CAMARA DE AMAMBAI É NOTICIA

0

Projeto prevê transformar ruas em mão única em Amambai

Apontada como retrocesso e criticada por comerciantes, a proposta que volta a transformar a Rua da República e a Sete de Setembro em mão única, está dentro do “PMU” previsto para ser votado nesta segunda-feira (8) na Câmara.

Clique na Imagem para ampliá-laA transformação das ruas, da República e Sete de Setembro em mão única gera descontentamento em comerciantes e usuários das vias. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

Está prevista para ser votada pela Câmara Municipal na sessão dessa segunda-feira, dia 8 de abril, dentro do PMU (Plano de Mobilidade Urbana), a transformação novamente das ruas, Sete de Setembro e Rua da República em “mão única” em Amambai.

A iniciativa, que foi aplicada anos atrás e foi revoga, é apontada como um retrocesso e vem recebendo críticas de comerciantes, que alegam amargarem prejuízos, caso as ruas voltem a ser consideradas mão única e de parte da população que não concorda com a mudança por achar ser prejudicial ao ir e vir.

Procurado pela reportagem do A Gazetanews, o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira informou que o PMU tem que ser aprovado até o dia 13 deste mês, ou seja, na próxima sexta-feira e como a Câmara só terá sessão nesta segunda-feira, a matéria terá que ser votada e aprovada em regime de urgência especial nesta segunda.

O prefeito ressaltou que antes da votação, o jurídico da prefeitura deverá se reunir com os vereadores durante intervalo da sessão para discutir o artigo que delibera sobre a instituição de “mão única” nas duas ruas.

Procurado o presidente da Câmara, vereador Dilmar Bervian destacou a possibilidade de se aplicar uma emenda ao Plano de Mobilidade Urbano prevendo a realização de uma consulta pública para tratar o tema.

Câmara vota mudança no horário da sessão em Amambai

Matéria de autoria de Geverson Vicentin prevê sessões noturnas. Segundo o vereador, medida vai facilitar maior participação popular.

Clique na Imagem para ampliá-laFachada da Câmara Municipal de Amambai. Projeto que prevê retorno das sessões para período noturno deverá ser debatido e votado nesta segunda-feira. (Foto: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

A Câmara Municipal vai voltar na sessão desta segunda-feira, 9 de abril, um projeto de lei que prevê a realização das sessões ordinárias da casa, hoje realizadas nas segundas-feiras pela manhã, no período noturno.

A matéria, que visa alterar o regimento interno da Câmara é de autoria do vereador Geverson Vicentin (PDT), subscrita pelos vereadores, Maikell Ruiz (PP) e Chico Ratier, do PEN.

Segundo o vereador autor, Geverson Vicentin, as sessões da Câmara Municipal em período noturno possibilitariam aos munícipes acompanharem o trabalho dos vereadores em plenário e os debates de interesse da comunidade em geral, feito este que hoje não ocorre por conta da sessão acontecer durante o dia e em horário de expediente, quando todos estão trabalhando.

Em épocas anteriores as sessões da Casa de Leis já eram realizadas à noite, mas os vereadores mudaram o regimento interno e passaram para as segundas-feiras de manhã.

No Cone Sul

Além de Amambai, câmaras de vereadores de outros dois municípios da região Cone Sul do Estado tem sessões duramente o dia, Coronel Sapucaia e Aral Moreira.

Caarapó também chegou a transferir as sessões do período noturno para o período diurno, mas voltou a realizar as sessões ordinárias à noite justamente com a finalidade de possibilitar às pessoas que trabalham durante o dia poder acompanhar o trabalho dos vereadores e o debate dos assuntos de interesse da sociedade local.

Policiais Militares são homenageados na Câmara Municipal

por Bruno Eduardo Rodrigues Martins — última modificação 03/04/2018 11h43
 Policiais Militares são homenageados na Câmara Municipal

A Vereadora Janete Córdoba do PSDB, em companhia do presidente da Casa de Leis, Vereador Dilmar Bervian do DEM e o Vereador Darci José da Silva do PSB, entregou para integrantes da 3ª CIPM de Amambai, moções de congratulação em comemoração à promoção conquistada pelos policiais relativa ao tempo de serviço e também as seus serviços prestados em função da sociedade.

No total, 5 profissionais da segurança pública da cidade receberam o reconhecimento da Casa de Leis, assinado por todos os 13 vereadores, confirmando a importância da homenagem. Foram promovidos a graduação de Cabo PM os militares Barbieri, Nascimento, Lopes, Giovanni e Tobias, além dos policiais que não puderam comparecer à cerimônia.

Durante seu discurso, a Vereadora Janete comentou a relevância dessas promoções não só para a vida dos policiais, mas também para toda sociedade amambaiense. “Essa é uma pequena homenagem da Câmara de Vereadores em nome de toda nossa comunidade, todos sabemos da importância do trabalho desses profissionais para a segurança de nossa cidade e uma forma de reconhecer essa importância é prestando essa singela homenagem”, comentou a Vereadora.

Dilmar Bervian solicita verba para patrulha mecanizada em Amambai

por Bruno Eduardo Rodrigues Martins — última modificação 28/03/2018 12h03
Dilmar Bervian solicita verba para patrulha mecanizada em Amambai

Aproveitando o contato estabelecido com a bancada estadual de Deputados e também a proximidade com a representante do grupo ruralista na Assembleia Legislativa, a Deputada Federal Tereza Cristina, o Presidente da Câmara Municipal de Amambai, Dilmar Bervian, apresentou, durante a última sessão ordinária, uma indicação solicitando auxílio para aquisição de máquinas para uma patrulha mecanizada no município.

Segundo a indicação do Vereador, a solicitação da emenda parlamentar do orçamento da União será utilizada para aquisição de novas máquinas para atenderem o setor de Agricultura Familiar, distribuída em todo o município de Amambai.

Setor de muita importância para a economia do município, a Agricultura Familiar vem ganhando força e apoio por parte dos legisladores de Amambai. A realização de feiras livres, com comercialização de itens produzidos por pequenos produtores do município, demonstra a força desse segmento que vem crescendo em todo o país.

O presidente da Câmara Municipal de Amambai comentou sobre a indicação, “nós sabemos da importância da Agricultura Familiar na economia do município e por isso precisamos apoiar e buscar melhorias sempre, a vinda da Deputada Federal, Tereza Cristina para o meu partido, o DEM, facilita o apoio para esses trabalhadores, isso porque a Legisladora Federal é uma das maiores defensoras da classe ruralista na Assembleia Federal”, comentou o Vereador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here