Semifinalistas, Flamengo, Athletico e Palmeiras têm mais de 75% de chances de retornarem à Libertadores

0

Athletico, Flamengo e Palmeiras são os representantes brasileiros nas semifinais da Copa Libertadores deste ano. Com os confrontos já definidos, está garantido, ao menos, um brasileiro na final do torneio continental, uma vez que os times de Abel Ferreira e Luiz Felipe Scolari vão se enfrentar em 30 de agosto e 6 de setembro. Um dia depois das duas datas será a vez do rubro-negro encarar o Vélez Sarsfield, da Argentina. Os vencedores vão à final em Guayaquil, no Equador.

 

No entanto, mesmo que o troféu não permaneça no Brasil, esses três clubes não devem ter problemas com a classificação para a próxima edição da Libertadores, já que todos eles possuem mais de 75% de chances de conquistarem a vaga via Campeonato Brasileiro. Os dados são da Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra, com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A ferramenta indica que o Palmeiras é quem possui a maior probabilidade, com 99,57%, e é questão de tempo para confirmar sua presença matematicamente. A equipe de Abel Ferreira lidera o campeonato com 45 pontos e faz o clássico contra o Corinthians (vice-líder, com 39), neste sábado, às 19h.

Entre Athletico e Flamengo, que jogam amanhã, o Furacão é quem possui mais chances de se classificar à competição internacional, com 82,9%, seguido dos 78% dos cariocas.

Se o troféu ficar entre um destes três times, muito provavelmente o Brasileirão passaria de G6 para G7. O que aumentaria a possibilidade dos outros dois estarem na competição no ano que vem. Corinthians (89,6%), Fluminense (89,3%) e Internacional (44,2%) completam os seis primeiros colocados.