Seis aeronaves usadas para transporte de drogas são apreendidas

0

A operação conjunta da Polícia Federal (PF) e a Receita Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (29/11), mostrada mais cedo pelo Conesul News, que visa combater o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro nacional, apreendeu cinco aeronaves agrícolas em Mato Grosso do Sul. As investigações apontam que os veículos também eram usados no transporte de cocaína.

Uma das aeronaves apreendidas, a de prefixo PT UMN, tinha sido interditada na Operação Deriva II, realizada pela Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECO) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em novembro do ano passado para combater irregularidades na aplicação de agrotóxicos por empresas de avião civil. Na época, o avião estava com documentos aeronáuticos vencidos.

Ao todo, 32 agentes da PF participam das buscas. São seis mandados em Campo Grande, um em Fátima do Sul e um em Caarapó, na região sul do estado.

Entenda

A ação ocorre no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Até às 9h, 20 pessoas foram presas preventivamente e uma prisão é temporária, por cinco dias. Em São Paulo, foram realizadas seis prisões preventivas. Na casa de um dos doleiros foi encontrado dólares em uma máquina de lavar roupa.

De acordo com os policiais, até agora, foi possível comprovar o envio de 2,2 toneladas de cocaína do Brasil para a Europa pelo grupo criminoso. A droga era enviada em blocos de concreto. Os traficantes usavam doleiros em São Paulo para o pagamento das transações do tráfico de drogas no exterior. A organização criminosa movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão nos últimos três anos.

Cerca de 200 policiais federais cumprem mandados de prisão contra 21 pessoas, mandados de busca e apreensão em 40 endereços e ordens judiciais para sequestro e bloqueio de imóveis, fazendas, aeronaves, embarcações, veículos e contas bancárias, estimados em mais de 25 milhões de reais.