinho. O atacante chutou nova grande defesa de Frigeri.

No minuto 25, o Avaí respondeu. Pedro Castrou lançou Gegê e o atacante girou e bateu para intervenção providencial de Everson, a primeira do goleiro santista.

E depois de dar emoção ao jogo, o Santos garantiu a vitória e liderança do Brasileirão aos 32 minutos. E foi um golaço de Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo deu um chapéu em Betão e chutou, com desvio em Pedro Castro, para encobrir o goleiro Lucas.

Nos minutos finais, o Avaí esteve entregue. O Santos seguiu no ataque e poderia até ter construído uma goleada. O Peixe é líder pela primeira vez desde agosto de 2016.