Saúde em Alerta: Com clima favorável dengue pode voltar a ser ameaça

0

Com a volta das chuvas e do calor, combinação perfeita para a proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da doença, a dengue volta a ser uma ameaça real à saúde pública no Estado e no País. Em Amambai a doença está controlada. Segundo o setor de Controle de Vetores em 2016 o município teve 696 notificações com 47 casos da doença confirmados.

Em 2017, de primeiro de janeiro a 6 de novembro foram 193 notificações com apenas 17 casos de dengue confirmados e os números permanecem em escala decrescente.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município no decorrer de todo o mês de outubro foi registrado apenas uma notificação de suspeita de dengue em Amambai.

Em relação a febre Chikungunya, outra doença transmitida pelo Aedes Aegypti, Amambai registou cinco notificações de janeiro para cá, mas todos deram negativo para a doença, mesmo resultado final apresentado para a única notificação de Zika Vírus, outra doença transmitida pelo mosquito.

A redução drástica nos números da dengue em Amambai se devem a ação permanente do setor de controle de vetores na prevenção e a resposta rápida na realização dos chamados “bloqueios” em áreas com notificação, bem como as ações preventivas realizadas por meio de mutirões envolvendo agentes públicos do município e militares do Exército Brasileiro lotados no 17º RC Mec, no início do ano, período também considerado crítico.

Segundo o Controle de Vetores é essencial que, em caso de sintomas e suspeita de dengue, a pessoa procure uma unidade de saúde ou até mesmo o agente de saúde de sua vila, para que a notificação seja formalizada e as equipes entrem em ação para realizar o bloqueio e a contenção do possível mosquito infectado.

Alerta permanece

Apesar dos números de notificações para dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti terem caído no município, às autoridades de saúde alertam para o período crítico que se aproxima e a necessidade de a população contribuir para manter a doença afastada de seus lares com a eliminação de água parada, local perfeito para servir de berço para o mosquito se reproduzir e se proliferar.

Segundo o secretário de saúde do município, Sérgio Périus, as equipes ligadas a área de prevenção estão intensificando as ações de controle e o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, hoje presidido pelo subtenente do Corpo de Bombeiros e atual coordenador da Defesa Civil em Amambai, Wilson Vicente Ferreira, já trabalha na elaboração de ações coletivas visando impedir o avanço do mosquito.

Segundo a Secretaria de Saúde o empenho do poder público se torna em vão se o cidadão também não fizer sua parte, que é não jogar lixo em terrenos baldios, manter seus terrenos limpos e evitar deixar água parada em seus domicílios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here