Zeca do PT participa de seminário sobre a rota bioceânica Porto Murtinho-Chile

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O deputado federal Zeca do PT participou nesta terça-feira (22), do Seminário “Corredor Rodoviário Porto Murtinho – portos do norte do Chile”, apresentado pelo do prefeito da cidade chilena de Iquique, Maurício Soria Macchiavello na embaixada do Chile em Brasília (DF).

O projeto pretende ser umas das obras mais importantes para o setor produtivo da região Centro-Oeste do Brasil economizando 7.500 quilômetros entre América do Sul e o mercado asiático.

“Com apoio do Itamaraty e do Ministério das Relações Exteriores discutimos neste seminário na embaixada do Chile toda potencialidade da região, que cerca a futura ligação bioceânica, saindo de Porto Murtinho a partir da construção da ponte sobre o rio Paraguai, que inclusive já tem o projeto pronto, saindo da Colônia Carmelo Peralta (PY) até os portos do norte do Chile, em Iqueque e Antofogasta. Com certeza é um passo a mais no sentido de construirmos um velho sonho acalentado pelo Heitor quando prefeito de Murtinho, pelo Osório de tantos outros nos permitir a construção desta rota bioceânica”, avaliou no Zeca do PT.

Essa é a visão de autoridades do Brasil, Paraguai e Chile, que concordam com a importância de reforçar uma rota de integração entre o Brasil, o chaco central paraguaio com o norte da Argentina e a plataforma portuária que oferecem nas cidades de Arica, Iquique e Antofagasta no Chile.

Um dos primeiros passos para a efetivação deste corredor até o Chile é a construção da ponte no rio Paraguaia, que liga a cidade de Porto Murtinho até o Paraguai, para possibilitar o escoamento da produção por meio das rodovias paraguaias até o Chile. Essa obra será financiada pelos governos brasileiro e paraguaio e será lançada nesta sexta-feira (25), na praça central em Porto Murtinho. São 1.814 quilômetros entre Porto Murtinho e Antofagasta (Chile) e 1.975 quilômetros entre Porto Murtinho e Iquique (Chile). Além da ponte, ainda restam cerca de 673 quilômetros nestes dois percursos para serem pavimentados. Os investimentos serão desembolsados pelos quatro países envolvidos nesta ação de integração sulamericana com a saída do oceano pacífico.

 

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